A preservação do meio ambiente tornou-se uma responsabilidade de toda a sociedade e uma boa forma de fazer a sua parte é através das soluções de reciclagem. Grandes empresas também podem atentar-se para a sustentabilidade e a ecologia, promovendo iniciativas que envolvam a reciclagem de materiais como os diversos tipos de papel e papelão.
Fazer embalagens de papel reciclado é uma excelente alternativa para as empresas. Vale dizer que a organização acaba ganhando uma imagem positiva diante dos consumidores, e o meio ambiente ainda é preservado, reduzindo as aquisições de matérias-primas na empresa.
Se você ainda não acredita no impacto altamente positivo da ideia da reciclagem, confira mais informações e ainda saiba como fazer embalagem de papel reciclado!
Entenda por que é importante reciclar
A preocupação com o planeta tornou-se ordem do dia, e não é de responsabilidade apenas de grandes organizações. Pequenos empreendedores e iniciantes no negócio próprio, agora, também devem preocupar-se com o meio ambiente.
Já existe um grande público consumidor que escolhe os produtos que consome devido à sua imagem de responsabilidade social. Ou seja, se determinada empresa não se importa com o meio ambiente, corre grandes riscos de perder clientes.
Muitas empresas são responsáveis pela poluição, pelo desmatamento e por outros desastres naturais. Para reverter essa situação, existem expedientes para tentar amenizar os danos causados pelo consumo.
A reciclagem é um passo importante para isso. De acordo com a forma que é feita, ela diminui os custos de produção de embalagens e é capaz de aumentar as vendas. Isso acontece porque os produtos ganham mais um apelo de mercado: a responsabilidade social.
Saiba que a reciclagem melhora a imagem da empresa
As empresas “amigas da natureza” estão ganhando uma boa fatia de mercado. Isso acontece porque, para ter um bom posicionamento, os negócios precisam prezar e praticar alguns valores apetecidos pelos clientes. Ter cuidados com a reciclagem é uma forma de se posicionar bem diante do público consumidor.
Para melhorar a imagem da empresa com a reciclagem, não basta dar apoio às instituições de preservação com doações, mas é conveniente fazer a sua parte. Uma forma de conseguir bons resultados é por meio de ideias sustentáveis. Para isso, as embalagens feitas de material reciclado ou retornáveis são ótimas escolhas.
Além disso, você pode incentivar o seu público-alvo com campanhas para reciclagem das embalagens de seus produtos, deixando postos de coleta em supermercados, por exemplo. Muitas ações são simples e podem fazer toda a diferença para melhorar a imagem da empresa com a reciclagem e outras ideias sustentáveis.
Veja dicas de como fazer embalagens recicladas
Agora que você já sabe por que a reciclagem é tão importante para sua empresa, precisa saber como colocar essas ideias em prática.
Fazer embalagens recicladas é um ótimo começo para aperfeiçoar a imagem de seu negócio no mercado. Aqui, separamos algumas dicas de como fazer as suas estratégias. Veja:
Aposte nos itens retornáveis
A possibilidade de trabalhar com embalagens retornáveis é excelente. Esse método é muito comum com bebidas, sejam garrafas de vidro ou pet.
Com esses recipientes, além de o consumidor preservar o meio ambiente, ele acaba pagando mais barato pelo produto. Afinal, ele comprará apenas o conteúdo.
Se a sua empresa não for de bebidas, você poderá pensar em outra forma de trabalhar com embalagens retornáveis. Se o seu produto possui embalagens de papelão, por exemplo, ofereça descontos para quem apresentar os invólucros vazios na compra seguinte.
Use produtos com refis
Outra opção para trabalhar com embalagens recicladas é usar refis. Dessa forma, o consumidor não precisará comprar novamente o produto com a embalagem regular; basta comprar o refil, que geralmente é vendido em embalagens com menos utilização de plástico.
Isso diminui o custo do produto para o consumidor e o custo de produção para a empresa, além de ajudar a diminuir a quantidade de lixo.
Aproveite o papel reciclado
Fazer embalagens de papel reciclado é bem simples. Além disso, podem ser produzidas a partir de vários materiais, como papel sulfite, papelão, folhas de caderno, embalagens de produtos antigas e outros papéis que você encontra facilmente em casa, na empresa ou no escritório.
Você mesmo pode fazer a sua embalagem reciclada, ou ainda poderá comprá-la pronta. Se a sua opção for comprar, procure empresas sérias. Dê preferência para empresas que também recolham materiais reciclados — dessa forma, você poderá criar outras ações para incentivar o seu público consumidor a reciclar.
Veja um passo a passo para fazer papel reciclado
O processo para fazer o seu papel reciclado pode ser um tanto quanto trabalhoso, mas o trabalho é recompensado. Você precisará seguir alguns passos:
Preparar a polpa;
Fazer o papel;
Prensar as folhas.
Para fazer a polpa, comece picando o papel e deixando-o de molho em uma bacia por 24 horas. Passado esse tempo, coloque, no liquidificador, três partes de água para cada parte de papel. Bata a mistura duas vezes, durante 10 segundos em cada vez.
Despeje a polpa em uma caixa plástica com a moldura vazada no fundo. Em seguida, coloque a tela de náilon no fundo. Aos poucos, vá levantando a tela. Deixe o excesso escorrer na bacia e retire, com cuidado, a tela. Coloque a moldura com a polpa sobre um jornal ou um pano e retire o excesso de água com uma esponja. Retire a moldura com cuidado, deixando apenas a polpa sobre o jornal ou pano.
É preciso prensar o papel para que ele fique mais firme. Para isso, empilhe três folhas de jornal (ou pano) com a polpa. Em seguida, coloque um pedaço de feltro e mais três folhas de jornal (ou pano) com a polpa. Quando a pilha atingir a marca de 12 folhas de papel reciclado (polpa), você precisará prensar a pilha com um pedaço de madeira. Se tiver a ferramenta à disposição, pode-se usar uma prensa.
Após esse processo, é preciso deixar que as folhas sequem. Para isso, basta pendurá-las no varal ainda com o jornal ou pano. Quando estiverem bem secas, retire sua folha de papel reciclado do jornal ou do pano e empilhe-as. Se tiver uma prensa, deixe a pilha nela por 8 horas. Caso contrário, coloque-a dentro de um livro por uma semana.
Essa é a base do seu papel reciclado. Agora, você pode decorá-la utilizando outros materiais, como lã, linhas ou até mesmo crepom, guache ou anilina para colorir.
Fazer o papel reciclado pode dar um trabalho e tanto, porém o retorno é ótimo para seus negócios. Além das embalagens recicláveis, você também poderá pensar em criar toda a papelaria de sua empresa com materiais recicláveis. Dessa forma, você colabora ainda mais com o meio ambiente e garante uma boa imagem da sua empresa no mercado.
Você pode conferir mais informações sobre a importância da papelaria para a sua empresa, baixando o nosso e-book. Basta clicar aqui!