top of page

Precisando de serviços de Design?
Clique no botão abaixo:

Foto do escritorWe Do Logos

Design de logo: Mais de 50 ideias totalmente diferentes


Quem trabalha com logo design sempre está procurando inspirações originais e diferentes. E para isso costumam pesquisar em sites de design de logo ou mesmo de concorrência criativa.

Mas estamos apresentando uma proposta diferente para te inspirar: ideias, atitudes, artes gráficas e outras peças de comunicação que tem tudo a ver com o design de logos, mas que não necessariamente são logos reais de empresas (muitos são!). Vamos lá, desafiamos você a conferir estas mais de 50 ideias diferentes sobre design de logo e de marcas.

Diversas ideias surpreendentes sobre o design de logo

Design de logos para esquecer!

Já sabemos que toda empresa precisa, dentre outros detalhes, de um bom design de logo para se posicionar no mercado. Sabemos também que para criar esse logotipo, deve haver toda uma pesquisa dos elementos que irão compor a identidade visual da empresa, pois serão eles que comunicarão os valores da marca para o público.

Como podemos concluir, criar um design de logotipo é uma tarefa que vai muito além do domínio das ferramentas como Photoshop e Illustrator, pois o designer precisa ter, antes de tudo, talento, criatividade e sensibilidade.

Ainda assim, algumas empresas que não dão o devido valor ao trabalho de logo design e preferem arriscar, contratando pessoas de profissionalidade duvidosa e que, muitas vezes, nem têm o completo domínio das ferramentas gráficas. O resultado final de um trabalho assim pode ser desastroso, e caso nem o designer, nem os responsáveis por aprovar o trabalho tenham um olhar mais sensível para os detalhes, mensagens contendo outros sentidos podem ser transmitidas às pessoas.

Na internet, um caso que deu muito o que falar foi o do design do logo da Copa do Mundo de 2014, que representa, ao mesmo tempo, a taça e mãos segurando uma bola. Grandes agências brasileiras enviaram propostas para a seleção. Para eleger o melhor trabalho, participaram o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da Fifa, Jérôme Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bündchen e o designer Hans Donner.

Ainda assim, depois de ser divulgado, o público enxergou ainda mais, e questionou sua qualidade e originalidade. O motivo para isto foi que a imagem também sugere uma expressão de derrota, de alguém levando a mão ao rosto.

Este é apenas um resultado que, além de conseguir passar sua mensagem, deixou margem para outras interpretações. Mas, existem muitos outros logotipos que resultaram em imagens com duplo sentido ou com uma qualidade muito duvidosa, comprometendo a credibilidade de suas instituições. Confira abaixo.

Como se pode perceber, é necessário que todos os envolvidos no design de logos tenham um olhar crítico e sensível sobre o trabalho, para que resultados catastróficos, como os apresentados acima, não aconteçam e o tiro saia pela culatra.

Design de logos fictícios para cientistas famosos

Você já imaginou como seria se as maiores celebridades da ciência investissem em uma identidade visual e usassem logotipos?

Claro que não dá para listar todos os grandes cientistas do mundo, pois são muitos e estão nas mais diversas áreas do conhecimento. Então, aqui vamos mostrar o design de logotipos criativos feitos para 6 dos mais conhecidos, que usam as mais importantes descobertas desses gênios. Confira:

Albert Einstein

Einstein (1879 – 1955) foi um físico teórico alemão, que ficou conhecido no mundo inteiro depois de formular a teoria da relatividade geral. Ele é visto como sinônimo de gênio e em seus últimos anos sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular. 

Apesar de ele mesmo não ter previsto, seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica. O logotipo desenvolvido representa a geodésica no espaço-tempo de uma partícula parada no plano x-y. Um corpo não pode se mover nas dimensões do espaço sem se descolar no tempo, a quarta dimensão.

Nikola Tesla

Nikola Tesla (1856 – 1943) nasceu em um território que hoje pertence à Croácia, e foi súdito do Império Austríaco. Tesla foi inventor no campo da engenharia mecânica e eletrotécnica, ficando conhecido por suas contribuições no campo do eletromagnetismo.

Seu trabalho forma as bases dos sistemas modernos de potências elétricas e correntes alternadas, que ajudaram na introdução da Segunda Revolução Industrial.

O logotipo representa a Descarga de Tesla, um circuito transformador ressonante.

William Thomson


William Thomson (1824 – 1907), considerado um líder nas ciências físicas do século XIX, foi um físico-matemático e engenheiro britânico. Ele deu uma importante contribuição na análise da eletricidade e termodinâmica e na unificação das disciplinas emergentes da física em sua forma moderna.

Thomson ficou mais conhecido por desenvolver uma escala de temperatura absoluta, a escala Kelvin, que lhe conferiu o título de Barão Kelvin e foi escolhida para compor o logotipo.

Louis Pasteur


Louis Pasteur (1822 – 1895) era um cientista francês e contribuiu grandemente no campo da química e da medicina descobrindo as causas e prevenções de doenças.

Criou a primeira vacina contra a raiva, reduziu a mortalidade por febre puerperal, e ficou mais conhecido por inventar um método para impedir que leite e vinho causem doenças: a pasteurização. Além disso, foi um dos três principais fundadores da microbiologia.

O design de logo em questão representa seu estilo, as vacinas criadas e suas pesquisas químicas.

