Um cartão de visita tem que transmitir a imagem geral do seu negócio. Parece ser bem difícil conseguir isso, pois o cartão é pequeno e não é a história da sua empresa que ele tem que passar, mas sim a imagem profissional que as pessoas precisam lembrar sempre que precisarem do produto ou serviço do seu ramo. Para tornar mais fácil essa tarefa, elaboramos 5 dicas para fazer cartão de visitas.
Dê uma olhada ainda em: 10 dicas de como criar cartão de visita perfeitos.
5 dicas para fazer cartão de visitas
1. Corpo do cartão
Primeiramente, você precisa definir o tamanho, design e o acabamento do seu cartão de visitas. O tamanho padrão gira em torno do 5 cm x 9 cm. É um tamanho perfeito, pois cabe direitinho no bolso. Já em relação ao acabamento, existem dois tipos mais comuns, que são o com brilho e o fosco.
Em um acabamento com brilho, o revestimento de verniz é adicionado ao cartão, dando uma aparência brilhante e protegendo melhor o cartão contra desgastes, rasgos e manchas. O acabamento fosco é mais clássico e sua textura passa um toque mais suave.
Aqui algumas dicas para fazer cartão de visitas mais incrementado, usando os seguintes acabamentos:
Cortes;
Corte especial;
Corte e vinco;
Vinco;
Furo;
Serrilha reta;
Aplicação de verniz acima dos 30%;
Corte em cantos arredondados.
No design, para ter um cartão de visitas bem elaborado visualmente, é preciso contratar um profissional. Isso porque alguns elementos influenciam muito no desempenho para um resultado final de qualidade, como local dos elementos, hierarquia do texto, escolha das fontes, imagens e cores, entre outros. Então, se o seu orçamento permite a contratação de um designer, contrate um já, pois a apresentação do seu negócio está neste cartão.
Procura um cartão de visita para a área da Contabilidade? Saiba mais em nosso blog: Cartão de visita para contador: mais de 10 modelos e dicas.
2. O que o cartão de visita deve informar
Entre as mais importantes dicas para fazer cartão de visitas, está o aproveitamento dos dois lados do cartão. Embora muitas pessoas acreditem que a impressão em ambos os lados seja por um valor maior, isso é um equívoco. Ao utilizar os dois lados do cartão, você ganha mais espaço para suas informações no material. E quanto mais bem distribuídas as informações, maior será o retorno.
Na parte da frente, você pode exibir o logotipo ou um nome que destaque a marca. Já a parte de trás pode ser utilizada para os seus contatos e informações, como o nome, e-mail, cargo, endereço, entre outros. Use todos os espaços do cartão de visitas a seu favor.
Lembre-se de que o seu cartão de visitas foi criado para servir de um lembrete sobre o seu serviço para as pessoas. Veja então algumas informações muito importantes e que não podem ficar de fora do seu cartão de visitas:
Nome;
Logotipo;
E-mail;
Cargo;
Telefone;
Endereço do site;
Endereço físico.
3. Dica #3: Ortografia
Esta é uma das dicas para fazer cartão de visitas que muitos se esquecem. É bem desagradável você imprimir 1000 cartões e depois perceber um erro ortográfico e, para não perder a impressão, entregar para as pessoas assim mesmo. Então, siga esta dica para fazer cartão de visita: revise ao máximo a ortografia para não ter que correr o risco de passar por esse tipo de situação.
Confira aqui a qualidade dos modelos de cartão de visitas criados através da We Do Logos para esta clínica odontológica.
4. Dica #4: Alinhamento do cartão de visita
Alinhe as informações para a direita ou para a esquerda, organizando a orientação de leitura. Dessa forma, o cartão torna-se ordenado e estéticamente agradável, transmitindo uma sensação maior de profissionalismo e ajudando muito no seu marketing profissional.
Interessado em Marketing Jurídico? Veja também: 5 dicas e 20 modelos de cartão de visita para advogados
5. Quais cores para fazer o cartão de visita?
Outra dica, que está entre as mais importantes dicas para fazer cartão de visita, é ter cautela para pensar nas cores. As cores falam muito sobre você, então, se você é uma pessoa confiante e simpática, a cor ideal é o azul. Se você é uma pessoa mais tranquila, os tons verdes serão os mais indicados. Você tem muita energia? Opte pelo vermelho; mas se você é uma pessoa elegante, o preto ficará muito bem.
E não se esqueça: crie um slogan pessoal, pois isso chama a atenção em relação aos demais cartões que todos recebem. Por exemplo, um web designer pode colocar: “Arthur Matos – Desenvolvedor de sites incríveis”.
Os designers da We Do Logos sempre fazem o melhor para sua empresa. Confira este vídeo sobre o restaurante carioca que fez toda sua identidade visual com a We Do Logos. Vídeo CASE: Point do Macarrão.
A criatividade conta muito no cartão de visitas, pois um cartão criativo e diferente chamará a atenção dos clientes e eles se lembrarão de você sempre que precisar. E estas dicas para fazer cartão de visitas já são um bom começo. Mas se você quer criar um cartão de visitas realmente profissional, uma ótima opção é contar com os serviços de design da We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina, onde você também poderá solicitar criação de logomarcas, layout de sites, panfletos e muito mais.