Quando um cliente passa na porta da sua empresa, o que faz ele querer entrar? As promoções da vitrine ou a fachada da loja?
A primeira opção pode até ajudar, mas o que define o impacto visual de um estabelecimento, sem dúvida é uma boa fachada.
As grandes empresas, como McDonald ‘s, Nike, Magazine Luiza e afins, você consegue saber há metros de distância que se trata de uma filial da marca, porque constroem fachadas icônicas que refletem a personalidade e estilo da empresa.
Ou seja, a fachada funciona como se fosse a embalagem do seu espaço físico, então, que tal aprender como montar uma com um belo design, respeitando a identidade visual da sua marca e atraindo clientes?
Vem que a gente te conta tudo sobre como fazer e ainda traremos ótimos exemplos para ilustrar.
Boa leitura.
O que é uma fachada de loja?
De modo simples, a fachada é a frente da loja, onde costuma ficar a vitrine, a logo e outras informações da empresa.
É basicamente a entrada do seu estabelecimento, então é a primeira coisa que o cliente irá se deparar, e talvez seja o fator decisivo para que ele escolha qual loja entrar.
Por isso que a melhor definição para fachada é que ela funciona como um veículo publicitário. Isso mesmo, é praticamente um outdoor para sua empresa, por isso não deve ser feita de qualquer jeito, é preciso que tenha coerência com as cores do seu logo e com a filosofia da sua marca.
Claro que se sua empresa é pequena ou está começando, talvez não seja tão viável ter uma baita fachada como fazem as gigantes do varejo, ainda assim, algumas dicas podem te ajudar a elaborar uma entrada impactante para sua empresa.
E para isso, o primeiro passo é entender para que serve e a importância de uma boa fachada.
Para que serve a fachada de loja
Vamos imaginar uma loja localizada no shopping ou em uma galeria, e nesses pontos, ela vai ficar lado a lado com outras lojas, então, se o cliente vai ao local procurando pelo estabelecimento específico, ele pode se perder procurando a loja caso não tenha uma fachada de destaque.
Por isso que alguns exemplos icônicos vem a nossa mente, pois passamos tanto na frente de um determinado estabelecimento que toda aquela estética do prédio se fixa na nossa mente.
No caso da sua loja que esteja começando ou ainda não esteja estabelecida, o caminho é chamar a atenção com uma fachada única, com um design inovador para se destacar da concorrência.
Lembrando que, por mais que você queira fazer uma fachada chamativa e bem
destacada, o ideal é se manter fiel a identidade visual da sua marca, senão, o cliente vai passar pela sua loja e depois quando for pesquisar nas redes sociais verá algo visualmente diferente e isso vai gerar confusão e pouco credibilidade.
Qual a importância de ter uma fachada de loja?
Seguindo a linha que mencionamos sobre credibilidade, isso é algo que uma fachada de loja bem feita transmite aos consumidores confiança de que se trata de um empreendimento idôneo.
Além disso, a fachada é uma ferramenta publicitária como já mencionamos, por isso ela agrega muitas vantagens para empresas e por isso deve ser algo planejado e que tenha um objetivo claro.
Uma boa fachada ajuda a destacar a sua empresa das demais, tornando-a mais reconhecível e servindo também como uma maneira de branding, porque ajuda a sua marca a ser propagada.
Fora que a atração de clientes é muito maior quando a fachada da sua loja consegue gerar um primeiro impacto e na sequência desperte alguma emoção, pois isso faz com que na dúvida, o consumidor escolha o estabelecimento mais atrativo.
E ao atrair mais clientes, as chances são que mais vendas venham. Funciona como um fator para aumentar o tráfego, e quando associado a outras técnicas de vendas e vitrinismo, podem alavancar o faturamento da sua empresa.
Por fim, as demais vantagens que uma fachada de loja pode oferecer é um apelo visual grande, renovação do ambiente, e principalmente, melhor retorno financeiro, pois até aumentar o ticket médio será possível após uma fachada que posicione sua empresa para um público de maior poder aquisitivo.
Exemplos diferentes de tipos de fachadas para lojas
Melhor do que falar sobre a importância e impacto visual das fachadas de loja, é mostrar bons exemplos para que na prática você veja como um trabalho bem feito se sobressai.
Escolhemos entre os exemplos, lojas grandes e consolidadas e outras não tão famosas, porém bastante criativas, para que você veja como funciona na prática, e como não tem a ver com dinheiro, mas sim com uma boa ideia.
Então, acompanhe esses exemplos e veja como são organizadas as principais fachadas do mercado para te inspirar a aplicar nas suas.
– Nike
Começamos com uma gigante do vestuário que é a Nike, e nessa fachada de loja fazem uma combinação de vitrine com um logo em destaque.
