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Dicas imperdíveis para aprender a gerir seu tempo e aumentar a produtividade

Ser empreendedor não é apenas se arriscar em uma mercado desconhecido, mas também não deixar o tempo passar em vão, organização e planejamento são fundamentais para que isso não aconteça! Não sabe nem por onde começar? Siga as nossas dicas e acelere a sua produtividade!


Priorize: aprenda a separar o que é urgente do que não é

Você sabe a diferença entre urgente e importante? Urgente é aquela tarefa que tem que ser entregue o mais rápido possível (um projeto cujo prazo de entrega vence hoje, por exemplo). Importante é uma tarefa que precisa ser executada, mas que conta com tempo hábil para isso (pode ser um trabalho para a próxima semana, mas que exige pesquisa mais apurada). Classifique as suas tarefas e/ou rotinas utilizando esses critérios. Identificou algo que não é nem urgente, nem importante? Risque da sua lista!

Identifique os sabotadores da sua produtividade

Você tem um trabalho grande para entregar mas passou a tarde consolando um amigo no bate-papo do Facebook? Ou os e-mails chegando a todo momento o obrigam a parar o trabalho muitas vezes por dia? Identifique o que está roubando o seu tempo e elimine sem piedade! Não precisa se isolar do mundo, mas experimente deixar as redes sociais restritas a alguns horários – como depois do almoço ou no começo da noite.

Mas se o seu problema são os e-mails que chegam sem parar, anote esta dica revolucionária: estabeleça horários de leitura (duas ou três vezes por dia) e desligue o alerta de mensagens. Cumpra à risca! Se a ansiedade for muito grande, redija uma resposta automática, explicando que entrará em contato em breve com o remetente e orientando que casos urgentes devem entrar em contato por telefone ou WhatsApp.

Você verá que estabelecer horários para checar sua caixa de entrada e se concentrar nas tarefas importantes durante o resto do dia operará milagres em sua produtividade!


Técnicas e ferramentas de gerenciamento de tarefas

Agora que você já aprendeu a priorizar e identificou o que está sabotando a sua produtividade, pode aplicar algumas técnicas que o ajudarão a organizar melhor o trabalho:

Planejamento em lousa calendário

Elaborar planejamentos mensais e semanais é uma ótima estratégia de gerenciamento do tempo, porque permite que você tenha controle sobre seus compromissos e possa agendar com segurança a entrega de seus projetos. Utilizar um calendário fixada na parede favorece a visualização rápida na hora de dar um prazo para o cliente que está no telefone.

To-do lists e “big rocks”

Uma das mais simples e mais eficazes técnicas de organização diária são as “to-do lists”. No começo do dia, identifique as tarefas que precisam ser feitas e catalogue-as de acordo com a prioridade. Ao longo do dia, vá riscando as tarefas cumpridas. Para aumentar ainda mais a eficácia dessa técnica, eleja, diariamente, as tarefas “big rocks” – aquelas tarefas que tem de ser cumpridas naquele dia de qualquer forma. Para não embolar o meio de campo, o ideal é eleger no máximo três tarefas “big rocks” por dia.

Técnica pomodoro

A premissa dessa técnica de gerenciamento de tempo é simples: divida o tempo total de trabalho em períodos de meia hora. Dentro desses períodos, você trabalha por 25 minutos ininterruptos e descansa 5 minutos. A cada quatro períodos – ou seja, a cada duas horas – faz um intervalo maior, de 15 minutos. A técnica pode ser muito útil para pessoas que se dispersam facilmente, se efetivamente cumprirem a proposta à risca.

Com organização e impondo prioridades, trabalhar por conta própria volta a ser um prazer, e não uma tortura!

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E você, tem dificuldade em organizar o seu tempo? Conte-nos sua experiência nos comentários!


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