A maioria das pessoas ouve suas músicas, audiobooks e podcasts favoritos enquanto dirige. É seguro dizer que o conteúdo em áudio não é apenas uma grande parte de nossas vidas, mas uma ocorrência natural. Desde tempos imemoriais, as pessoas confiam na palavra falada para comunicação e aprendizagem.
Nas últimas décadas, também testemunhamos uma grande mudança na comunicação por meio de dispositivos eletrônicos. As empresas de TI e de tecnologia influentes estão competindo para criar assistentes pessoais baseados em inteligência artificial que entendem e cumprem nossos comandos de áudio com precisão.
Um estudo descobriu que 65% dos usuários disseram que fazem regularmente perguntas gerais aos seus assistentes pessoais de IA. Além disso, 40% os usam para obter instruções enquanto dirigem; 25% fazem chamadas; 23% ditam textos ou e-mails; 17% recebem atualizações e 9% realizam outras tarefas, como definir lembretes de compromisso. Essas novas tendências de áudio podem ser usadas em uma estratégia de Marketing Digital? É o que apresentarei nos próximos parágrafos.
Áudio Marketing: um meio antigo rejuvenescido
Você cria uma estratégia de Marketing Digital para popularizar o seu negócio, aumentar as vendas, aumentar o reconhecimento da marca, etc. Considere adicionar algo diferente às suas campanhas, algo que foi negligenciado até recentemente: campanhas de marketing de conteúdo em áudio.
As mensagens visuais têm impacto, mas o Áudio Marketing não é diferente. Os profissionais de marketing precisam se adaptar ao comportamento das pessoas para alcançá-las.
Além disso, confiar apenas no texto e escrever artigos perfeitos para o Marketing de Conteúdo não é tarefa fácil. Assim, estratégias alternativas de Marketing de Conteúdo devem ser consideradas.
4 motivos para adotar o Áudio Marketing na sua estratégia de Marketing Digital
O áudio nos ajuda a perceber a profundidade e também nos permite sentir emoções. E o que seria das marcas sem esse lado mais humano, próximo e compreensivo?
Quando você se concentra para ouvir algo é porque aquilo chamou sua atenção ou te tocou de alguma forma. Usar o Audio Marketing na sua estratégia de Marketing Digital pode te ajudar exatamente neste ponto: despertar a atenção do seu público.
E aqui vão alguns motivos que comprovam a eficácia do conteúdo em áudio nas estratégias de Marketing Digital:
#1 Tempo Médio na Página
O tempo que o usuário passa em uma página do seu site ou blog é importante, pois mostra seu envolvimento com o conteúdo oferecido. De acordo com uma pesquisa da SEMRush, o tempo na página é o segundo fator de maior relevância no SEO.
Quanto mais tempo o visitante passar na página, significa que mais informação ele consome e mais se envolve com seu conteúdo. Ao adotar conteúdos em áudio na sua estratégia de Marketing Digital, você soma um incentivo a mais – além da qualidade de um bom texto – para o usuário consumir seu conteúdo.
Um dos motivos é que as pessoas que estão sem tempo ou disposição para ler, podem optar por ouvir o conteúdo, possivelmente enquanto fazem outras coisas, como dirigir, andar na rua ou arrumar a casa.
Os posts em áudio tornam a experiência de navegação mais dinâmica e envolvente, fazendo com que o usuário permaneça por mais tempo na página.
Por isso, é importante investir em um Marketing de Conteúdo forte, acompanhando o indicador de Tempo Médio na Página – aliado também a outros fatores – para oferecer formas inovadoras de distribuir o seu conteúdo.
Com a estratégia de posts em áudio, o Tempo Médio na Página dos posts da Rock Content, por exemplo, aumentou em 10%.
#2 Engajamento digital
Uma das palavras que os profissionais de marketing costumam usar é o engajamento digital. Ouvimos isso no contexto das mídias sociais e Marketing de Conteúdo, especialmente.
O engajamento refere-se simplesmente à interação do cliente com uma marca no site, um blog ou perfis em redes sociais. Geralmente, está associada a uma ação, como curtir, compartilhar, ou comentar uma postagem.
O envolvimento é importante por vários motivos:
Representa um relacionamento com seu público;
É um precursor para conversões;
O engajamento fornece informações valiosas sobre seu público-alvo – seus gostos, desgostos, pontos negativos e pontos de interesse;
É importante para o desenvolvimento da sua comunidade;
É essencial para avaliar a eficácia das suas estratégias de Marketing de Conteúdo e mídia sociais;
É um termômetro de gerenciamento de reputação.
Então, como estimular o engajamento digital para conquistar esses benefícios e progredir com a sua estratégia de marketing digital?
Crie postagens que instiguem uma resposta: quer seja fazendo uma pergunta, convidando seu público-alvo para compartilhar opiniões ou participar de uma pesquisa, incentivar ativamente os consumidores a interagir com sua marca pode aumentar o engajamento.
Estude quando o engajamento maior acontece: coloque suas ferramentas de análise para trabalhar e determinar quando os níveis mais altos de envolvimento digital ocorrem. Você pode fazer isso manualmente ou com a ajuda de um software.
Controle seu valor de marca e autoridade: as marcas que adicionam algo significativo às vidas de seus consumidores são mais eficazes. Desse modo, decida como será a identidade de sua marca para que os níveis de engajamento aumentem.
Com o plus do Áudio Marketing aliado a sua estratégia de Marketing Digital, você pode conquistar e trabalhar as dores do seu público, criando um discurso mais cativante e com o tom certo. Isso vai gerar uma identificação imediata da sua persona ideal com sua solução de negócio ou produto.
#3 Captação de leads
Você não quer que o seu prospect entre no seu site, passe um bom tempo lá, se engaje e depois nunca mais volte a falar com a sua empresa, certo?
Através dos players de áudio inseridos nos posts ou páginas do site, você consegue capturar o e-mail e monitorar o consumo de conteúdo desses leads a fim de segmentá-los e abordá-los para a venda no momento certo. No player do Vooozer, por exemplo, existe exatamente esta funcionalidade, chamada de Leads Booster.
A medida que os leads vão demonstrando interesse em determinados assuntos, fica mais fácil criar uma abordagem personalizada e conduzi-los ao longo do funil de vendas.
Os posts em áudio também foram os responsáveis por aumentar a captura de leads do blog da RD em mais de 7%.
#4 Monitoramento do interesse do público no post
O último tópico da nossa lista de motivos para usar o Áudio Marketing na sua estratégia de Marketing Digital é monitorar o interesse do público pelo conteúdo.
Com a metodologia do Vooozer é possível ver quantos segundos a pessoa ouviu do post, por exemplo. Uma forma mais precisa de avaliar, junto aos fatores acima, a eficácia da sua estratégia de Áudio Marketing e a relevância do seu conteúdo.
Assim, você consegue acompanhar não só o interesse, mas também o envolvimento dos prospects. E pode pensar em formas de melhorar ou incentivar mais a interação de acordo com o interesse que eles demonstram por outras características do seu negócio.
Se a sua empresa ainda não integrou o Audio Marketing na estratégia de Marketing Digital, é hora de começar a mexer na casa e ganhar novas oportunidades.
Esse post foi escrito pelo Vooozer, uma startup de Audio Marketing que ajuda empresas a turbinarem suas estratégias de conteúdo com materiais em áudio que engajam e capturam leads.