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Contratar designer gráfico: entenda a importância para a comunicação das empresas

Foto do escritor: We Do LogosWe Do Logos

Introdução

A chamada internet 2.0 chegou para colocar o usuário no papel de colaborador para produção de conteúdo e isso criou um ambiente de colaboração gigantesco e abriu portas para muitos profissionais mostrarem seu trabalho.

O que impulsionou isso foi contatar designs gráficos, pois as empresas perceberam que para se destacar em meio a tamanha concorrência, era necessário ter um visual único feito de forma profissional.

Desde sites, logos e artes para redes sociais até imagens para impressos, cartões de visitas e afins, o profissional do designer gráfico nunca foi tão requisitado e importante quanto hoje em dia.

Mas mesmo assim, a sua escolha precisa ser bem pensada, até porque, o aumento de ofertas faz com que seja necessário escolher bem para não levar gato por lebre.

Pensando nisso, aqui na We Do Logos optamos por construir um time com vários designers gráficos excelentes que trabalham no nosso sistema inovador de concorrência criativa para que você possa receber opções artísticas diferentes sem fugir ao conceito da sua empresa.

Vem com a gente conhecer mais sobre esse trabalho para contratar um design gráfico perfeito para desenvolver a comunicação visual da sua marca.

Boa leitura.

O que faz um designer gráfico?

O designer gráfico é o profissional que tem como função desenvolver e criar toda a parte visual das campanhas de publicidade de uma instituição, criando materiais como websites, folders, panfletos, banners, outdoors, embalagens, anúncios, criativo para redes sociais, logotipos e o que mais que marca precisar para estabelecer sua identidade visual.

Um bom designer gráfico pode trabalhar tanto seguindo as instruções de um briefing, quanto entendendo o conceito de uma empresa e desenvolvendo um visual que combine perfeitamente com a proposta.

Dentro de um planejamento estratégico de marketing, o profissional do designer gráfico é imprescindível pois é na mão dele que toda a parte visual concebida na estratégia de marketing vai ganhar vida para ser apresentada ao público.

Por isso que não é uma escolha que você empreendedor pode negligenciar, senão ficará com uma identidade visual muito aquém do que sua empresa merece, então não delegue esse tipo de coisa para um “sobrinho”.

Lembrando que o termo “sobrinho” é utilizado para quando o empresário opta por um trabalho não profissional, executado por um familiar ou conhecido, simplesmente com a ideia de pagar pouco, ou por vezes não pagar nada, não é nada pessoal contra os sobrinhos.

Aqui na We Do Logos temos apenas profissionais, isso mesmo, no plural, e podemos dizer que são dezenas de designers gráficos super qualificados para criar peças gráficas num tempo muito menor e ainda com opções para você fazer sua escolha baseado em algo concreto.

Quais habilidades que um design gráfico precisa possuir?

Podemos dividir as habilidades fundamentais para um designer gráfico entre soft skills e hard skills, ambas muito importantes para a criação de um profissional que pode entregar um serviço de alto nível.

As hard skills são as primeiras que vamos destacar que são aquelas relacionadas aos principais softwares para criação dos designs, então, o profissional precisa entender muito bem essas ferramentas.

As principais delas são:


Adobe Photoshop


Adobe Illustrator


Adobe Indesign


Corel Draw

Vale reforçar que essas são as opções profissionais utilizadas no mercado, outras como Canvas e Crello, entre outros editores online que já mostramos aqui anteriormente, podem ser utilizados para criação de uma arte para sua empresa, mas num cenário profissional não são vistas com bons olhos. Isso porque, no design gráfico, na parte impressa principalmente, envolve a parametrização de arquivos para que uma arte linda na tela do computador não fique um desastre após a impressão.

Habilidades como edição de vídeo e ilustração são um ponto de diferenciação, mas não são tão fundamentais quanto as outras citadas.

Agora entrando nas soft skills necessárias para ser um bom profissional do design gráfico, essas são importantíssimas, pois vemos no mercado muita gente que sabe utilizar as ferramentas mas não tem repertório artístico para criar peças únicas.

Esse senso estético é algo que faz muita diferença, e o profissional que está antenado com as tendências visuais do design vai conseguir entregar trabalhos de excelência.

Uma boa compreensão do briefing do cliente, habilidades de relacionamento, trabalho em equipe e ideias disruptivas, tudo isso são soft skills muito valiosas para um designer gráfico.

No sistema da We Do Logos, de concorrência criativa, o trabalho em equipe é importante, pois aqui não nos apegamos aos designs, pois entendemos que sempre dá para fazer melhor, sendo assim, até as opções descartadas pelos clientes servem como bagagem para aprimorar nossas entregas.

