Vender através do relacionamento com o cliente é uma arma poderosíssima porém muito pouco explorada.
Estamos em um momento atípico no cenário econômico, e muita gente que estava acostumada com a venda física está se vendo perdido.
As vendas online revolucionaram a forma de empreender, mas nem todo mundo está nesse estágio.
Aquele senhorzinho dono de uma sapataria no bairro há anos, nunca cogitou precisar vender seus sapatos através do celular.
E tudo bem! A gente só precisa aprender a se adaptar
Então continua lendo pra pegar nossas dicas de como vir para o mundo virtual e vender através do relacionamento com o cliente
Saindo Do Mundo Físico Para o Mundo Virtual
Quando falamos em venda online, a primeira coisa que vem à mente é o e-commerce tradicional.
Com um site, estoque, logística de envio e etc.
Mas vamos voltar alguns passos. Tudo que usa a internet, é online.
Você pode vender por whatsapp, por instagram, facebook, e até mesmo ligação.
A questão é que as pessoas tem uma leve aversão e trauma a receber ligações e mensagens de números estranhos, ofertando produtos que elas ainda não sabem que precisam e principalmente nesse momento.
Aí que entra o relacionamento com o cliente, concorrentes, com as pessoas.
Você tem que deixar de ser um estranho ligando e sim uma pessoa que tem algo a oferecer.
Utilizando as Ferramentas de Relacionamento Para Vender
Parece muito complexo e difícil quando falamos em vender através do relacionamento com o cliente.
Principalmente porque o primeiro pensamento é “eu vou ligar para oferecer algo e ele vai desligar” ou “ninguém aguenta mais receber mil ligações de empresas querendo vender”
E de fato é verdade. Mas aí é que vem a mudança do pensamento.
O foco não é em apenas vender e sim criar de fato uma relação com aquele cliente – e até mesmo com a concorrência – de reciprocidade.
Mantenha um contato constante, ligue para saber se o cliente precisa de algo, em como você pode ajudar, mantenha uma troca com a concorrência.
Pergunte como estão as coisas, se estão bem, como podemos trabalhar juntos, se estão mal, o que posso fazer para ajudar a melhorar.
Assim, no momento em que você entrar em contato para ofertar algo, aquele cliente será mais receptivo e aquele concorrente irá ter o gatilho da reciprocidade.
“Poxa vida, quando eu precisei ele me ajudou, agora é a minha vez de fazer algo em troca”.
A conversão de torna algo natural e deixa de parecer apenas interesse.
Então, sai da zona de conforto, mete a mão no celular e liga pros clientes, manda mensagem, envia as novidades pelo Instagram, traz conteúdo.
Ou seja, plante tudo aquilo que você quer colher depois.
Conclusão
Tudo na vida é feito na base de troca, confiança e relacionamento e vender através do relacionamento com o cliente é um processo com etapas.
E agora é o momento de trabalhar esses três fatores.
Essa semana no nosso PodCast Fala Empreendedor, continuamos o papo com Gustavo Malavota (@malavota), expert em vendas e em treinamentos nessa área, e vamos falar mais sobre contato com cliente, parcerias com concorrentes e muito mais.
Tem muitas dicas, segredos e exemplos práticos pra você.
Então vai lá em alguma das nossas plataformas! Esperamos você lá!
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