Quem trata o design corporativo como uma mera etapa burocrática para colocar sua empresa no mercado está fadado a ver sua marca cair no esquecimento do público-alvo e perder muitos negócios.
Em parte, porque a identidade visual de uma empresa é mais que uma ferramenta de comunicação: é o DNA da sua marca. E quando o empreendedor compreende a relevância disso para atingir seus resultados, as chances de criar um legado que vai durar muito para o consumidor são muito maiores.
Quer saber como desenvolver o design corporativo de sua empresa? A seguir, separamos algumas dicas bastante relevantes e que todo empresário deveria pôr em prática.
Design corporativo: a importância de se diferenciar
O design corporativo usado por sua empresa será a maneira pela qual seu público vai identificar sua marca, seus diferenciais e o seu posicionamento de mercado.
Assim, na hora de criar seu logo, escolher as cores de sua empresa, os tipos de letras que vai empregar, as formas e os grafismo que vão compor a identidade visual de sua marca, tenha os cuidados necessários para alcançar os melhores resultados.
É fundamental que todos estes elementos de design correspondam aos valores e a oferta de valor que sua empresa quer passar para seu público.
Como construir uma identidade com o design corporativo
Quer entender a importância de um design corporativo? Então, pense em quantas marcas você consegue se lembrar do logotipo, de suas cores predominantes, da linguagem e do tom de suas peças de comunicação…
Tudo é influência direta do cuidado tomado em construir uma identidade visual corporativa. Para o consumidor, isso se traduz em lembrar, imediatamente, de uma empresa e não em outra. A sua, de preferência!
Consequentemente, você trabalha um relacionamento muito mais sólido com o seu público-alvo. Não se trata, portanto, de escolher as cores que chamem mais atenção, mas em aproximar os seus valores daquilo que o seu consumidor mais procura — e em cumprir as promessas feitas por esses valores explícitos em seu design corporativo.
Como elaborar um design corporativo
Tudo se inicia na história de sua própria empresa e nos valores que você mais preza e utilizou para construir a sua marca.
Isso, consequentemente, deve transbordar em seu design corporativo, trabalhando a mensagem com coerência, transparência e objetividade.
Usualmente, você deve trabalhar os seguintes elementos e definir as melhores formas de refletir seu posicionamento de marca, seu branding, em cada um deles:
Logotipo
É o símbolo de sua empresa, aquilo que o consumidor e a concorrência vão usar para reconhecer, de imediato, o que — e quem — ele representa, posicionando sua marca em seus corações e mentes.
Paleta de cores
Trata-se da escolha de cores que melhor traduzem a essência de sua empresa, Ela vai acompanhar, inclusive, a sua marca em todo tipo de comunicação, tanto interna quanto externa, expondo em cores as melhores qualidades do seu negócio.
Baixe também estes infográficos:
Tipografia
Além das cores, as fontes também importam bastante na mensagem passada ao público. Para o design corporativo, é importante que ela seja clara e funcione bem em todo tipo de impressão para gerar a fácil compreensão de quem estiver lendo.
Além disso, diferentes tipos de fontes de letras passam diferentes mensagens. Letras mais grossas trnsparecem solidez; mais finas passam a ideia de cuidado e tecnologia; tipos itálicos (inclinados) costuma ser usados para indicar movimento e velocidade.
Saiba tudo sobre este assunto nesta postagem de nosso blog: Acerte nas letras de logos para a marca de uma empresa
Linguagem
Pense em como a Harley Davidson, o McDonalds, a Apple e outras marcas se relacionam com o seu público e perceberá que cada uma adota uma mensagem e tons específicos.
Pois o mesmo deve ser feito em sua empresa, visando gerar uma identificação cada vez mais profunda com o público. E isso pode ir desde o atendimento presencial aos comunicados internos e campanhas publicitárias, primando pelas coerência, coesão e transparência. Isso tudo influencia no design corporativo e na forma de sua empresa ser entendida pelos consumidores e clientes.
Como começar a construir o design corporativo
Como deve ter dado para perceber, o design corporativo se estende entre os principais aspectos da fundação da sua empresa, e ele estará presente em todos os canais de comunicação.
Além disso, ele funciona como uma verdadeira representação da personalidade do seu negócio. Aquilo que você deseja que os clientes e clientes em potencial percebam, e se relacionem cada vez mais com essas qualidades.
Para isso, é importante começar internamente, expondo aos colaboradores tudo aquilo que você deseja transmitir em sua empresa. Consequentemente, eles passarão a aplicar em todas as etapas produtivas.
Quando esses valores já estiverem impressos no dia a dia deles, a exteriorização vai ser uma simples e natural consequência do bom trabalho promovido internamente. Logo, é de se esperar que parceiros, fornecedores, a concorrência e, claro, os consumidores percebam isso.
Confira também: Quanto custa uma identidade visual?
Deu para entender a grande relevância do design corporativo e como trabalhar isso desde os primórdios de sua empresa? Caso tenha alguma outra dica para promover esse trabalho e destacar cada vez mais a sua marca no imaginário do consumidor, compartilhe conosco, no campo de comentários!