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10 dicas de como divulgar um escritório de advocacia

O advogado é o profissional que representa os interesses de uma pessoa ou organização, pública ou privada, para defesa de pontos de vista relacionados à questões judiciais e extrajudiciais em assuntos jurídicos. É uma das profissões que mais cresce nos últimos anos, e o curso de bacharelado em direito se tornou um dos mais concorridos nas instituições de ensino do país.

Isso indica o quanto o mercado do direito vem ficando cada vez mais concorrido. Pensando nisso, escritórios e profissionais autônomos vêm buscando formas de se destacar da concorrência.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, advogados estão autorizados pela OAB a realizar publicidade de seus serviços, com o respaldo das normas do Código de Ética e Disciplina.

Para você intensificar as suas ações para captar clientes e se tornar reconhecido, você vai precisar aprender a como divulgar um escritório de advocacia de forma ética.

Por isso, preparamos este artigo que traz dicas essenciais sobre empreendedorismo e marketing para atingir o sucesso do seu escritório de advocacia. Confira!

10 dicas práticas de como divulgar escritório de advocacia


1. Relacionamento

Assim como qualquer outra profissão, criar um networking com outros profissionais do mesmo mercado é muito importante. O direito é uma área de atuação com muitas possibilidades e especialidades diferentes. Então é muito comum que profissionais de áreas diferentes indiquem clientes uns aos outros. Para isso, você precisa ter a sua experiência reconhecida e ganhar credibilidade na comunidade.

2. Identidade para diferenciação

Carteirinha da OAB é um documento que revela a sua permissão para atuar, mas é uma identificação comum a todos os profissionais. É muito importante que você pense então em como se diferenciar de todos os outros advogados do mercado. O primeiro passo é criar uma identidade visual. Um logotipo para o seu nome ou escritório será um elemento essencial para que você tenha meios de divulgar o seu trabalho. O primeiro material que você deve criar é o seu cartão de visitas personalizado. Além de você poder veicular a sua marca livremente, é muito importante para transmitir o profissionalismo necessário à área. Não tem como divulgar um escritório de advocacia sem cartões!

Se você já tem um escritório com um bom número de funcionários, é importante que cada um tenha um cartão com as informações da sua firma, incluindo o nome, cargo que ocupam, endereço, telefone outras e informações que julgar importante.

Distribua a cada contato que tiver pelo menos dois cartões. Um para a própria pessoa e outro para o caso dele indicar os seus serviços a alguém.

A We Do Logos tem muitos projetos realizados para advogados. Inspire-se com o nosso portfólio lembrando-se se sempre trazer um conceito diferenciado, que contribuirá para que você seja reconhecido depois.

3. Imprensa

Tente, de preferência com a ajuda de uma assessorias de imprensa, fazer com que jornalistas e canais de comunicação da sua região de atuação referenciem o seu nome como especialista em sua área.

Usar linguagem simples para explicar termos complexos do “juridiquês” fará ainda mais sucesso com os jornalistas.

4. Apresentação comercial

Antes de ser contratado por alguém, certifique-se de que essa pessoa sabe tudo o que você pode fazer por ela. Para isso, é muito útil construir uma apresentação comercial que contenha o resumo de todas as soluções que você pode oferecer. Isso será muito válido também para quando encerrar a sua prestação de serviços. Com esse material em mãos o seu cliente saberá quando recorrer a você ou indicar a outros amigos, familiares e conhecidos. Valendo-se do círculo de relacionamento desse cliente, você estará evidenciando suas competências.

Além disso, procure identificar durante suas conversas outros tipos de problemas jurídicos que ele ou alguém do seu relacionamento tem.

5. Tenha um discurso claro e convincente

Escreva uma boa descrição do serviço que você realiza com aproximadamente 30 segundos e use-a sempre que tiver a oportunidade de dizer a alguém o que você faz. Isso inclui a sua rede de relacionamentos corporativa e também o seu círculo social.

6. Foco no seu público alvo

A partir dos problemas que você resolve, é possível entender quem são as pessoas que mais têm potencial para contratar o seu serviço. Sendo assim, faça uma lista com cinco a dez pessoas ou empresas que você gostaria de ter como clientes.

Entender quais são os canais de comunicação consumidos por esse perfil é o que te garante divulgar seu trabalho de forma eficaz. A partir disso, trace uma estratégia de marketing para conseguir a atenção delas.

7. Estude suas ações

A tecnologia permite que você metrifique diversas ações de marketing, principalmente no meio digital. Além disso você deve, durante suas conversas com seus clientes ou com as pessoas que visitam o escritório, descobrir o que as levou a procurá-lo e, principalmente, como o encontraram. Isso vai te ajudar a entender quais as suas estratégias de marketing estão obtendo melhores resultados e poderá gastar mais energia e tempo com elas.

8. Outros materiais gráficos

Cartões de visita são ítem obrigatório na carteira e escritório de um advogado. Mas não são o único a contribuir com a profissionalização da sua imagem. Sendo assim, lance mão de pastas personalizadas para colocar documentos dos clientes. Esse material deverá conter o seu logotipo e informações essenciais como nome, telefone, endereço, e-mail, site e redes sociais. E por falar em documentos, nada de imprimi-los em folhas brancas. O papel timbrado é outro elemento que, quando personalizado para você, tem forte impacto na imagem que você transmite.

Além disso, você pode criar canetas, bloco de anotações, envelopes e diversos outros itens. Mais de 10 mil advogados já criaram com a We Do Logos diversos itens que profissionalizam a comunicação de suas marcas.

9. Seja um promotor de informações relevantes.

Você pode criar materiais offline como cartilhas ou folhetos com problemas comuns enfrentados pelas pessoas. Problemas que você resolva, é claro. E dê dicas sobre o que a pessoas precisa fazer para solucioná-lo. O objetivo não é dizer “me contrate” mas sim fazer com que perceba que contratar um advogado pode ser melhor do que tentar resolver sozinho. Além disso, você pode criar conteúdos para disponibilizar nos seus canais online, principalmente blog e redes sociais. Escreva sobre problemas do cotidiano relacionados à sua área de atuação. Além de publicá-los em suas páginas e blog, lembre-se de disponibilizá-los para a sua rede de contatos de e-mail através de newsletters.

No primeiro momento em que as pessoas precisarem de um advogado, as chances de procurarem você diretamente são muito maiores, já que você vem estreitando relacionamento.

10. Planeje-se para aumentar seus resultados

Um escritório de advocacia que está começando o seu funcionamento ou dando os primeiros passos nas divulgações não terá, provavelmente, meios de executar tudo o que o mercado de marketing oferece. Então é fundamental que você se planeje para que, gradativamente, vá adicionando novas estratégias às suas ações. Uma boa dica é para que escreva no final da semana cinco atividades de marketing que você vai realizar durante a semana seguinte.

Percebe como estas ações podem tornar o seu trabalho mais importante ao público e como isso pode influenciar na tomada de decisão destas pessoas? Essas ações serão fundamentais para você divulgar seu escritório de advocacia.

Com o avanço da tecnologia, a população tem mais acesso à informação e está mais interessada por conhecer seus direitos. Isso fez com que a busca por informações do mundo jurídico na web tenha crescido tanto nos últimos tempos. Não deixe de aparecer para essas pessoas que estão buscando por soluções que você pode oferecer.


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