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12 dicas de como fazer uma logomarca

Saber como fazer uma logomarca para a sua empresa, de forma profissional e que atenda a todas as melhores práticas do marketing e da comunicação corporativa, é uma responsabilidade que o empreendedor deve assumir.

O desenho da logomarca de sua empresa (ou produto) é um passo importante para o sucesso de seu negócio. Segundo Milton Glaser, autor do slogan/marca “I LOVE NY”, que é conhecido mundialmente, o segredo para fazer uma logomarca de sucesso é a simplicidade: “As pessoas têm que olhar para a logomarca e entender imediatamente a ideia por trás dele”, explica.

Mas antes de darmos uma olhada nessas 12 boas dicas de como fazer uma logomarca, vamos pensar um pouco mais em como funciona esse processo criativo.

Como fazer uma logomarca

Quando damos início ao processo de criação de uma identidade visual para uma empresa, nome, slogan e logomarca são as primeiras exigências. Se você já passou pela etapa de escolher um bom nome e slogan, chegou a hora de entender como fazer uma logomarca que represente sua empresa. Essa representação visual é uma das partes mais importantes na construção de uma marca. Consequentemente, ela deverá ser muito bem elaborada e traduzir ao máximo a missão, visão e valores da empresa. Infelizmente é muito comum a falta de percepção do empresário brasileiro em relação à importância de uma identidade visual eficiente e muitas empresas pequenas e trabalhadores autônomos acabam por contratar pessoas não qualificadas que desenvolvem logomarcas mal elaboradas, mal desenhadas e de difícil leitura e associação.

Conte com a ajuda de profissionais altamente qualificados para fazer sua identidade visual e logomarca. Utilize os serviços de uma plataforma de concorrência criativa. Este tipo de plataforma coloca em concorrência vários profissionais para realizar um projeto (entenda melhor o conceito de concorrência criativa). No caso da criação de uma representação gráfica, por exemplo, vários designers enviarão propostas para seu projeto, de acordo com suas exigências. Você pode interagir com eles (tudo de forma 100% online) para aprimorar as ideias e, depois de certo tempo (de 4 a 14 dias, em média), escolher a logomarca de que mais gostou, dentro de dezenas ou até centenas de propostas enviadas!

Gostou da ideia? A We Do Logos conta com mais de 80.000 designers e redatores cadastrados prontos para atender empresários e donos de empresa. Veja  este vídeo que mostra o case de nosso cliente Point do Macarrão, que desenvolveu toda sua identidade visual online: Vídeo Case Point do Macarrão.

O trabalho criativo para fazer uma logomarca não se resume a uma boa ideia. É preciso ser original, ter capacidade de adaptação, não perder seus significados ao longo do tempo e, principalmente, conversar de maneira adequada com seu público-alvo. Quer saber mais sobre isso? Confira as dicas seguintes de como fazer uma representação gráfica dessa espécie.


Sua logomarca deve ser única

A logomarca não precisa dizer o que exatamente o seu negócio faz. Por exemplo, a Apple não vende maçãs e a sereia do Starbucks não lembra café, mas são identidades visuais que imediatamente lembram a empresa e o serviço ou produto que oferecem. Lembre-se de que a sua logomarca irá diferenciá-lo dos demais no mesmo mercado. Então ele precisa ser único e criativo, esta é uma das principais orientações de como fazer logomarca.

Como fazer uma logomarca que seja adaptável

Pense que sua imagem deve se adaptar tanto ao tamanho reduzido quanto ampliado, sem perder qualidade. Ela também deve se adequar a folhetos, cartão de visita e até outdoor, podendo ser aplicada em diferentes materiais. Priorizar a simplicidade é uma forma de como fazer a logomarca garantir essa versatilidade nas aplicações. Sempre ofereça um arquivo em vetor de sua representação gráfica, pois os vetores se ajustam aos mais diferentes tamanhos. Quanto mais versátil for seu projeto, maior valor ele terá.

Como fazer uma logomarca que seja atemporal

A marca “I love NY” foi criado em 1975, e até hoje gera produtos e souvenires amplamente vendidos, tornando-se um símbolo da cidade. Vale a pena, portanto, pensar em um design neutro, para que a representação gráfica de sua empresa ultrapasse o tempo e o modismo. As verdadeiras obras de arte acabam se tornando imortais e ajustando-se às contingências das novas eras. Da mesma forma que acontece com as esculturas, pinturas e romances famosos, tente criar uma logomarca que possa ser apreciada tanto no presente quanto no futuro, expressando seu valor à medida que se mantém perene através dos anos.

Como fazer uma logomarca que seja apropriada ao público-alvo

Mesmo que a representação gráfica não tenha a necessidade de representar exatamente o que a empresa faz, ela deve transmitir a mensagem correta do seu negócio e estar em sintonia com a missão e os valores de sua empresa. Ser criativo é importante, porém a ideia tem que estar alinhada ao perfil do seu público-alvo. Uma dica é pesquisar o sentido e o significado das cores do sua logomarca.

Confira um projeto de criação de logo para um empresa de consultoria de TI totalmente desenvolvido pela We Do Logos.

