Transformar consumidores em seguidores fiéis é o sonho de qualquer empreendedor. Primeiro, porque quem compra geralmente é um consumidor mais rentável do que o que acabou de chegar. Segundo, por que um cliente satisfeito com um produto ou serviço costuma indicá-lo para outras pessoas.
Para vencer o desafio de fazer o cliente voltar, uma das estratégias que uma pequena ou média empresa pode adotar é aprender como fazer cartão de fidelidade, aquele em que o cliente ganha pontos a cada compra e pode trocá-los depois por prêmios.
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Um dos primeiros passos de como fazer cartão de fidelidade é entender por que o cliente não volta. As razões podem ser várias: os consumidores podem estar comprando na concorrência, sua renda pode ter ficado comprometida com pagamentos recorrentes (como em planos telefônicos ou assinaturas de TV a cabo) ou eles simplesmente podem ter esquecido que a empresa existe.
Quem decide o melhor prêmio ou recompensa é sempre o cliente
O segundo passo é decidir o tipo de recompensa de seu cartão fidelidade. Muitas vezes, a qualidade dos produtos ou serviços de uma empresa não é argumento suficiente para convencer o cliente a voltar. Por isso, programas e cartões de fidelidade oferecem prêmios e descontos para aqueles que compram com certa regulariedade.
O terceiro passo de como fazer cartão fidelidade é escolher os prêmios de seu cartão de fidelidade: Quando os clientes afirmam que querem ganhar como prêmio algo muito especial, não quer dizer que a recompensa não possa ser o que a empresa já vende. Pense nos tipos de promoção tipo compre 2 leve 3 ou na compra de 5 pastas de dente ganhe uma escova de dentes, por exemplo.
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O quarto passo é determinar a quantidade de pontos que equivalem a um prêmio em seu cartão fidelidade, por exemplo: a cada 10 pizzas compradas ele ganha uma grátis, ou a cada 5 ganha um refrigerante.
A maioria dos especialistas afirma que batizar o programa de fidelidade com um nome diferente do da empresa e hospedá-lo num site separado ajuda a apresentá-lo melhor ao público em geral, afinal mais gente pode conhecer primeiro o programa e, ao se interessar, tornar-se cliente.
Para saber se o programa e o cartão fidelidade estão funcionando, é preciso acompanhar o crescimento das vendas. Mas há que ter cuidado ao analisar os números: muitas empresas aumentam as vendas sem programa nenhum.
Fatores como preços e qualidade em relação à concorrência devem ser incluídos na análise. Tudo que é relativo ao programa de fidelidade deve estar agradando. Fazer alterações de formato e premiação é muito normal. Muitas vezes, outra tecnologia poderia funcionar melhor ou os prêmios que davam certo ontem não são mais os que o público quer hoje.
Esperamos que as dicas de como fazer cartão fidelidade tenham ajudado. Veja também modelos de cartões fidelidade para se inspirar ainda mais. Na hora de como fazer um porta cartão de visita, seja inovador, pois ele irá representar você e o seu negócio para o cliente. Quanto a isso você não precisa se preocupar que a We Do Logos cuida para você!
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