Se você está em busca de aprender como criar uma marca pessoal, parabéns! Você já sabe da relevância em construí-la e em desenvolvê-la para atrair e fidelizar seu consumidor.
Ao somar a sua marca pessoal com a marca de seu negócio, essa sinergia vai gerar muito mais forças, é caso de marcas famosas, como Carolina Herrera, Ferrari e até Beto Carrero, por exemplo.
O que muitos parecem não se dar conta, entretanto, é que a construção de uma marca pessoal exige esforço, dedicação e foco em criar soluções seguidamente úteis e de valor para o seu público.
E, para ajudar você a descobrir como criar uma marca pessoal para você e sua empresa se tornarem mais fortes, apresentaremos alguns valores que podem direcionar você nessa direção. Confira!
Tudo que você precisa saber para criar uma marca pessoal
1- O que é uma marca pessoal?
O conceito, embora muito abrangente, pode ser sumarizado em duas coisas essenciais:
A maneira com a qual você se apresenta ao consumidor, como pessoa.
A maneira com a qual o consumidor percebe seu envolvimento com a sua marca.
Por isso, é importante criar um profundo alinhamento entre pessoa e empresa, de maneira que você consiga transmitir a mensagem desejada e que ela seja absorvida e compreendida, permitindo que você estenda o legado do seu negócio por muito tempo, como a pessoa que o criou ou que o dirige, atualmente.
A pergunta que deve ficar, entretanto, diz respeito às direções a serem tomadas sobre como criar uma marca pessoal, certo? E é o que veremos a seguir!
2- Como criar uma marca pessoal, na prática?
Sabe qual é a principal maneira de construir sua marca pessoal? Sendo o mais transparente possível.
Pare e perceba que muitas personalidades de sucesso em seu ramo não precisam criar um personagem: elas representam a essência do seu próprio negócio.
Dessa maneira, criar uma marca pessoal consiste em potencializar o seu diferencial, expor as vantagens do seu negócio e comprovar como você “é o cara” ou “a garota” que faz acontecer
Isso precisa estar claro — da divulgação ao atendimento — como essas características continuamente se interrelacionam e levam ao sucesso.
E, para isso, é importante saber com quem você vai dialogar e qual é a melhor maneira de abordar o seu público-alvo. Assim, mais pessoas passam a conhecer e identificar você como uma referência em seu setor de atuação.
Isso é muito comum, por exemplo, com escritórios de direito, que levam o nome de um expert no assunto, geralmente um professor renomado, criando uma simbiose entre criador e criatura, o profissional e sua banca de advogados, que ele lidera.
A tarefa se resume, portanto, em saber:
Quem você é
O que você pode oferecer
Para quem você proporciona soluções
E suprir — ou mesmo ultrapassar — as expectativas do seu público, de preferência com um atendimento ao cliente perfito.
3- Quais são as vantagens da construção de marca pessoal?
Do que falamos até aqui, já deve ter dado para compreender que criar uma marca pessoal é a vantagem competitiva que você gera para evidenciar o seu negócio como superior devido à sua presença e liderança.
Afinal, quando você entende as dores do seu público-alvo e passa a nutrir o interesse do consumidor em descobrir como você pode ser a solução para os problemas, desafios e necessidades dele, você está construindo, gradativamente, a sua marca pessoal.
E isso faz com que falem mais do seu negócio, que indiquem os seus serviços e que, no seu setor de atuação, a sua marca seja uma das primeiras a serem lembradas.
4- Existem dicas sobre como criar uma marca pessoal?
Além das dicas e técnicas que falamos, ao longo deste texto, você também pode ser apoiar em algumas dicas práticas, para o dia a dia, que têm tudo para ajudar você que deseja saber como criar uma marca pessoal:
Passe a escrever mais sobre temas relacionados à sua especialização e divulgue-os em canis de comunicação onde o seu público mais se concentra, incentivando o engajamento.
Explore a sua mensagem em diversos meios (como e-mails, blogs e vídeos, entre outros).
Crie e mantenha sua presença digital em alto nível de produção, o que aumenta as chances de perceberem o seu negócio.
Estabeleça e procure maneiras de sempre aumentar o networking (como participar de eventos do seu setor de atuação).
Ou seja: saber como criar uma marca pessoal, mesmo que seja para começar um novo negócio, você já sabe.
E, com as nossas dicas, você só tem que se planejar para entender a direção que você deseja dar para o seu empreendimento.
Se você precisar criar um logo para sua marca pessoal, além de diversos outros materiais de marketing e comunicação, como sites, catões de visita ou folhetos, pode contar com a We Do Logos.
Você entra no site, faz seu pedido de material e resolve tudo online, acompanhando passo a passo o trabalho dos designers, fazendo comentários e pedindo ajustes, até que tudo fique exatamente do jeito que você quer.
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E, caso você saiba de alguma outra dica que possa ajudar a complementar este post e ampliar a discussão sobre como criar uma marca pessoal, deixe a sua opinião nos comentários!