Sua logomarca precisa de cores


As cores passam determinadas ideias que podem ser bem aproveitadas para falar à alma do seu público. O significado das cores modifica-se conforme cada cultura, mas existem algumas ideias gerais, como: amarelo representa juventude; azul passa ideia de seriedade; verde representa crescimento, vida e natureza. As cores podem ser usadas para chamar a atenção do público, para criar harmonia da composição, para exercer efeitos psicológicos, para relacionar a imagem a conceitos importantes como bem e mal, certo e errado, poder e fraqueza.

Sua logomarca deve ser uma sugestão

A logomarca é somente uma sugestão visual do que sua empresa faz. Claro que essa sugestão deve sintetizar a ideia principal da empresa. Mesmo assim, não é necessário sugerir através de diversos elementos, basta escolher um elemento mais apropriado e utilizá-lo na elaboração do logo.

Sua logomarca deve receber feedbacks

É importante conhecer bem a opinião das pessoas sobre o seu trabalho. Os feedbacks valem definitivamente para aperfeiçoar as suas obras — podem ajudá-lo a melhorar sua logomarca, torná-la mais acessível ou mais comunicativa. Por isso, o ideal é que facilite o envio de mensagens e feedbacks e, dentro do possível, preste atenção a eles. De qualquer modo, o mais importante é que, no final das contas, a logomarca agrade seu cliente (deve usar os feedbacks, acima de tudo, com essa finalidade). Lembre-se de que sempre receberá criticas negativas, pois é impossível agradar a todos. O bom profissional saberá avaliar corretamente tanto os feedbacks positivos quantos os negativos.

Sua logomarca deve buscar modelos consagrados

Outra dica útil é buscar inspiração em artistas consagrados na atividade, em modelos internacionais de sucesso, em logomarcas que se tornaram famosas por sua permanência através do tempo e por sua capacidade de comunicar da melhor forma possível a ideia principal da empresa. Toda arte sofre influências e segue tendências, e na criação de uma ideia visual como a debatida aqui não é diferente. O cuidado que se deve tomar é o de não fazer simplesmente um plágio de uma logomarca consagrada. Copiar e colar é uma estratégia mais cômoda, mas que traz sérios problemas legais e compromete a qualidade do profissional, bem como sua imagem diante do público.

Sua logomarca deve utilizar testes A/B quando for viável

Os testes A/B têm contribuído com eficácia no desenvolvimento do marketing digital. É um teste de design em que elementos aleatórios com duas variantes (a e B) são o parâmetro de controle para avaliar a aprovação/reprovação de um modelo. Trata-se de exibir duas versões quase idênticas de sua logomarca, sendo que uma delas (a versão B) apresenta uma variante em relação à versão de controle (versão A). Cabe ao design avaliar o tipo de impacto que a versão modificada exerceu sobre o público quando comparada com a versão original. Dependendo do nível de aprovação, vale a pena utilizar as variantes.

Sua logomarca deve considerar a concorrência


Nunca descuide da concorrência. É necessário conhecer melhor as estratégias da concorrência, o posicionamento adotado por ela, a tendência seguida. Dessa forma, poderá desenvolver sua logomarca sem fugir aos padrões vigentes ou poderá até fazê-lo, mas com plena consciência de sua atitude, visando à inovação de ideias e possibilidade de estabelecer novos parâmetros.

Sua logomarca deve fugir dos clichês

Ainda que possa parecer contraditório, não é: sua logomarca deve seguir as tendências, mas fugir dos clichês. Se deseja que ela seja, de fato, atemporal, deve criá-la olhando as perspectivas futuras e sempre aplicando algum elemento inovador ou com características mais permanentes. Obras clichês são obras mais pobres de criatividade e a criatividade deve ser um diferencial em sua logomarca. Saiba observar as tendências do momento, mas saiba imprimir sua personalidade em seu trabalho, dê um toque de originalidade em tudo que faz.

Sua logomarca deve ser fruto de muita pesquisa e planejamento

Jamais se precipite em seu trabalho. Para criar sua logomarca, é importante pesquisar em diferentes fontes, reunir um número relevante de informações, dispor de um conteúdo seguro. O planejamento é essencial para a criação do artista. Atirar no escuro nem sempre dá certo. Confie antes em sua própria capacidade e na realização de um projeto bem organizado, com objetivos definidos e etapas a serem cumpridas. Faça perguntas como:

  1. Qual a dimensão do trabalho?

  2. Qual o público-alvo?

  3. Qual ideia principal a empresa espera passar com a logomarca?

  4. Quais as perspectivas ligadas à representação gráfica e ao futuro do negócio?

Trace um roteiro a seguir, considerando o perfil da empresa-cliente e os resultados de sua pesquisa. Conforme o projeto, determine a linguagem a ser utilizada, o tipo de nicho ao qual a logomarca pertence, estabeleça uma linha de raciocínio. Uma linha de raciocínio definida vai ajudá-lo a percorrer o labirinto de ideias e sugestões até achar a saída para seu problema, ou seja, a solução ideal.

Gostou dessas ideias de como fazer uma logomarca? Se você procura soluções criativas em design de logo ou outras peças de comunicação, como cartão de visita, slogan ou nome para empresa, venha para a We Do Logos. Nossos designers de todo o Brasil estão esperando seu briefing. Acesse nossa página e conheça mais sobre nossos projetos:

Fonte: Blog dos Empreendedores


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