O laranja é uma cor que gera muito destaque, mas para isso, é importante entender bem a combinação de cores que já falamos aqui no blog e vale a pena conferir.
A opção aqui, foi trabalhar elementos em preto e branco na vitrine e também dentro da loja, para que dessa maneira o laranja bem saturado consiga ter esse destaque visual tão chamativo.
As fotos da vitrine usam a imagem humana com olhos grandes, e olhos tendem a chamar a atenção dos nossos, fazendo a gente olhar imediatamente para onde justamente estão os produtos da marca.
– MC Donalds
Sem dúvida essa é uma das fachadas de loja mais reconhecida do Brasil e do mundo até, e dispensa comentários quanto a sua iconicidade, então, vamos entender o que faz da marca ser tão incrível.
Primeiro que seguindo a teoria das cores, o Mcdonald ‘s utiliza o vermelho e o amarelo, com bastante saturação, o que naturalmente captura a nossa atenção, mesmo a grandes distâncias.
Se você reparar, a torre vermelha a direita não é por acaso, ainda mais com esse icônico M amarelo vivo, que se torna praticamente um farol que vai guiar os consumidores até o estabelecimento.
As cores do fundo são num tom marrom, bem neutro, justamente para dar destaque ao logo, fazendo com que a fachada cumpra a sua função de branding.
Outro ponto a destacar é que apesar da modernidade, o McDonalds ainda mantem um componente de tradição, se liga na primeira fachada do restaurante mostrada no filme fome de poder:
Como vemos, os arcos amarelos que compõem o “M” já estão ali, assim como o vermelho vivo e o amarelo, bem como o fundo neutro, destacando a marca.
Isso mostra que é fundamental respeitar a identidade visual da sua marca, mesmo aplicando elementos modernos e que ainda assim podem funcionar muito bem e ter o impacto necessário.
Petz
Ainda na linha de grandes empresas com fachadas bem destacadas temos a frente da Petz que é um grande exemplo do uso de cores complementares para gerar um contraste forte.
O azul e amarelo são cores opostas no círculo cromático, por isso quando utilizadas juntas geram essa sensação harmônica linda.
Ainda mais em empreendimentos grandes como as lojas da Petz, é importante ter uma solução simples, mas bem aplicada que gera uma fachada eficiente em dar o destaque que a marca precisa.
Subway
Para pegar outro exemplo de restaurante, temos o Subway, que em oposição ao McDonald ‘s, é um estabelecimento que tem um conceito de oferecer comidas mais saudáveis ao público.
A fachada da loja então, transmite tudo isso, sempre em cores claras para passar a leveza dos sanduíches, e normalmente, nas lojas que não estão em shoppings, eles costumam ter plantas e coqueiros, o que traz mais natureza para o estabelecimento indo de acordo com a ideia de alimentação mais natural.
O logo também é aplicado sempre nos tons mais claros para continuar a compor a ideia de comida leve.
Adidas
Para não dizer que puxamos sardinha para uma outra marca, começamos com a Nike então fechamos com a fachada da Adidas, concorrente principal.
Nessa loja da Adidas, vemos como o ícone do logo pode ser bem utilizado na arquitetura e decoração do ambiente com muito bom gosto.
As famosas três listras da Adidas, combinam bem com a estrutura arquitetônica da fachada, que lembra até uma caixa de tênis, que é o produto principal da marca.
A escolha pelas paredes pretas, com o logo em relevo em branco, geram esse incrível destaque e compõe uma fachada icônica.
MOM
Saindo dos gigantes e dos famosos, vamos para os exemplos de fachada de loja que são muito criativos e ainda atendem o conceito do que a empresa faz.
É o caso da Mom, um petshop que já na sua fachada mostra do que se trata, com uma estética que simula o pelo dos nossos animaizinhos favoritos.
Criatividade de baixo custo
A ideia é simples, e como foi muito bem aplicada, entrega exatamente a ideia de ser uma parece peluda como nossos pets.
Também temos que destacar a escolha de simular pelos pretos, pois como o logo da Mom é vermelho, o destaque é imediato, por isso é uma fachada que funciona muito bem.
Aqui temos um lindo exemplo de fachada de loja criativa que não custa muito, que foi feita em um bar, onde foi pintado de amarelo um triângulo que simula um foco de luz.
Note que foi aplicado de uma maneira que até a mesa e cadeira ajudam a compor a ilusão em 3D de uma iluminação destacada.
Ou seja, de uma maneira super simples, criaram um destaque absurdo para a fachada.
Tradicional bem executado
Para concluir nossa lista de exemplos, finalizamos com uma fachada tradicional de boteco como vemos em vários lugares.
