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Como Manter a Liderança Em Tempos de Crise

Manter a liderança tem se mostrado uma tarefa difícil para alguns empreendedores e gestores durante a pandemia.

Frente a uma ameaça, algumas pessoas congelam, já outras conseguem pensar e tomar decisões rápidas. E não é possível saber com antecedência qual será sua reação no momento em que se encontrar perante a essa situação.

A falta de estímulo e a constante desmotivação também é um fator que acaba refletindo em toda a equipe, o que pode afetar a produtividade e os resultados.

Por esse motivo, é preciso se manter sempre focado e trabalhando suas habilidade de influência para não deixar o barco afundar.

Mas o que é preciso para manter a liderança e ser um bom líder?

Liderança: Posição de Poder ou Figura de Inspiração

Essa é uma dúvida muito comum, uma vez que alguns gestores confundem estar em posição de poder e subordinação com o papel de liderança.

É possível ser um bom líder sem ser gestor, mas é impossível ser um bom gestor sem ser um bom líder.

E liderar não está restrito a subordinados, você pode ser uma influência positiva para todos ao seu redor: funcionários, superiores, clientes, fornecedores, etc.

Liderar é a capacidade de influenciar pessoas, para que elas façam o que precisa ser feito e para extrair delas o que há de melhor.

Um time engajado transforma realidades. Atualmente as empresas que mais performam e têm equipes mais produtivas, são aquelas que conseguem engajar times.

Mas a hierarquia não é necessariamente vertical.

Há uma visão meio deturpada sobre o líder, já que para uma grande maioria, líder é aquele cara perfeito, que tem resposta para tudo e está sempre dando ordens, e de fato já foi um dia, mas atualmente, quem ainda mantém esse modelo está fadado ao insucesso.

O líder precisa ter a capacidade de inspirar e fazer com que as pessoas o sigam, uma vez que uma empresa precisa que todos os setores estejam em sinergia para performar bem.

Como assim?

Estrutura De Uma Empresa Em Funções.

Como diz a especialista em liderança e gestão Mônica Martins (www.instagram.com/monicamartins.oficial): A liderança é o cérebro de uma empresa. É ela quem coordena e planeja todas as atividades e a responsável por enviar os estímulos certo para as demais.

O setor de vendas é o coração. Nenhuma empresa sobrevive sem vendas. É preciso estar sempre captando novos clientes e mantendo um bom relacionamento para que estes sejam fidelizados.

Se sua equipe de vendas não é a melhor possível pro seu propósito, sua empresa dificilmente alcançará os objetivos desejados.

E o Marketing é o pulmão. Ele quem traz o gás, divulga a marca, atrai novos clientes para o setor de vendas e garante com que sua marca tenha vida.

Ou seja, para ser um bom líder é preciso ter a capacidade de estimular todas as áreas e fazer com que trabalhem juntas, mantendo a equipe sempre no seu máximo, com vontade de dar o seu melhor.

Mas como se inspirar e manter inspirado quando não sabemos o que pode acontecer?

Como Manter A Liderança Em Meio A Crise

É normal que esse cenário de incerteza cause certa ansiedade nos líderes e gestores e desestimule. Não têm uma previsão a curto prazo de quando isso tudo irá acabar e as empresas estão tendo que transformar sua forma de trabalhar e gerir pessoas.

Sendo assim, para dar certo é preciso criatividade. Pensar fora da caixinha e reestruturar o que era o seu normal para o que é o normal agora.

O maior desafio nesse contexto é se manter bem consigo mesmo. A mente determina seus acontecimentos. Ela pode ser sua maior amiga, como também a maior inimiga.

Se você se mantém com o pensamento positivo, a tendência é que coisas positivas aconteçam, em contrapartida se você está vendo a parte ruim de tudo e não aceita que coisas boas possam fluir, dificilmente elas irão.

Não adianta ter um planejamento todo programado, se não há estímulo interno para fazer funcionar.

Em outras palavras, antes de liderar qualquer pessoa, o primeiro pilar é a auto-liderança.

Se você não consegue acreditar no que precisa ser feito e na sua capacidade manter a liderança, como as pessoas ao seu redor irão acreditar na sua atitude e se sentirem estimuladas por ela?

Seja sempre transparente, mantenha o diálogo com a sua equipe e esteja centralizado o máximo possível com eles.

Diante uma situação de dificuldade, algumas atitudes podem ser tomadas:

  1. Perceba o que mudou;

  2. Defina qual o seu propósito;

  3. Descubra quais soluções são possíveis no momento, para que o objetivo traçado inicialmente ainda possa ser cumprido;

  4. O que precisa ser mudado dentro do cenário atual, que possibilita que o trabalho seja feito;

  5. Acredite nas suas ações;

  6. Trabalhe junto com seu time, para que se sintam estimulados.

Conclusão

Algumas pessoas nasceram para liderar, outras se tornaram líderes com o tempo.

Qualquer um pode se tornar um bom líder, se for a vontade e houver o treinamento certo.

O líder tem o poder de levantar ou derrubar pessoas. Qual deles você quer ser?

Se você gostou do conteúdo e quer saber, essa semana no PodCast Fala Empreendedor trouxemos a Mônica Martins, especialista em liderança e gestão ( www.instagram.com/monicamartins.oficial ) , para falar mais sobre o assunto.

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