Personalizar sacolas de papel é uma prática muito comum entre comerciantes, que valorizam seus produtos ao acondicioná-los em uma bela embalagem, além de promoverem sua marca, que passa a “desfilar” pelas ruas ou corredores de shoppings, exibida por consumidores satisfeitos! Mas como personalizar sacolas de papel? São 7 passos que vamos detalhar para você a seguir. E o primeiro deles é definir qual será o layout de sua sacola!
Mas antes de conferir nossas dicas de como personalizar sacolas de papel, que tal conferir este projeto de personalização de sacolas para a Casa Arthur, uma loja especializada em berços, enxovais e roupas de crianças. Foram enviadas 18 opções de sacolas por 4 de nossos designers.
A proposta escolhida pela empresa foi esta
Como personalizar sacolas de papel
1- Defina o layout da sacola
Sem saber exatamente como será a arte a ser aplicada, não tem como personalizar sacolas de papel. Contrate um designer profissional, use seu logotipo e as cores de sua loja e crie um material que possa atrair a atenção e encantar seus clientes.
2- Quantas cores terá sua sacola?
Com o layout definido, você já saberá quantas cores serão usadas na impressão de sua sacola personalizada. É preciso saber isso para fazer o orçamento, que depende do número de cores que podem ser 1, 2, 3 ou 4 cores, fazendo variar o tipo de impressão e o preço. Alguns designers experientes podem ajudar você a economizar neste item, criando artes para as sacolas que usam menos cores, sem que isso influencie muito no resultado final.
3- Quantidade de sacolas
Quanto mais sacolas você encomendar no mesmo pedido, menor será o custo unitário de cada sacola. Por isso, é preciso saber calcular uma quantidade que não seja nem excessiva, criando custos de estocagem ou ocupando espaço demais em sua loja, nem tão pequena que logo acabe e você tenha que fazer um novo pedido.
4- Tamanho das sacolas
Evidentemente isto dependerá do tamanho de seus produtos. É claro, também, que quanto maior a sacola, maior será seu custo. Os tamanhos, muitas vezes, variam de fornecedor para fornecedor, mas costumam ser divididos em diversas categorias, das bem pequenas até muito grandes.
5- Escolha do papel
Existem diversas opções conforme o uso que deseja dar a suas sacolas.
Offset: dependendo da gramatura usada, pode ser usado para sacolas menores (170 g/m2) ou um pouco maiores (240 g/m2).
Reciclato: tem um preço mais elevado e oferece variadas gramaturas, possibilitando a produção de sacolas de diversos tamanhos.
Kraft: Também oferece gramaturas variadas e boa resistência e maleabilidade, chegando a ser usado até em caixas. Sua aparência rústica permite usar bastante a criatividade, apenas é preciso certo cuidado ao aplicar alguns tipos de artes. O preço é atrativo.
Duplex: Muito resistente, pode produzir excelentes sacolas. É branco na parte externa e pardo na parte interna.
Triplex: Papel de alta qualidade, extremamente resistente e é branco dos dois lados.
Veja também: Sacolas de papel kraft: saiba usar com criatividade
6- Alças
Existem opções que vão de uma fenda na parte superior da sacola, papel torcido, cordão de nylon até uma elegante fita de gorgorão. Cada uma das opções dará uma diferente percepção de qualidade e refinamento à sua sacola.
7- Tipos de acabamentos
Para dar brilho você pode escolher entre o verniz de máquina (mais barato) ou a plastificação com brilho. A laminação fosca dá uma aparência acetinada no papel e sem brilho, fica bastante elegante. O Verniz UV localizado em certos detalhes dá um brilho especial nessas partes da sacola e combina muito com a laminação fosca. E se você quiser detalhes dourados ou pateados na sacola, deverá usar o Hotstamp, que é bem caro!
Personalização de materiais de comunicação é uma maneira muito bacana de mostrar a cara de sua empresa, o DNA do seu negócio para seus clientes. Seu posicionamento e seu diferencial são levados até eles por meio de embalagens e sacolas e, em alguns casos, até as usam novamente com outras finalidades, divulgando ainda mais seus produtos e serviços. Um de nossos clientes, o restaurante Point do Macarrão, percebeu o poder da personalização e logo tomou as providências necessárias para isso, começando por solicitar a criação do logotipo com a We Do Logos. Em pouco tempo já haviam personalizado embalagens e uniformes, além de desenvolverem o cardápio e a fachada do restaurante, percebendo uma grande melhora nas vendas.
Veja aqui todos os detalhes desta história de empreendedorismo: CASE Point do Macarrão.
Percebeu como personalizar sacolas de papel pode ajudar sua empresa a divulgar sua marca e seu negócio? Seja personalizar sacola e embalagens ou para criar, logotipo e papelaria, por exemplo, você pode contar com a We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Você faz seu pedido, define o preço que quer pagar (dentro de certos parâmetros) e em 24 horas estará recebendo dezenas de propostas para analisar, dar opiniões e pedir ajustes, até escolher a melhor de todas e suar em seu negócio. É rápido, online, muito acessível e garantido: se nenhuma das opções enviadas te agradar, pode pedir reembolso do investimento.
Conheça mais motivos para usar a We Do Logos: