Ter uma loja de roupas bem decorada é passo importante para atrair clientes e vender mais. Por isso, antes de montar uma loja de roupas feminina ou masculina, é importante se ater às dicas de um designer de loja de roupas, o profissional da área de design de interiores que decora ambientes de comércios como este, do ramo da moda.
Este segmento de decoração envolve alguns detalhes, como o estilo da loja e tipo de segmento de moda, por exemplo. O designer de loja de roupas se responsabiliza, portanto, em resolver itens como cores, iluminação, posição de objetos, metragem adequada para o espaço, escolha de material de decoração, como mobílias, entre outros detalhes.
5 dicas de decoração infalíveis para lojas de roupas
Veja algumas dicas de decoração que um designer de loja de roupas aprovaria para deixar o ambiente no estilo e com as características certas para atrair mais consumidores e se destacar no mercado.
1- Divisão de ambiente
Antes de colocar manequins e pendurar prateleiras, analisar o ambiente para ver onde ficarão as peças e mobílias é fundamental. Por isso, com lápis e um papel em branco em mãos, a recomendação de um designer de loja de roupas é definir as divisões do espaço.
Escolha onde vão ficar o caixa de recebimento, local de araras e cabideiros, local para clientes se sentarem (se houver), estoque e vitrine. Nesta etapa, é importante medir o ambiente com uma trena para descobrir o tamanho do espaço e analisar quais elementos poderão ser adicionados a essa loja vazia.
Ao montar esse desenho do ambiente, o empreendedor terá uma ideia do volume de peças que poderá disponibilizar para venda, verá como o espaço será apresentado para os clientes e como abrigará as mobílias.
2- Cor de loja
Escolher a cor certa é meio caminho andado para fazer um projeto de decoração de loja bem-sucedido. As cores tem basicamente três funções: representar a marca, estar de acordo com o ambiente e motivar os clientes a comprar.
Amarelo e laranja, por exemplo, são cores que remetem à criatividade e podem ser boas dicas ambientar uma loja atrelada do segmento moda verão Já as tonalidades das cores vão depender do direcionamento da marca.
O importante é sincronizar as cores da marca à sintonia do ambiente.
Saiba, porém, que dar à loja uma cor, sendo a marca de outra, pode causar desequilíbrio visual no espaço. O bom resultado será sempre a motivação, acolhimento e a coerência entre as cores aplicadas ao conceito da marca da empresa.
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3- Exposição das roupas
Visualmente, essa é uma das partes imprescindíveis que o designer de lojas de roupas deve definir para a marca. A exposição de peças é o carro-chefe do ambiente visual.
Quem bater o olho será atraído pela configuração visual do espaço. Por isso, a exposição precisa ser destaque.
Neste ponto, a colocação das peças precisa obedecer três conselhos básicos de decoração:
Escolha variedade de roupas;
Organize mobília de modo a criar um ambiente agradável, com espaço para o trânsito de clientes;
Deixe as roupas visíveis. Aposte em araras para que o cliente veja rapidamente as peças e modelos disponíveis na loja. Ou seja, não esconda produtos.
4- Iluminação do ambiente
A iluminação serve para colocar produtos em destaque, mas deixando ainda mais em evidência as peças que devem ser vendidas por algum motivo especial (ou por estarem em promoção, por estarem na moda ou por ser uma peça indicada para aquela estação do ano).
Pense nisso na hora de colocar as luminárias e de escolher a melhor posição para iluminação do ambiente de sua loja.
5- Objetos de decoração
Luminárias estilosas, puffs bem decorados com tecidos coloridos ou neutros (que combinem com o restante da decoração da loja), quadros, posters, espelhos, cadeiras decorativas e painéis são boas peças para uma loja do segmento de moda.
O designer de de loja de roupas, ou seja, um designer de interiores especializado nesse comércio, tem bons olhos para analisar bem as cores e as posições da mobília e também dos objetos de decoração desses ambientes.