Enquanto muitas matérias dizem o que você deve fazer para ter sucesso, essa diz tudo o que você não deve fazer caso queira ser um grande empreendedor. A opinião é de Steve Tobak, colunista da revista Entrepreneur. Para ele, que atua na Invisor, consultoria no Vale do Silício (EUA), é o trabalho que faz alguém se tornar um empreendedor.
De acordo com Tobak, que trabalhou com centenas de sócios e diretores de startups, não há uma receita do que fazer para se transformar em um empreendedor de sucesso. Por outro lado, há 7 práticas que devem ser evitadas por quem quer ter um negócio bem sucedido, confira aqui abaixo!
Empreendedores de verdade não equilibram trabalho e vida social
Segundo Tobak, os grandes empresários que trabalharam com ele são workaholics genuínos. O trabalho sempre vem primeiro. Eles não são pessoas que trabalham oito horas por dia e descansam no fim de semana. Eles vivem para fazer o que gostam – e eles gostam mesmo é de trabalhar.
Eles não tentam ser o que eles não são
Uma regra que se aplica à vida. Não dá para esconder sua real natureza. Mark Zuckerberg não usa camisetas em suas apresentações porque quer lançar moda. O criador do Facebook simplesmente se sente melhor sem usar um terno. Além disso, grandes empreendedores não costumam construir uma imagem pessoal. Mais uma vez: o que não envolve o trabalho não é levado em consideração.
Eles não trabalham pelo dinheiro
Na opinião de Tobak, grandes empreendedores fazem o que fazem pela vontade em criar algo novo. E como eles são focados como um raio laser, o dinheiro vem como uma consequência da paixão em inovar.
Eles não tem tarefas diárias
Grandes empreendedores não molham os pés na água. Eles pulam de cabeça, sem pensar no risco das pedras que estão sob as águas. Eles não fazem um pouco disso e um pouco daquilo. Quando eles batem em alguma coisa que acham ser legal e emocionante, eles vão com tudo.
Eles não se consideram visionários
De acordo com o colunista, os grandes empreendedores não se consideram grandes visionários, destinados à grandeza. Na maior parte das vezes, eles nunca pensaram em criar uma grande comparação. Mais uma vez, Zuckerberg serve de exemplo: o Facebook não foi criado para ser a maior rede social do mundo, mas apenas para o pessoal de sua universidade.
Eles não têm mentores virtuais
A maior parte das pessoas, não só quem tem a própria empresa, segue vários perfis inspiradores nas redes sociais. Tobak não é contra as redes sociais, mas deixa claro em seu artigo que o essencial é que um empreendedor tenha mentores de carne e osso.
Tobak diz que o Andy Grove, executivo da Intel, foi o mentor de Steve Jobs, que deu força para Larry Page e Sergey Brin, do Google. Por trás de um grande empreendedor, está sempre um grande mentor.
Eles não se chamam de empreendedores
Este é mais um sinal de que donos de empresas bem sucedidas não ligam para status. Eles são, simplesmente, os donos de seus próprios destinos. É a vontade de construir algo inovador é o que os inspira – e é por isso que eles se dão bem.
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Fonte: Jornal do Empreendedor