Embalagem para cosméticos: 4 dicas para se destacar no PDV

Na acirrada disputa pela atenção do consumidor, nas prateleiras, uma embalagem para cosméticos mais original pode se destacar perante as outras.

E isso vale por conta de uma série de fatores, que vai desde a identidade visual do produto ao design da embalagem em si.

Quer saber as principais dicas para criar uma embalagem para cosméticos que contribua para o sucesso da sua marca? Então confira tudo o que preparamos no post de hoje!

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Saiba mais: O que é design de embalagem e como usar em seu negócio

Por que investir em embalagem para cosméticos?

O setor de cosméticos é bastante disputado. Marcas similares, com produtos parecidos e com resultados semelhantes. Como se diferenciar neste meio, portanto?

Para muitos consumidores, o visual das embalagens para cosméticos tem grande peso na decisão de compra.

Afinal de contas, tendo tantas características em comum, o ideal é que se conquiste o público-alvo com uma embalagem atraente, que transmita a personalidade da sua marca e, igualmente, do seu consumidor.

Mas qual é a proposta arrasadora para criar embalagens para cosméticos? Para começar, é preciso focar em:

  •         Destacar o seu produto.
  •         Apresentar a marca e as características do produto.
  •         Trazer instruções de uso e cuidados de manuseio.
  •         Proteger o produto.
  •         Destacar a personalidade da sua marca
  •         Impulsionar a decisão de compra.

Agora, com base nessas informações, vamos conferir quais são os principais pontos que merecem a sua atenção, para criar uma embalagem para cosmético interessante?

Veja também: A importância da embalagem para vender mais e o case Doritos

1. Trabalhe na imagem do seu rótulo

Dissemos, anteriormente, que um visual atraente pode ser o diferencial da sua marca. Tratando-se de um setor como o de cosmética, a apresentação é tudo!

Por isso, inspire-se em trazer a personalidade da sua marca para a identidade visual dos seus produtos. Quanto mais você fugir do lugar-comum — sem perder a funcionalidade, melhor.

DICA: Como abrir uma loja de cosméticos descolada e lucrativa

2. Crie embalagens funcionais

A estética é importante? É, mas vale lembrar que a embalagem tem como principal função conservar o produto corretamente.

Por isso, equilibre o visual da embalagem com sua funcionalidade. No caso dos cosméticos, convém fazer pesquisas de mercado, com o intuito de entender as principais dificuldades e contratempos que os consumidores encontram ao utilizar embalagens similares à sua.

A partir daí, novas ideias podem surgir que vão trazer ainda mais destaque à sua marca.

Veja mais: Ideias criativas: venda mais com embalagens personalizadas

3. Equilibre imagens e textos

Com ilustrações, imagens e ícones, você consegue harmonizar bem o design das suas embalagens de cosméticos.

Vale ressaltar, inclusive, que essa harmonia entre imagem e texto ajuda tanto na apresentação visual do seu produto quanto na leitura do consumidor, que pode encontrar as informações desejadas com mais facilidade.

Inspire-se: 8 embalagens diferentes e criativas e 7 dicas para criá-las

4. Crie embalagens sazonais

Aqui, o investimento pode ser mais salgado, já que você vai iniciar uma produção nova sempre que desejar edições especiais das suas embalagens, mas o retorno pode ser ainda mais gratificante.

Ao trazer algo diferente para o consumidor, seja ele alguém já fidelizado ou não pela sua marca, os olhos recaem, naturalmente, para o produto em destaque.

Assim, promova edições especiais e confira como as suas embalagens para cosméticos podem sumir rapidamente das prateleiras!

Confira: Como fazer embalagens criativas e destacar sua marca no PDV

Exemplos de embalagens de cosméticos criadas online

Usar a internet por meio de diversos sites e aplicativos é uma alternativa que tem atraído muitos empresários em busca de diminuição de despesas. E, hoje em dia, até a criação de embalagens de cosméticos é possível de ser feita online, com muita qualidade, agilidade, grande quantidade de opções para escolher e um preço justo.

Veja:  Como cortar gastos na empresa com 7 sites de colaborativos

Um exemplo disso são as embalagens criadas na We Do Logos, a maior plataforma criativa da América Latina, com quase 80 mil designers cadastrados.

Dê uma olhada neste projeto de criação de embalagens para o produto “SoftSkin”. A empresa de cosméticos que fez o pedido de desenvolvimento da embalagem no site, recebeu um total de 30 opções de arte para escolher e até pedir ajustes, enviadas por 6 designers diferentes. Veja algumas das embalagens que participaram desta concorrência:

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Acesse aqui mais exemplos de embalagens deste projeto.

Cuidados ao criar embalagem para cosméticos

Suas embalagens para cosméticos podem se destacar, nos PDVs (pontos de venda), bastando seguir essas dicas que indicamos.

No entanto, vamos reforçar a importância de equilibrar o visual, tão bem visto em embalagens para o setor de cosméticos, quanto a funcionalidade do produto.

Suas embalagens devem ser fáceis de carregar e transportar e, acima de tudo, garantir que o produto seja devidamente armazenado — não derramando-o ao carregá-lo, por exemplo.

Outra dica que podemos adiantar sobre este assunto é relacionada à logística do produto.

Afinal de contas, ela garante que você consiga transportar o produto com economia de espaço — isso sem falar no estoque do consumidor, também. Por isso, o design da embalagem deve ser pensado de uma maneira prática para o armazenamento fácil e ágil no dia a dia.

Confira também: A embalagem como ferramenta de marketing

Diferencie-se com uma embalagem para cosméticos criativa

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Agora que você já conheceu a importância de investir em embalagens para cosméticos, as principais dicas para criar uma embalagem de encantar os olhos do consumidor e também os cuidados a serem tomados na composição dessa embalagem, inspire a sua equipe a propor novas ideias!

A cada nova embalagem criada, você verá como é possível obter o desejado destaque nos PDVs com um encantamento à primeira vista!

Vamos lá, acesse o link e comece agora mesmo seu projeto de criação de embalagem!

We Do Logos