As paredes com uma cor bem viva no tom de laranja e os toldos gerando um bom contraste, compõem esse visual harmônico, com apenas poucos elementos.
Essas idéias mostram, que independente da sua capacidade de investimento na fachada da loja, a criatividade e uma aplicação decente, consegue entregar um resultado surpreendente e bastante atrativo.
7 dicas de como fazer uma fachada de loja para sua empresa
1. Faça o reconhecimento do local
Primeiramente, fotografe todo o quarteirão ao redor de sua loja. Com as imagens no computador, o designer saberá como fazer uma fachada de loja usando técnicas que conseguirão destacá-la mais do que o normal entre os seus vizinhos comerciantes.
2. Entenda o que é proibido ou liberado
Antes de começar a fazer o layout, procure saber as legalidades regionais quanto a fachadas e propagandas. Algumas cidades, ou até ruas especiais podem ter restrições relacionadas à cores, formas ou materiais.
3. Compreenda o comportamento das pessoas no local
Lembre-se que, apesar dos aumentos em vendas online, a maior parte do bolo das receitas em vendas ainda é de lojas físicas — e a fachada é a primeira impressão de sua loja, para quem ainda não é cliente.
Portanto, não há como fazer uma fachada de loja se separar algumas horas de seus dias para observar como os clientes olham para as lojas e fachadas da sua região. O que eles procuram? Para onde eles olham? O que faz com que eles desviem o olhar enquanto andam? Algumas boas ideias e insights surgiram.
4. Fique atento à poluição visual
Uma regra sempre falada e sempre repetida é: menos é mais. Procure não encher sua fachada com muitos ícones e informações. Para alguns ramos é ótimo ter o telefone na fachada, mas para muitos outros é apenas uma poluição visual. Faz sentido seu telefone estar na fachada?
5. Adeque a fachada com a Identidade visual
Procure também harmonizar a sua fachada com o conceito visual da sua empresa, marca e produtos. Se é uma loja pouco conhecida, tente inserir elementos que já comuniquem às pessoas o que sua empresa oferece. Tão importante como fazer uma fachada de loja bonita é fazê-la de modo a passar sua identidade visual.
6. Saia da caixinha
Não é apenas com tinta e pincel em um muro reto que se faz uma fachada. Talvez sua identidade visual abra alternativas para o formato da fachada. Pesquise também novas tecnologias que podem ser aplicadas, letreiros eletrônicos e vidraças pintadas. Mas cuidado para não se empolgar e exagerar! Uma dica simples e que pode dar muito resultado: uma placa presa em perpendicular com sua fachada.
7. Acompanhe o boca a boca
Nunca se esqueça de saber o que as pessoas estão falando. Entre no Foursquare da sua loja, acompanhe menções em todas redes sociais. Pergunte às pessoas o que seria legal. Soluções bem simples e que seu time não pensou podem surgir de qualquer pessoa.
Como a We do Logos pode me ajudar a respeito da fachada da loja?
Nossa especialidade é gerar comunicação visual de qualidade alinhado com a filosofia e personalidade dos nossos clientes, e falamos isso com a tranquilidade de possuir uma equipe super competente.
Por isso que aqui na We Do Logos, temos plenas condições de criar uma fachada de loja simplesmente incrível para sua empresa, e falamos isso pensando no todo, desde a criação (ou redesign) do seu logo, até o visual aplicado da fachada.
Trabalhamos no modelo de concorrência criativa, porque temos uma equipe de designers repleta de profissionais de altíssima competência, que vão entre si trazer opções para o visual da sua empresa, seguindo um briefing bem detalhado.
É por essas e outras que nos orgulhamos de entregar criações visuais que encantam nossos clientes, e assim nosso portfólio cresce em quantidade e qualidade.
A sua loja merece uma fachada profissional, e aqui é o melhor lugar para conseguir a sua.
Conclusão
O que você empresário precisa tirar de toda essa informação, é que a fachada da loja é a embalagem da sua empresa, então não dá para ter uma frente com visual que não atrai ninguém.
Ter uma boa marca, com design bem feito, é meio caminho andado para que sua fachada tenha uma identidade visual coerente, ao mesmo tempo que atrativa, e mesmo em estabelecimentos simples como vimos nos exemplos, é possível conseguir resultados maravilhosos.
Ainda mais se for por meio de uma criação profissional, com designer experientes que vão mergulhar nas características da sua empresa para entregar a identidade visual perfeita.
Tudo isso dentro de várias opções de planos, que não vão pesar no orçamento, por isso, acesse o nosso site, confira o portfólio e nossos cases, e verá que temos experiência e competência para entregar qualidade para sua empresa.