
Quando um cliente passa na porta da sua empresa, o que faz ele querer entrar? As promoções da vitrine ou a fachada da loja?
A primeira opção pode até ajudar, mas o que define o impacto visual de um estabelecimento, sem dúvida é uma boa fachada.
As grandes empresas, como McDonald ‘s, Nike, Magazine Luiza e afins, você consegue saber há metros de distância que se trata de uma filial da marca, porque constroem fachadas icônicas que refletem a personalidade e estilo da empresa.
Ou seja, a fachada funciona como se fosse a embalagem do seu espaço físico, então, que tal aprender como montar uma com um belo design, respeitando a identidade visual da sua marca e atraindo clientes?
Vem que a gente te conta tudo sobre como fazer e ainda traremos ótimos exemplos para ilustrar.
Boa leitura.
O que é uma fachada de loja?
De modo simples, a fachada é a frente da loja, onde costuma ficar a vitrine, a logo e outras informações da empresa.
É basicamente a entrada do seu estabelecimento, então é a primeira coisa que o cliente irá se deparar, e talvez seja o fator decisivo para que ele escolha qual loja entrar.
Por isso que a melhor definição para fachada é que ela funciona como um veículo publicitário. Isso mesmo, é praticamente um outdoor para sua empresa, por isso não deve ser feita de qualquer jeito, é preciso que tenha coerência com as cores do seu logo e com a filosofia da sua marca.
Claro que se sua empresa é pequena ou está começando, talvez não seja tão viável ter uma baita fachada como fazem as gigantes do varejo, ainda assim, algumas dicas podem te ajudar a elaborar uma entrada impactante para sua empresa.
E para isso, o primeiro passo é entender para que serve e a importância de uma boa fachada.
Para que serve a fachada de loja
Vamos imaginar uma loja localizada no shopping ou em uma galeria, e nesses pontos, ela vai ficar lado a lado com outras lojas, então, se o cliente vai ao local procurando pelo estabelecimento específico, ele pode se perder procurando a loja caso não tenha uma fachada de destaque.
Por isso que alguns exemplos icônicos vem a nossa mente, pois passamos tanto na frente de um determinado estabelecimento que toda aquela estética do prédio se fixa na nossa mente.
No caso da sua loja que esteja começando ou ainda não esteja estabelecida, o caminho é chamar a atenção com uma fachada única, com um design inovador para se destacar da concorrência.
Lembrando que, por mais que você queira fazer uma fachada chamativa e bem
destacada, o ideal é se manter fiel a identidade visual da sua marca, senão, o cliente vai passar pela sua loja e depois quando for pesquisar nas redes sociais verá algo visualmente diferente e isso vai gerar confusão e pouco credibilidade.
Qual a importância de ter uma fachada de loja?
Seguindo a linha que mencionamos sobre credibilidade, isso é algo que uma fachada de loja bem feita transmite aos consumidores confiança de que se trata de um empreendimento idôneo.
Além disso, a fachada é uma ferramenta publicitária como já mencionamos, por isso ela agrega muitas vantagens para empresas e por isso deve ser algo planejado e que tenha um objetivo claro.
Uma boa fachada ajuda a destacar a sua empresa das demais, tornando-a mais reconhecível e servindo também como uma maneira de branding, porque ajuda a sua marca a ser propagada.
Fora que a atração de clientes é muito maior quando a fachada da sua loja consegue gerar um primeiro impacto e na sequência desperte alguma emoção, pois isso faz com que na dúvida, o consumidor escolha o estabelecimento mais atrativo.
E ao atrair mais clientes, as chances são que mais vendas venham. Funciona como um fator para aumentar o tráfego, e quando associado a outras técnicas de vendas e vitrinismo, podem alavancar o faturamento da sua empresa.
Por fim, as demais vantagens que uma fachada de loja pode oferecer é um apelo visual grande, renovação do ambiente, e principalmente, melhor retorno financeiro, pois até aumentar o ticket médio será possível após uma fachada que posicione sua empresa para um público de maior poder aquisitivo.

Exemplos diferentes de tipos de fachadas para lojas
Melhor do que falar sobre a importância e impacto visual das fachadas de loja, é mostrar bons exemplos para que na prática você veja como um trabalho bem feito se sobressai.
Escolhemos entre os exemplos, lojas grandes e consolidadas e outras não tão famosas, porém bastante criativas, para que você veja como funciona na prática, e como não tem a ver com dinheiro, mas sim com uma boa ideia.
Então, acompanhe esses exemplos e veja como são organizadas as principais fachadas do mercado para te inspirar a aplicar nas suas.
– Nike

Começamos com uma gigante do vestuário que é a Nike, e nessa fachada de loja fazem uma combinação de vitrine com um logo em destaque.
O laranja é uma cor que gera muito destaque, mas para isso, é importante entender bem a combinação de cores que já falamos aqui no blog e vale a pena conferir.
A opção aqui, foi trabalhar elementos em preto e branco na vitrine e também dentro da loja, para que dessa maneira o laranja bem saturado consiga ter esse destaque visual tão chamativo.
As fotos da vitrine usam a imagem humana com olhos grandes, e olhos tendem a chamar a atenção dos nossos, fazendo a gente olhar imediatamente para onde justamente estão os produtos da marca.
– MC Donalds

Sem dúvida essa é uma das fachadas de loja mais reconhecida do Brasil e do mundo até, e dispensa comentários quanto a sua iconicidade, então, vamos entender o que faz da marca ser tão incrível.
Primeiro que seguindo a teoria das cores, o Mcdonald ‘s utiliza o vermelho e o amarelo, com bastante saturação, o que naturalmente captura a nossa atenção, mesmo a grandes distâncias.
Se você reparar, a torre vermelha a direita não é por acaso, ainda mais com esse icônico M amarelo vivo, que se torna praticamente um farol que vai guiar os consumidores até o estabelecimento.
As cores do fundo são num tom marrom, bem neutro, justamente para dar destaque ao logo, fazendo com que a fachada cumpra a sua função de branding.
Outro ponto a destacar é que apesar da modernidade, o McDonalds ainda mantem um componente de tradição, se liga na primeira fachada do restaurante mostrada no filme fome de poder:

Como vemos, os arcos amarelos que compõem o “M” já estão ali, assim como o vermelho vivo e o amarelo, bem como o fundo neutro, destacando a marca.
Isso mostra que é fundamental respeitar a identidade visual da sua marca, mesmo aplicando elementos modernos e que ainda assim podem funcionar muito bem e ter o impacto necessário.
Petz