Por que é importante ter um Designer Gráfico em sua empresa?

Engana-se quem pensa que a função de um designer gráfico tem a ver com arte, porque na verdade é algo muito mais técnico do que parece.

Claro que o impacto visual e estético das peças gráficas é o que vai chamar a atenção, principalmente dos mais leigos, só que por trás de uma identidade visual que encanta os olhos, tem uma construção técnica que tem como intenção cumprir um objetivo passando uma mensagem clara.

As peças gráficas da Apple por exemplo, claramente mostram toda a elegância e grandiosidade da empresa, expressando isso através do uso das fontes certas, imagens pensadas e uma comunicação que ressalta as aplicações do produto no dia a dia. Por fabricar smartphones de altíssima tecnologia que fazem fotos profissionais, você vai notar que os designs usados nas campanhas da Apple priorizam o uso de belas fotos.

A mensagem que fica é: A Apple não vende smartphones, vende fotos espetaculares. E todo o design constrói essa mensagem e entrega numa maneira simples e visual, e isso, só designers muito experientes são capazes de executar.

Por isso que o design é uma das ferramentas principais para a execução da estratégia de marketing, principalmente para o mundo online, onde o visual se tornou uma forma de destacar as marcas e até de trazer mais vendas.

Como funciona a concorrência criativa no segmento de design?

Todo designer depende de produzir e expor bons trabalhos para que possa conseguir novos clientes (ou até mesmo alguma vaga no mercado). De olho nisso, a We Do Logos fornece para esses profissionais um espaço onde eles possam exibir os seus portfólios e também enviar suas propostas para captar um determinado projeto de alguma empresa — que estipula seu preço mínimo e, a partir daí, recebe os trabalhos dos interessados para decidir a quem contratar e quanto pagar.

Depois disso, assim como acontece nas concorrências do mercado publicitário, aquela proposta é comparada com as de outros profissionais e a melhor é aprovada pelo cliente. Uma forma bem mais prática, barata e eficiente de desenvolver um material gráfico em comparação com o mesmo trabalho realizado por agências e estúdios de design.

O problema das agências

Apesar de existirem milhares de boas agências e estúdios de design espalhados pelo mundo, em todos os casos o mesmo problema costuma se repetir: a relação custo-benefício.

mpresas especializadas em planejar e produzir peças gráficas precisam arcar com uma quantidade bastante alta de despesas — incluindo os salários dos profissionais — que, no final das contas, acabam sendo pagas através dos contratos dos clientes. No entanto, pensando pelo lado do cliente, quando ele paga pelo contrato com aquela agência, não necessariamente está obtendo a mão de obra do melhor profissional de lá ou daquele que tenha o perfil mais compatível com o seu, uma vez que não é ele quem decide quem vai atendê-lo nas tarefas.

Além disso, por causa de seus vários trâmites internos, quando um cliente pede alguma alteração ou planejamento de um novo projeto para a agência, muitas vezes aquele trabalho acaba levando muito mais tempo para ser desenvolvido do que se fosse feito diretamente com o profissional.

Com tudo isso em mente, quando somamos esses fatos percebemos que o trabalho feito por uma agência, além de ser mais caro e mais lento, também não traz uma qualidade maior do que o dos freelancers. Freelancers esses que, vale dizer, em muitos casos também trabalham ou já trabalharam em grandes agências, mas que agora podem ter adotado o sistema de home office — e para esses casos, já demos algumas dicas por aqui.

Logo, encontrar um designer com um perfil parecido com aquele que você procura de trabalho pode ser uma saída muito melhor do que contratar os serviços de uma agência.

Crowdsourcing: uma ideia que sempre funcionou na internet

Bem, para falar a verdade, o que chamamos de concorrência criativa tem outro nome mais técnico: crowdsourcing. Misturando as palavras crowd (multidão) e outsourcing (terceirização), esse sistema vem de tempos bem anteriores à web, que com o surgimento da internet ganhou mais destaque por causa de sua facilidade em reunir pessoas, colocá-las para resolver problemas e trabalhar em diversos projetos.

Hoje, sites como a Wikipedia e até sistemas complexos como o Linux são desenvolvidos graças a sistemas de crowdsourcing, que buscam através da rede os melhores profissionais para realizar tarefas para esses projetos. A ideia é de que muitas cabeças são melhores para encontrar uma solução do que apenas uma — e por isso a gente aposta nesse tipo de trabalho.

