Design de marcas é um assunto que demanda talento e competência técnica. O manual da identidade visual, por exemplo, define tecnicamente como o logo pode ser aplicado, reunindo regras e recomendações que facilitam a percepção da marca na hora da divulgação. Para ajudar você a entender melhor a importância do design de marcas, reunimos exemplos de manuais de grandes marcas, além de 5 cases de renovação de identidade visual de marcas nacionais e internacionais.
Manuais de design de marca e exemplos de renovação
Quando uma marca é criada, é preciso desenvolver um manual de identidade visual, brand book ou manual de marca para que todos os envolvidos na criação de materiais de comunicação e ações de marketing possam empregar a marca com consistência, uniformidade e coerência. Em um segundo momento, normalmente alguns anos mais tarde, uma empresa pode resolver renovar sua marca, por diversos motivos. E aí, um novo manual deverá ser criado para documentar o novo design da marca.
4 exemplos de manuais de design de marcas
O site nfgraphics reuniu um grupo de imagens que mostram um pouco do manual de empresas como McDonald’s, MTV e Napster, por exemplo. Bem legal o design de marcas como estas!
Design da marca McDonald’s:
Design da marca MTV:
Design da marca General Electric:
Design da marca Napster:
Clique aqui para ver a lista completa e ter acesso aos arquivos em PDF desses manuais de design de marca.
5 exemplos de evolução do design de marcas famosas
Apple
Engraçado pensar em como uma empresa que remete a alta tecnologia já teve como logo uma ilustração de Isaac Newton sentado embaixo de uma macieira simbolizando a denominada Lei da Gravitação, não é?
Sendo que hoje a marcar Apple é a mais valiosa do MUNDO superando Google, Coca Cola e outros. Segundo a agência de pesquisa Millward Brown nos Estados Unidos a marca está valendo mais de US$ 153 bilhões.
É galera, MAIS DE US$ 153 bilhões!
Nestlé
Para comemorar os 90 anos da marca no Brasil a Nestle reeditou três latas de Nescafé Tradição. As embalagens são do ano de 1953, 1968 e 1985 e são vendidas em um Pack que presenteia os apreciadores da marca com a clássica caneca vermelha da marca.
![Design de marca - Nestlé](https://static.wixstatic.com/media/b4cdae_264f6b8df78840d09ff80ebd39801e3a~mv2.png/v1/fill/w_400,h_300,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/b4cdae_264f6b8df78840d09ff80ebd39801e3a~mv2.png)
Fonte: Embalagem Marca
Cereser
A empresa Cereser lança sidra com embalagem especial para comemorar os 85 anos da bebida. A versão limitada foi decorada com rótulo termoencolhível.
![design de marcas - cereser](https://static.wixstatic.com/media/b4cdae_1a6392015f7c40519bd81e63992a81a2~mv2.jpg/v1/fill/w_214,h_400,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/b4cdae_1a6392015f7c40519bd81e63992a81a2~mv2.jpg)
Joe’s Ice Cream
Com 90 anos, uma das marcas de sorvete mais antigas do Reino Unido renovou suas embalagens tendo em vista elevar os preços no mercado. É, o design de marca também serve para isso! A Joe’s Ice Cream percebeu que o visual era um dos motivos que impedia a marca de crescer no mercado. Assim, pensaram em uma forma de assegurar a adição de valores da marca tanto monetariamente como emocionalmente.
Como o sorvete é muito conhecido, a empresa teve o desafio de colocar, por meio do design, os seus fãs no coração da marca. A ideia foi estampar seus comentários através de toda a embalagem. No fim, o que começou com um projeto de embalagem, estendeu-se por toda identidade visual, do menu aos pôsteres.
Veja os resultados:
Tintas Coral
Do preto para o Azul, letras um pouco mais modernas e, note bem: não precisa mais escrever a palavra “Tintas” na marca, todo mundo já sabe que tinta é Coral!
![design de marcas - Coral](https://static.wixstatic.com/media/b4cdae_902bc3056b14458d816d4c82163e890a~mv2.jpg/v1/fill/w_320,h_267,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/b4cdae_902bc3056b14458d816d4c82163e890a~mv2.jpg)
O que vocês acharam da nova marca da Coral?
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