Charles Darwin

Charles Robert Darwin (1809 – 1882) era britânico e naturalista, famoso por convencer definitivamente a comunidade científica sobre a evolução das espécies, trazendo uma teoria para explicar o processo: a seleção natural.

O logotipo criado para o cientista representa a Árvore Filogenética da Vida, uma demonstração gráfica das relações entre várias espécies ou outras entidades com ancestrais em comum. O desenho e a frase são de uma página popular de seu diário: “I think” (eu penso).

Isaac Newton


Isaac Newton (1643 – 1727) era um cientista inglês, visto como físico, matemático, astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Sua obra “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica” é considerada uma das mais influentes da história da ciência e descreve a lei da gravitação universal, além de trazer as três leis de Newton, fundamentos da mecânica clássica.

O design desse logo foi baseado na popular história da maçã de Newton, que caiu de uma árvore e provocou o momento “Eureca” da sua ideia da força da gravidade.

Abaixo você confere outros logotipos de cientistas famosos. Estes estudos de logo design podem ser encontrados aqui: Visual.li

Logo design em estilo hipster

Ultimamente, você já deve ter ouvido falar muitas vezes o termo “hipster”. Ele vem sendo utilizado para conceituar trabalhos e também para rotular aqueles jobs que foram feitos no passado e que hoje servem de referência para as pessoas que se identificam com esse estilo.

As pessoas que se consideram hipsters, atualmente, procuram resgatar alguns elementos do passado nas coisas que consomem e no seu modo de vida, como por exemplo, nas roupas que vestem, que costumam ter um ar bem vintage, além de fugirem daquilo que mais está no gosto da maioria.

Com essa tendência de resgatar o passado e os ares dos anos dourados da publicidade, Dave Spengeler fez um trabalho que mostra como ficariam alguns logotipos famosos do mundo caso adotassem um conceito hipster ou vintage. Será que eles ficariam melhores sob essa nova roupagem ou estão melhor com design atual? Confira o resultado desse design de logos hipster abaixo.













Veja o caso do restaurante carioca Point do Macarrão que usou toda criatividade dos designers da We Do Logos para desenvolver sua identidade visual. Confira: CASE Point do Macarrão.

Rostos feitos a partir de fontes diversas por Tiago Pinto

Não, não são logos, mas bem que podiam ser! Inspire neste tipo de design de logo diferente, quem sabe surge uma ideia para sua empresa?

O Type Faces Project (Projeto de faces com tipografia) por Tiago Pinto é uma boa forma de lembrar que não temos que levar tudo sobre design tão a sério. O grupo criativo português passou um mês de folga antes de se mudar para Amsterdã e voltou com esse projeto divertido de rostos criados a partir de diversos tipos de fontes.











Não se limite, você pode encontrar inspiração nas coisas mais diversas do dia-a-dia. Dê uma olhadinha no site: Type Faces Project e nas obras destes mestres do logo design.

A We Do Logos usa toda sua criatividade para criar design de logos para seus cliente. Veja estes exemplos de logos criados por nossos designers para um site de culinária e veja os excelentes resultados alcançados.

Que tal eternizar um design de logo em sua pele?

Até onde você iria por uma marca que você gosta? Nos Estados Unidos, um homem, muito fã do Netflix, tatuou o logotipo do serviço de vídeo por streaming e publicou a foto no Twitter.

A empresa, logicamente, ficou admirada com a coragem do seu “fanboy” e como recompensa, deu o bônus de um ano grátis para o cliente.

Quem fez a tatuagem foi o usuário do Twitter “@TheRealMyron”, que publicou a imagem sem pedir nada em troca, apenas demonstrando seu amor pelo Netflix. Em resposta, a empresa disse:  “Não acredito! Um ano grátis para você”.

Não há informações sobre qual parte do corpo foi tatuada, nem se o Netflix dará mais bônus para outras pessoas que tatuarem seu logo. Existe a suspeita também de que a imagem possa ser uma campanha de marketing.


Esta não é a primeira vez que grandes empresas estão ligadas à histórias que envolvem consumidores e tatuagens. Em São Paulo, a marca Red Nose, decidiu investir em uma divulgação inusitada: tatuar fãs da empresa com o pitbull presente em seu logotipo.

A ação “Tatue o Pitbull” cadastrou 100 usuários, chamados de “guerreiros”, para serem tatuados gratuitamente. O fundador da marca, Marcelo Leitão, afirmou que a intenção é estimular “atitudes ousadas de quem compartilha nossos ideais. E nada melhor para representar essas qualidades do que tatuar o símbolo da força e da lealdade, o nosso Red Nose”.

A campanha foi lançada com uma enquete: “Quem mostraria que é uma pessoa casca grossa e tatuaria o pitbull da nossa logomarca?” Os primeiros 100 clientes que responderam à pergunta ganharam um voucher para trocar pela tatuagem, e havia ainda uma lista de espera com outros fãs.


Abaixo, confira mais alguns fãs que decidiram gravar suas marcas preferidas no corpo para sempre, mantendo o design do logo preferido sempre ao seu lado…












Gravado na pele ou impresso nos anúncios da sua empresa, ter um bom logotipo é muito importante 🙂


Se você procura soluções criativas em design de logo ou outras peças de comunicação, como cartão de visita, slogan ou nome para empresa, venha para a We Do Logos. Nossos designers de todo o Brasil estão esperando seu briefing. Acesse nossa página e conheça mais sobre nossos projetos:


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo