Não é dúvida para ninguém que a Internet é um ambiente extremamente visual. Com maiores velocidades de conexão e crescente capacidade de reprodução de imagens e vídeos em alta definição, é natural que o texto já não seja o elemento a chamar mais atenção em uma página. Essa reflexão é especialmente relevante quando falamos de identidade visual nas redes sociais.
Levando-se em conta que há inúmeras plataformas dedicadas fundamentalmente ao compartilhamento de imagem, como o Instagram, fica evidente que a apresentação visual do seu conteúdo importa muito.
Nesse artigo você vai entender a fundo as razões que tornam a identidade visual nas redes sociais tão significativa para as suas publicações. Vale lembrar que esta tarefa do design não é relevante apenas na internet. Está ligada à gestão de imagem de uma empresa. Então, vamos lá?!
Por que ter uma identidade visual é relevante para sua marca?
Façamos a seguinte experiência: pense em uma marca mundialmente conhecida. Existe quase 100% de chance de que você tenha pensado em dois fatores principais:
A sua experiência pessoal com o serviço ou produto.
A identidade visual deste produto/empresa.
Quer uma prova simples disso? Ninguém esquece a cor ou o design de uma lata de Coca-Cola. Isso se dá porque estamos falando de um componente visual que faz parte do branding (ou construção de marca) da empresa.
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Mas o que é Identidade visual afinal?
Antes de dar seguimento a nosso artigo vamos definir o que é a identidade visual. De forma muito resumida é a representação do posicionamento, valores e ideais da sua empresa em imagens, cores e formas. No mais básico dos exemplos, é onde entram os logos, símbolos e esquemas de cores que identificam uma organização.
E não é de hoje que a identidade visual é importante. Das grandes civilizações aos brasões familiares da idade média, condensar informações em uma unidade visual já era uma prática fundamental. Em tempos de Copa do Mundo, por exemplo, como não lembrar dos uniformes e bandeiras de cada país?
No que diz respeito às empresas, é a partir da Revolução Industrial que a identidade visual tornou-se parte integrante da criação de uma marca. No século XX, gigantes como Apple, Nike e Coca-Cola sacramentaram e aperfeiçoaram o uso comercial deste recurso.
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A identidade visual nas redes sociais
Quando passa os olhos pela sua linha do tempo em uma rede social qualquer, o que chama mais sua atenção? Seguramente o fator determinante são as imagens de cada postagem, certo? Agora, já reparou que você consegue reconhecer quem criou certos conteúdos apenas batendo o olho nas figuras?
A identidade visual nas redes sociais vai permitir justamente isso, que as suas postagens sejam facilmente reconhecidas no feed dos usuários. Sabemos que a maior parte das redes é marcada pelo fluxo constante e massivo de conteúdo. Portanto trabalhar as suas imagens permite que as suas postagens sejam imediatamente reconhecidas. Com isso o seu material não se perde no manancial de informações diárias das redes sociais.
E ao abrir a página de um serviço ou produto? Qual a sua impressão ao se deparar com um design marcante e bem acabado? Uma identidade visual bem trabalhada e criativa tem o poder de passar credibilidade para a marca. Além, é claro, de instigar a curiosidade do visitante. E isto não é tudo.
O design das suas páginas também pode ser trabalhado de forma criativa para proporcionar para o usuário a mesma experiência marcante dos outros canais que sua marca usa. É onde começa a entrar em cena o já mencionado Branding.
A coerência visual é importante para que sua marca tenha uma identidade visual nas redes sociais. Quando cores, tipografia e iconografia remetem automaticamente à sua marca, abre-se um caminho para a conquista de clientes. Pois, a unidade visual ajuda a captar novos visitantes e a fidelizar aqueles que já são recorrentes.
A identidade visual também impacta o mercado
Conquistar um lugar “ao sol” entre tantos concorrentes não é uma tarefa fácil. E aqui não nos referimos apenas à comunicação direcionada aos clientes. Afinal, o mercado, de uma forma geral, também deve reconhecer a sua organização. Este é mais um aspecto a ser impactado pela identidade visual.
Se este esforço de design permite que o público perceba a sua marca como profissional, não seria diferente com outras empresas. Inclusive, algumas parcerias podem surgir da análise das suas redes sociais. Um feed coerente para os seus perfis pode fazer toda a diferença. A soma de ser bem visto e ser lembrado também ajuda a garantir o seu espaço no mercado.
Há ainda um fato curioso, comprovado por experiências e pesquisas, que vale mencionar. O caso é que muitas empresas grandes enfrentaram impactos negativos ao tentar alterar de forma drástica sua iconografia. A razão é que os clientes não reconhecem a marca de que gostam depois das mudanças. Trata-se de uma prova do enorme poder que uma identidade visual marcante possui.
A sua presença nas redes sociais está sujeita às mesmas oscilações. Algo que pode, e deve, ser usado ao seu favor. Tenha capas e avatares personalizados em todas as suas redes sociais para estabelecer uma presença coerente. Assim, em qualquer lugar que o usuário encontrar a sua marca, ela será facilmente identificada. E seja ativo nas suas publicações também. Pois, tão importante quanto a sua identidade visual nas redes sociais é a frequência com que o seu material gráfico é postado.
Conclusão
Criar e usar sua identidade visual nas redes sociais permite que a sua presença nas redes leve aos seguintes resultados:
Identidade própria e padronizada
Percepção de profissionalismo
Maior destaque para seu serviço ou produto
Valorização da sua marca
Podemos concluir que, se há alimentos que se “comem com os olhos”, há marcas que crescem com a identidade visual. Este fato verdadeiro para o marketing tradicional é duplamente relevante no ambiente digital. Lembre-se: fazer a gestão da sua marca nas redes sociais é um todo complexo, que une texto, conteúdo e imagem. Em uma boa estratégia digital, acredite, nenhum destes é mais importante que o outro.
A sua marca deve unir experiências e soluções a serem oferecidas para o cliente. A identidade visual é uma das ferramentas que vai ajudar a dar corpo e coerência às suas estratégias de comunicação. E não se esqueça de que grandes marcas, ao serem lembradas, sempre marcarão pelas experiências oferecidas aos clientes. Incluindo-se aí a identidade visual entre as lembranças de maior peso.
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