Por que contratar um designer freelancer?

Se mesmo com tudo que já dissemos por aqui você ainda estiver com alguma dúvida quanto ao trabalho de um designer freelancer, levantamos outros pontos que podem te ajudar a pensar melhor sobre essa opção.

Você vai contratar a única pessoa responsável por aquele portfólio

Quando você olha o portfólio de uma agência ou de um estúdio de design, você está vendo vários trabalhos de vários profissionais diferentes. Ou seja: por mais que você tenha gostado de um ou outro projeto, nada te garante que as suas artes virão com aquela mesma qualidade, algo que não acontece quando você contrata os trabalhos de um freelancer.

Se você se interessar por um profissional desses, com um bom portfólio, terá uma garantia de que o seu trabalho terá o mesmo padrão de qualidade, afinal, ele foi o único responsável por tudo que chamou a sua atenção.

Revisões mais rápidas

Em caso de alguma revisão, por ter um contato direto com o freelancer, suas alterações também serão realizadas num prazo bem menor do que seriam se fossem feitas por uma outra empresa.

A qualidade do seu trabalho será mais assertiva

Ao confiar no trabalho de um freelancer, você conta com as técnicas daquele profissional e, caso não concorde com alguma coisa, pode debater diretamente com ele sobre alguma outra saída, evitando assim que seu projeto sofra por ruídos vindos de outras pessoas.

Você economiza tempo e dinheiro

Contratar designers freelancers através de espaços de concorrência criativa, como a We Do Logos, ajuda você a economizar tempo e dinheiro. Com um deadline bem definido e uma relação mais direta com o profissional, nosso sistema ajuda sua empresa a ir direto para a melhor saída gráfica de um projeto, evitando muitos retrabalhos e cortando caminho na comunicação.

Melhor do que contratar os serviços de um agência, mais ainda, do que procurar um daqueles sites com logotipos grátis — evite sempre essa opção —, encontrar bons designers através da nossa ferramenta de concorrência criativa pode ser uma saída bem prática e barata pra você que busca um serviço de qualidade. Por isso, quando pensar em produzir alguma peça, não se esqueça de dar uma olhada nos trabalhos dos nossos freelancers!

Você já se deu bem contratando algum designer freelancer? O que acha desse modelo de serviços? Conte para gente o que achou do nosso post e compartilhe também suas dúvidas sobre o assunto!

 Veja o portfólio de projetos finalizados pela plataforma.

Onde contratar designer freelancer? Como a We Do Logos pode te ajudar!

Tem várias formas encontrar designers gráficos freelancer, ainda mais hoje com a internet, onde você pode inclusive ver portfólios atualizados e até cases desses profissionais para que sua escolha seja melhor embasada.

Sites como Behance, ArtStation e Deviant Art reúnem obras de vários profissionais, desde ilustradores até editores de vídeo, com um destaque maior ao Behance que funciona como uma rede social focada em agregar portfólios.

Lá você pode buscar profissionais filtrando segmentos específicos e também a especialidade, então imagine que você busque um design gráfico com experiência em redes sociais e com artes relacionadas a odontologias, é possível encontrar só profissionais que atendem esses critérios dentro do Behance.

A grande questão dos designers freelancer é que para ações pontuais eles funcionam, porém a sua empresa precisa de algo completo para que seja desenvolvida uma identidade visual única e impactante.

Aqui na We Do Logos, montamos um time com vários designers gráficos profissionais, especializados em várias áreas, como design de logo, criativos para anúncios, impressos e tudo mais que você precisa.

Por termos um time diverso, conseguimos implementar o sistema de concorrência criativa, onde ao receber seu briefing, passamos para que mais de um designer possa criar uma versão da arte, assim você tem opção de escolha, e mais do que isso, tem um retorno muito mais rápido, cerca de algumas horas você já tem um vislumbre da sua arte.

Conclusão: contratar designer gráfico

Contratar um designer gráfico é importante para qualquer empresa ou instituição que deseja consolidar a sua marca no mercado, pois conforme mencionamos, existe uma técnica por trás da criação das peças com objetivo de deixar a comunicação clara e concisa.

A oferta é grande, e o mercado está cheio de designers freelancers e empresas oferecendo seus serviços, portanto, a sua escolha precisa ser certeira para que o resultado seja eficiente.

Conheça as soluções que a We Do Logos tem para sua empresa, estamos há mais de uma década no mercado criando designs incríveis para vários tipos de negócios. Temos cases de sucesso e depoimentos que mostram o porque nosso trabalho entrega tantos bons resultados.

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