5 dicas de como elaborar um folder de divulgação atrativo

Pensar em como elaborar um folder faz parte do dia a dia de qualquer empresa que quer divulgar um serviço, campanha ou mesmo a marca em si. O folder é uma forma bastante simples e eficiente de comunicação, já que permite que uma grande quantidade de pessoas tenha acesso ao conteúdo. Por isso, ele deve ser trabalhado com cuidado e pensado para atingir o público-alvo da maneira mais eficiente possível.

Mais do que escolher um profissional capacitado para fazer a arte do seu folder, é preciso fazer um bom briefing sobre o que será produzido. Afinal, é esse material que será responsável por chamar a atenção do público e atrair pessoas interessadas. Por isso, confira algumas dicas e veja como elaborar um folder pode ser mais simples do que você imagina.

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5 dicas de como elabora um folder

Confira a seguir 5 dicas que vão fazer toda diferença na hora de atrair seus clientes com um excelente folder!

1- Defina o conteúdo do folder

O primeiro passo para a criação de um folder é a definição de seu conteúdo. Além do tema geral que ele terá, é preciso pensar em todas as informações que devem aparecer no material. Se você estiver divulgando um produto novo, por exemplo, é fundamental que o material contenha seu nome e suas informações básicas, como finalidade e vantagens. Também é essencial apresentar a marca e, em uma campanha de vendas, o local onde o produto pode ser encontrado. Para que o material possa ser feito da melhor maneira possível, é importante que a pessoa que fará a arte do folder entenda a ideia e a premissa de sua marca. Por isso, ao enviar as orientações de como elaborar um folder, ofereça também informações complementares do que está sendo divulgado, mesmo que elas apareçam no material final.

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2- Adeque a redação do texto ao que agrada o seu público

Além de pensar nas informações contidas, considere também a forma como esse conteúdo será apresentado. Para isso, é preciso ter em mente que não tem como criar um folder sem considerar o público a que ele se destina. Se ele visa uma ampla divulgação, é importante usar uma linguagem simples e que possa ser entendida e apreciada por todos. Quando o objeto de divulgação tem um escopo mais específico – como um produto que se destina a um público jovem – vale a pena apostar em uma linguagem mais adaptada e personalizada.

3- Mantenha uma linguagem clara

Independentemente do estilo do folder e do público a que ele se destina, priorize sempre frases curtas, que possam ser interpretadas facilmente em uma leitura rápida, e que chamem a atenção dos leitores. Use ideias que possam ser associadas com a marca em si, como um slogan já conhecido, ou atreladas com o produto divulgado. Afinal de contas, todo o objetivo em torno das estratégias de como montar um folder gira em torno de atrair a atenção do seu público-alvo.

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4- Considere o estilo da marca ao pensar em como elaborar um folder

A imagem geral de um folder deve ser compatível com a identidade visual da empresa. Ou seja, ele deve refletir a impressão que a marca quer passar, que a caracteriza diante dos olhos de seu público e que esteja de acordo com o escopo de suas atividades. O folder de um escritório que preza pelo atendimento eficiente e objetivo de seus clientes, por exemplo, deve ter um design claro e que contenha somente as informações estritamente necessárias. O excesso de informações e elementos visuais, nesse caso, pode criar uma ideia de desorganização e caos que não condiz com o que deve ser transmitido. Por isso, preze sempre pela identidade da marca e veja qual é a melhor maneira de como elaborar um folder que se adeque às características fundamentais do que está sendo divulgado.

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5- Estabeleça a estrutura do folder

Você quer que seu público receba informações detalhadas sobre sua marca, serviços ou produtos? Faça um material completo e dinâmico. Por isso, na hora de pensar em como elaborar um folder, invista em formatos variados – materiais com dobras, sequências de folhas fáceis de manusear, impressão em frente e verso. É possível até mesmo sair do comum e fazer algo diferente, como criar um folder em um formato irregular ou 3D, por exemplo.

Se a mensagem for curta, opte por modelos mais simples e que tragam as informações principais em sua frente e, caso haja dados secundários, considere a impressão do verso. O que vale, sempre, é conseguir que seu público entenda adequadamente o conteúdo transmitido e consiga assimilar facilmente as informações ali contidas.

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Como elaborar um folder online?

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