Diversos fatores podem ser responsáveis por fazer com que grandes empresas, já consolidadas em seus mercados, mudem de ramo de atuação e, até mesmo, transformem-se completamente.
Dificuldades financeiras, novas tecnologias, mudança do perfil dos clientes, vontade de ganhar uma parcela em outros mercados, levam empreendedores a ousar e transformar completamente o seu negócio.
Nesse sentido, fazer uma boa pesquisa de mercado, pode ajudar bastante, entre outros fatores.
Exemplos de empresas que se reinventaram e reconquistaram seu destaque no mercado
Dentre as empresas que se reinventaram e conseguiram vencer crises ou novas exigências do mercado, destacamos algumas que podem ser grandes inspirações. Confira:
1- Xerox
Um grande produto pode ser responsável pela total transformação de uma empresa e por seu sucesso. Tire as ideias do papel, construa protótipos, teste novas ideias e não tenha medo de ousar.
A empresa Xerox, por exemplo, que se tornou tão famosa a ponto de eternizar seu nome no dicionário como termo para fotocópias, surgiu no mercado como fabricante de papéis fotográficos.
A Haloid Photographic Company, foi fundada em 1906 e apenas em 1959, tudo mudou e a transformou na gigante que é até hoje. O agente transformador foi, nada mais nada menos que sua primeira máquina de fotocópia a Xerox 914, e seu sucesso arrebatador fez com que a empresa fosse rebatizada. Em 1961 ela passou a adotar o nome Xerox Corporation.
O que contribuiu para que alcançassem esse patamar foi sua conexão com as inovações e transformações tecnológicas.
Assim sendo, foram responsáveis, também, por criar a impressora a laser. Acredite se quiser, a Xerox foi umas das precursoras para a criação dos computadores pessoais, através do desenvolvimento de seu produto Xerox Alto.
2- BIC
Outro grande exemplo de marca que se tornou sinônimo de um produto, o que significa um grande sucesso, foi a empresa BIC. Das empresas que se reinventaram, nem todas transformam completamente seu negócio e a BIC é um desses exemplos.
Mesmo consolidada em seu mercado de atuação – estima-se que 57 canetas BICs são vendidas por segundo no mundo – a empresa não se acomodou e passou a alçar novos vôos.
Atualmente, são mais de 100 produtos completamente diferentes de canetas ou artigos de papelaria, e esse crescente portfólio começou a ser construído há 40 anos.
São três categorias principais: papelaria, acendedores e barbeadores, aumentando sua fatia nos mercados e, caso você esteja pensando que canetas, aparelhos de barbear e isqueiros não têm nada em comum, se enganou: todos esses itens são descartáveis.
As pesquisas de mercado realizadas pela empresa mostraram que as pessoas atribuíram uma grande aceitação a esses formatos de produtos, com a facilidade de só abrirem a embalagem e já usarem, e foi assim que a BIC entrou para o hall da fama das empresas que se reinventaram mesmo quando, aparentemente, não havia necessidade.
3- Nintendo
Diferente da BIC, uma das empresas que se reinventam com grande destaque devido ao nível de sua transformação foi a Nintendo. Em 1889, a empresa foi fundada por Fusajiro Yamauchi, no Japão e não tinha nada a ver com tecnologia – mas sim com jogos.
A empresa produzia cartões do Hanafuda, um tipo de baralho japonês utilizado em diversos tipos de jogos. Antes de se consolidar como uma das maiores criadoras de consoles e games, a Nintendo chegou a se aventurar tentando criar redes de moteis e taxis e precisou lidar com o fracasso de suas ideias antes de alcançar o sucesso que possui hoje – por isso, não desista de inovar frente ao primeiro desafio!
Tudo mudou em 1974, quando a Nintendo obteve o direito de distribuir o console Odyssey 100, da Magnavox – o primeiro aparelho do tipo. Assim, a empresa começou a enveredar pelo caminho certo para alcançar a criação de produtos que se tornaram símbolos da infância de diversas gerações, como o Game Boy, Super Nintendo, Nintendo 64, dentre tantos outros, que não param de serem lançados ano após ano.
Em 1985, finalmente, a Nintendo firmou os pés nesse mercado e é mundialmente conhecida pelos personagens de seus principais games – Super Mario e Donkey Kong, por exemplo.
Confira também: Inovação em serviços: clientes sempre satisfeitos