Quem procura dicas para criar um folder online já aprendeu algo muito importante: não é porque a internet se tornou uma parte muito importante do trabalho de divulgação e marketing das empresas, que devemos deixar de lado todo e qualquer outro tipo de comunicação com nosso cliente.
Na verdade, quanto mais pontos de contato sua empresa tiver com seu público, dentro de um planejamento que faça sentido, melhor.
Alguns deixam de lado a produção de cartões de visita, papelaria, banners físicos, folhetos e folders por acreditarem que não tem mais serventia em um mundo totalmente conectado e online.
Um grave erro!
Se você tem um ponto de vendas, vai precisar, com certeza, desses e outros materiais. E não só para o PDV, se você sabe trabalhar o marketing pela internet e atrair clientes para seu site, conseguindo seus dados para enviar e-mails ou fazer telefonemas, muitas vezes, principalmente para negócios B2B, terá que marcar visitas pessoais e reuniões comerciais.
Confira estas dicas do blog do Agendor: Dicas de sucesso de como vender serviços online
E como fazer, em uma hora dessas, se não tiver um belo folder para ajudar a apresentar todos os benefícios de seus produtos e serviços ou, pelo menos, um cartão de visitas?
Sem falar em feiras de negócios e convenções de vendas, onde folders são extremamente úteis, ou mesmo quando encontra um velho amigo ou conhecido e ele pergunta: – Com que você trabalha mesmo? Um cartão de visitas seria uma ótima resposta!
Por isso, se você precisa criar folders online com urgência, mas quer bom preço e qualidade, temos 10 dicas para te ajudar.
6 dicas para criar folder online
1- Defina objetivos
Tudo bem, você decidiu criar um folder online. Mas com qual objetivo? Vai ficar em exposição em uma loja ou escritório? Você vai usar em visitas e reuniões de negócio? Isso tem que ser bem definido.
O ideal é integrar esses objetivos com um planejamento geral de ação. Por exemplo: se você vai usar o folder em visitas comerciais, é preciso treinar seus vendedores para isso. E os clientes que serão visitados, você já tem essa lista? Se tiver, organize e crie cronogramas e roteiros de visita, se não, defina uma maneira de captar esses leads.
E mais: trace objetivos e metas para medir os resultados dessa ação.
Se não for assim, não vai adiantar nada criar folders online aos montes…
2- Defina o conteúdo do folder
Só depois de saber qual seu objetivo com a criação do folder é que vai fazer sentido pensar no que escrever nele, que imagens usar, produtos a destacar, seus benefícios e outras informações.
Na verdade, você pode criar um folder institucional, mais focado em apresentar sua empresa como um todo, e outros para ações específicas. Melhor: fazer um folder bem bacana e acrescentar uma pequena dobra interna na última folha para incluir folhetos sobre ações específicas.
Mas vamos nos concentrar no conteúdo para criar folder online do tipo institucional, que servirá para diversas ações.
Normalmente você faz uma chamada principal, depois apresenta sua empresa, em seguida fala de produtos e serviços em alguns tópicos e fecha com os contatos, mais ou menos assim:
Título ou chamada do folder:
Apresente em 8 palavras aproximadamente o principal motivo para um cliente preferir sua empresa.
Subtítulo:
Agora, em 2 linhas no máximo, acrescente algumas informações que podem melhorar o entendimento dos diferenciais de sua empresa.
Introdução:
É hora de apresentar sua empresa, em umas 8 linhas no máximo, dizendo quando foi fundada, onde se localiza, se tem filiais, qual a abrangência do mercado que atende, tecnologias que emprega, principais clientes, setor da economia em que atua e outros dados que achar relevantes para posicionar sua empresa como superior à concorrência. Algumas dessas informações serão detalhadas nos tópicos a seguir.
Tópicos:
Logo depois da introdução você pode fazer um pequeno resumo com os tópicos que vai desenvolver mais a fundo. Pode incluir também alguns produtos e serviços que queira destacar.
Normalmente essas 4 partes iniciais ficam na capa do folder, dando uma visão geral da empresa.
Desenvolvendo os tópicos:
Nas páginas internas do folder você distribuirá seus tópicos desenvolvendo o mesmo raciocínio acima para cada um deles, isto é: faça um título, um subtítulo, uma apresentação curta e depois os principais benefícios e características de cada um em sub-tópicos (ou bullets, se preferir).
Fechamento:
Usualmente a última capa (a página final do folder) é usada para colocar endereços, sites, mídias sociais e outras formas de se comunicar com sua empresa.
3- Formato do folder
O mais comum é com uma dobra, ficando cada página com o tamanho de uma folha A4.
Alguns, por economia, usam um A4 dobrado, o folder fica pequeno, mas continua com 1 dobra e 4 páginas.
Um formato que fica muito bonito e dá mais solidez à sua mensagem é com 2 dobras, de maneira a que você tenha 6 páginas do tamanho A4. Pode ser dobrado com uma sanfona ou com uma página se fechando sobre a outra.
Converse com o designer que contratar para definir a melhor maneira de produzir seu folder: se com uma, duas dobras ou outros formatos criativos que ele sugerir.
4- Especificações técnicas
É preciso definir a gramatura do papel e acabamentos. O mais usual é o couche fosco, acima de 200g/m2, pelo menos, para ficar bem encorpado. Alguns preferem o couche com brilho, que também pode ficar legal, dependo do mercado em que você atua. Um outro acabamento bem interessante é o chamado verniz com reserva , em que se usa um verniz especial para dar brilho somente a alguns detalhes do layout, como logo ou nome da empresa.
5- Briefing
Para que o redator que vai escrever o texto de forma profissional e o designer que vai diagramar e criar seu folder possam fazer um bom trabalho, é preciso que você passe para eles algumas informações, as principais são:
Referências de materiais antigos da empresa, que gosta e não gosta e porquê.
Referências de materiais de outras empresas.
Logo da empresa em arquivo digital de alta qualidade.
Slogan, se tiver.
Quais são seus diferenciais.
Seu posicionamento.
Que é seu público.
Informações de mercado de sua empresa.
Principais produtos ou serviços.
Os benefícios que eles trazem aos clientes.
Lista de concorrentes diretos e indiretos.
E outras informações que possam ajudá-los a conhecer melhor seu negócio para passar a mensagem certa aos seus clientes.
Saiba mais: Importância do briefing para trabalhos de design
6- Como criar folder online
A maneira mais prática e econômica de criar um folder online é com sites de concorrência criativa.
O We Do Logos é o pioneiro no Brasil neste tipo de site, além de ser o maior da América Latina, com mais de 85 mil designers cadastrados.
Você faz seu pedido de folder no site, tudo online, já especificando um preço (dentro de parâmetros mínimos) e passando os detalhes do briefing.
Em 24 horas já estará recebendo propostas de folder para avaliar, selecionar e pedir ajustes até ficar do jeito que você esperava.
Em pouco tempo e com um custo muito acessível você terá escolhido o melhor folder para sua empresa.