Veja algumas dicas de etiquetas que podem ajudar a melhorar a interação entre chefes e colaboradores 😉
Não se esconda atrás da mesa
A mesa do chefe é um lugar para que o mesmo se refugie com a finalidade de analizar problemas ou até mesmo esfriar as ideias. Mas ficar sempre atrás da mesa causa uma péssima impressão e passa a sensação de que você está inacessível. Então evite isso! Circule pelo escritório e se for conversar com algum funcionário ou cliente escolha outra sala, onde possam ficar confortáveis e sem barreiras.
Bate-papo
O bate papo lhe aproxima dos funcionários e abre um canal de comunicação entre ambos, além de deixar um clima mais leve na empresa. Porém nada de conversas muito pessoais! Fale do tempo, esportes e outros assuntos leves.
E-mails
Evite abreviaturas e emoticons em seus e-mails. Use uma linguagem mais formal, principalmente se for o primeiro e-mail. Aos poucos você pode deixar essa troca mais amigável, porém tenha limites.
Elogios
Não adianta distribuir elogios só para agradar. Encontre motivos reais para elogiar seus colaboradores. Veja a diferença entre que é ouvir “Bom trabalho” e “Acabei de ler seu relatório, parabéns pelos resultados deste mês!” Este sem dúvidas é melhor.
Vestimenta
Vista-se de acordo com seu negócio. Se ele é uma fábrica de bikes, não há nada errado em, às vezes, usar algo mais casual como bermuda e tênis, por exemoplo. Agora não dá para chegar assim em um escritório. Seu traje deve acompanhar seu cargo e o tipo de empresa que dirige.
Emoções
Procure mater uma expressão agradável e acolhedora para com seus funcionários, mesmo diante de um trabalho que não saiu como esperado. Uma expressão que transmita tranquilidade faz a diferença dentro de uma empresa.
Fonte: Papo de Empreendedor