Design de marcas é um assunto que demanda talento e competência técnica. O manual da identidade visual, por exemplo, define tecnicamente como o logo pode ser aplicado, reunindo regras e recomendações que facilitam a percepção da marca na hora da divulgação. Para ajudar você a entender melhor a importância do design de marcas, reunimos exemplos de manuais de grandes marcas, além de 5 cases de renovação de identidade visual de marcas nacionais e internacionais.
Manuais de design de marca e exemplos de renovação
Quando uma marca é criada, é preciso desenvolver um manual de identidade visual, brand book ou manual de marca para que todos os envolvidos na criação de materiais de comunicação e ações de marketing possam empregar a marca com consistência, uniformidade e coerência. Em um segundo momento, normalmente alguns anos mais tarde, uma empresa pode resolver renovar sua marca, por diversos motivos. E aí, um novo manual deverá ser criado para documentar o novo design da marca.
4 exemplos de manuais de design de marcas
O site nfgraphics reuniu um grupo de imagens que mostram um pouco do manual de empresas como McDonald’s, MTV e Napster, por exemplo. Bem legal o design de marcas como estas!
Design da marca McDonald’s:
Design da marca MTV:
Design da marca General Electric:
Design da marca Napster:
Clique aqui para ver a lista completa e ter acesso aos arquivos em PDF desses manuais de design de marca.
5 exemplos de evolução do design de marcas famosas
Apple
Engraçado pensar em como uma empresa que remete a alta tecnologia já teve como logo uma ilustração de Isaac Newton sentado embaixo de uma macieira simbolizando a denominada Lei da Gravitação, não é?
Sendo que hoje a marcar Apple é a mais valiosa do MUNDO superando Google, Coca Cola e outros. Segundo a agência de pesquisa Millward Brown nos Estados Unidos a marca está valendo mais de US$ 153 bilhões.
É galera, MAIS DE US$ 153 bilhões!
Nestlé
Para comemorar os 90 anos da marca no Brasil a Nestle reeditou três latas de Nescafé Tradição. As embalagens são do ano de 1953, 1968 e 1985 e são vendidas em um Pack que presenteia os apreciadores da marca com a clássica caneca vermelha da marca.
Fonte: Embalagem Marca
Cereser
A empresa Cereser lança sidra com embalagem especial para comemorar os 85 anos da bebida. A versão limitada foi decorada com rótulo termoencolhível.
Joe’s Ice Cream
Com 90 anos, uma das marcas de sorvete mais antigas do Reino Unido renovou suas embalagens tendo em vista elevar os preços no mercado. É, o design de marca também serve para isso! A Joe’s Ice Cream percebeu que o visual era um dos motivos que impedia a marca de crescer no mercado. Assim, pensaram em uma forma de assegurar a adição de valores da marca tanto monetariamente como emocionalmente.
Como o sorvete é muito conhecido, a empresa teve o desafio de colocar, por meio do design, os seus fãs no coração da marca. A ideia foi estampar seus comentários através de toda a embalagem. No fim, o que começou com um projeto de embalagem, estendeu-se por toda identidade visual, do menu aos pôsteres.
Veja os resultados:
Tintas Coral
Do preto para o Azul, letras um pouco mais modernas e, note bem: não precisa mais escrever a palavra “Tintas” na marca, todo mundo já sabe que tinta é Coral!
O que vocês acharam da nova marca da Coral?
Se sua empresa precisa criar uma marca ou reformulá-la, ou ainda se quiser desenvolver materiais como folders, banners digitais, papelaria e muitos outros, pode contar com a We Do Logos, a maior plataforma de criação da América Latina. Você faz seu pedido, define prazo, quanto quer pagar e em poucas horas já começa a receber as primeiras opções de arte para pedir quantas alterações quiser.
Saiba mais sobre a We Do Logos: