Como escolher nome para empresa é uma dúvida muito comum que aflige diversos empresários.
Na verdade, esta até pode ser uma atividade bem divertida, no início. Mas com o tempo, conforme você percebe que os nomes que você escolhe para a empresa, muitas vezes, já existem e estão sendo usados por concorrentes, o desânimo e a frustração podem tomar conta.
Um caso que costuma se repetir com frequência é quando o empresário teve uma ideia muito legal para seu negócio e já emplacou de cara uma sacada para um nome para a empresa super criativo. Fica todo satisfeito e orgulhoso. Mas qual não é sua surpresa ao perceber que aquele nome já foi registrado…
Realmente, nada como escolher um nome para empresa e não poder usá-lo para ficar um pouco chateado no início de um negócio…
Para ajudar você a não passar por isso e ter ideias criativas de como escolher o nome de uma empresa, selecionamos uma série de dicas tanto do que transmitir para o público neste nome, quanto um checklist para verificar se algumas questões importantes não passaram despercebidas.
Como escolher nome para empresa
O que não pode faltar no nome da empresa
Nome e logo são duas peças intimamente ligadas. Isso porque, na maioria dos casos, o logo tem o nome incluído nele. Ou pelo menos existe uma opção de logo com o nome. Dizemos isso para lembrar que o nome decidido vai fazer parte da história da empresa, de seu patrimônio, assim como o logo. O ideal é que este nome seja o mais perene possível e que passe as mensagens certas para o público-alvo.
Por isso, não há como escolher um nome de empresa sem levar em conta:
1. O perfil de seus clientes
Quem compra de você? Quem é seu cliente ideal? É claro que pode haver mais de um ‘tipo” de cliente, mas é necessário conhecê-los através de pesquisas e de sua experiência no mercado para poder definir seus valores, suas crenças, as atitudes que valorizam, seu jeito de ser, enfim.
É preciso saber também sua idade, sexo, como é sua família, onde moram, quais suas profissões e atividades de lazer, entre tantas outras informações.
Depois, é necessário buscar elementos neste perfil de consumidor que possam ser usados no nome da empresa para que o público se identifique e veja algo em comum com a marca, criando um sentimento de pertencimento.
Portanto, conheça profundamente seu consumidor antes de começar a pensar no nome de sua empresa!
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2. Diferencial de seu negócio
Muita gente fala em diferencial competitivo, mas será que a gente tem mesmo este conceito na cabeça?
A definição que eu mais gosto para ele é: diferencial competitivo é o motivo que faz seu cliente comprar de sua empresa e não de seu concorrente.
Veja mais características do diferencial competitivo:
– Tem que ser um benefício importante para seu cliente.
– Sua empresa deve se diferenciar das outras exatamente porque oferece este benefício de forma superior a elas e seu cliente percebe isso.
– Este benefício tem que ser difícil de ser imitado.
É por isso que preço baixo não é considerado um diferencial. É fácil de imitar, basta seu concorrente baixar o preço.
Bom, na hora de fazer algo tão importante como escolher o nome da empresa, lembre-se de que seu diferencial deve de alguma forma estar associado a ele.
3. Posicionamento de sua empresa
Vamos lá, mais uma vez: posicionamento é o lugar que você quer ocupar nos corações e mentes de seus clientes. É a definição clara de sua oferta para o público-alvo.
O melhor jeito de entender isso é com exemplos.
McDonald’s e Burger King tem posicionamentos parecidos (mas não idênticos): Fast foods de hambúrgueres com preços razoáveis e padrão internacional.
Já outras hamburguerias de rede, mais finas, tem outro posicionamento, mais voltado para um atendimento refinado e sabor superior, com preço igualmente mais alto.
Poderíamos dar como exemplo a rede “The Fifties” com restaurantes em diversos estados do Brasil.
Um outro posicionamento pode ser o de uma boa hamburgueria de bairro, que só tem uma loja, mas com deliciosos sanduíches, clima mais próximo, atendimento personalizado e um preço um pouquinho mais baixo.
Portanto, seu nome tem que de alguma forma passar seu posicionamento para seu público.
Checklist: o que evitar em um nome de empresa
Para saber como escolher o nome da empresa, você deve conhecer algumas características que NÃO devem constar do nome:
- Nomes muito longos.
- Nomes difíceis de pronunciar.
- Nomes parecidos com de nomes de concorrentes ou de marcas muito famosas.
- Nomes com significado impróprio ou ofensivo em outras línguas.
- Nomes com duplo sentido que podem ser pejorativos ou de mau gosto.
- Nomes complexos e de significado obscuro.
- Nomes difíceis de lembrar.
- Nomes que atendem ao seu gosto pessoal e não ao do seu público-alvo.
- Nomes já registrados no INPI.
Que acha, já sabe como criar o nome para sua empresa?
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