Um folder é um material impresso usado para divulgação que possui como característica as dobras, o que o torna um material extremamente versátil para o seu propósito.
Existem diversos tipos e formatos de folders. Um impresso em formato A4 dobrado ao meio, por exemplo, já pode ser considerado um folder.
Já os tipos de formatos A2 e A3 – maiores que o A4 – oferecem a possibilidade de modelos maiores e com mais dobras. Eles recebem eventualmente duas dobras verticais, o que proporciona um impresso com seis lados e, portanto, mais opções para a inserção de imagens e informações. Para entender melhor quais são os diferentes tipos de folder, confira diretamente no nosso portfolio dezenas de modelos de folder diferentes.
Nesses casos é possível inserir, ainda, uma dobra horizontal, o que geraria um folder com 12 lados, isto é, um excelente material para divulgar produtos ou serviços com muitos benefícios e vantagens que poderiam ser posicionados em “caixas” de informação.
A quantidade de dobras, o formato do papel e a posição de cada dobra, são parâmetros definidos pelo web designer em comum acordo com o seu cliente. Geralmente esses dados são inseridos no briefing, ou seja, no documento que contém as instruções para a criação do folder.
Artigo relacionado:
Tipos de cortes de abertura de folder
Quando se trata de criação de tipos de folders a imaginação e o preço são os únicos limitadores, pois além das dobras, podem-se gerar também como diferencial, cortes específicos como o que acompanha o contorno de uma garrafa de refrigerante ou cerveja num extremo do folder, fazer uma abertura [fenda] no papel para colocação de uma mídia de CD ou DVD ou, ainda, a colocação de alças de papel para que o folder imite uma bolsa, entre outros recursos.
Os tipos de folders mais criativos possuem, portanto, cortes e dobras bem colocados, assim como imagens em alta definição e slogans e textos explicativos, com fontes exclusivas.
Definir o formato e tipo do folder é algo que depende da verba disponível para produzi-lo, do objetivo a ser alcançado, do tipo de produto ou serviço [se de luxo ou não], entre outras variáveis.
A qualidade da impressão e o tipo de acabamento, que pode ser fosco, brilhante, envernizado, entre outros efeitos, são também de extrema importância para o sucesso da sua promoção de vendas.
Com quem criar meu folder?
Conte com a ajuda de profissionais para fazer seus folders e materiais de comunicação. Utilize os serviços de uma plataforma de concorrência criativa. Este tipo de plataforma coloca em concorrência vários profissionais para realizar um projeto. No caso da criação de um folder, por exemplo, vários designers enviarão propostas para seu projeto, de acordo com suas exigências.
Você pode interagir com eles (tudo de forma 100% online) para aprimorar as ideias e depois de um certo tempo (de 4 a 14 dias em média), você pode escolher o panfleto de propaganda que mais gostou, dentro de dezenas ou até centenas de propostas enviadas!
Gostou da ideia? A Logovia conta com mais de 80.000 designers e redatores cadastrados prontos para atender empresários e donos de empresa. Leia um pouco mais para entender melhor todos os benefícios de criar um projeto de sucesso na We Do Logos.