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Entenda como funciona o Google para empresas

Com mais de 26 mil funcionários e um valor de mercado estimado em mais de 380 bilhões de dólares, acho que podemos dizer sem sombra de dúvida que o Google é hoje uma das maiores potências do mundo. Uma potência que também investe em outros grandes nomes, como o Uber, o Medium, algumas empresas de robótica e até de biomedicina.

Porém, não dá para negar que o seu grande negócio continua sendo o seu famoso buscador, a sua ferramenta de encontrar e entregar conteúdo na web capaz de alavancar os negócios de qualquer empresa. Mas como funciona o Google? Como ele faz para encontrar o seu site e o que eu preciso fazer para aparecer na primeira página de resultados?

Se essas forem as perguntas que estão na sua cabeça, não se preocupe porque iremos responder todas elas aqui no post. Confira!


Encontrando o seu conteúdo

Você consegue imaginar como seria o mundo se não houvesse separação de produtos dentro das lojas e dos supermercados? Um mundo onde não existe o setor de eletrodomésticos ou livros e onde é perfeitamente normal encontrar uma melancia na mesma prateleira de uma batedeira? Pois esse mundo é a internet sem o Google.

Tal como uma espécie de detetive, o Google cuida de investigar cada link presente na web a fim de encontrar, ler e categorizar uma nova página em seu banco de dados, deixando todas as informações separadinhas para nós por assunto ou palavra-chave. Mas como funciona essa “investigação”?

Bem, existem duas formas dele fazer isso: uma é entrando diariamente nas páginas que já estão armazenadas em seu banco de dados e verificando se existe algo de diferente nelas. Por isso, se por acaso alguma dessas páginas indicar o seu site — em um comentário ou até em um link no rodapé — o Google seguirá aquela indicação e acabará descobrindo o seu endereço.

A outra maneira (até mais prática) para que ele descubra a sua url é você indicar o link diretamente para ele por meio da ferramenta Google Webmasters, um lugar onde é possível dar a ele um mapa do seu site com tudo que existe, criando a partir daí aquilo que chamamos de indexação.


O papel do Google Plus na indexação

Ainda que muita gente considere o Google Plus como uma rede social menor que o Facebook, Instagram e Twitter, ela tem uma grande importância para a indexação do seu conteúdo dentro do Google. Por causa disso, ainda que o número de seguidores de uma marca nesse ambiente não seja tão grande, usá-la como forma de indexação também pode ser uma boa ideia.

Criando autoridade

Com todas as páginas de um site indexadas no banco de dados do Google, a próxima etapa para que ele apareça em uma boa colocação do resultado de buscas — pelo menos até a segunda ou terceira página — é dando algum tipo de autoridade para ele.

E o que é essa “autoridade”?

De forma bastante direta, a autoridade do seu site tem a ver com a relevância dele dentro da rede. Para medir essa autoridade o Google leva em conta alguns aspectos como: números de links internos dentro do site, número de links externos — ou seja, outras páginas falando da sua — e a quantidade de visitantes que entraram ou procuraram pelo seu conteúdo. Quanto maior for a autoridade de uma página ou site, melhor será a sua colocação dentro das buscas.

Ah, e vale dizer ainda que muitas pessoas também conhecem esse termo (autoridade) como pagerank, algo que pode, inclusive, ser medido em sites como o do Moz.

Entregando exatamente aquilo que o seu visitante deseja

Então agora você já sabe como indexar o seu conteúdo na lista do Google e sabe também qual é a importância de ter links das suas páginas espalhadas por toda a web, certo? Mas e a parte de conteúdo? Como saber ao certo o que o seu público está procurando na internet? O Google pode ajudar com isso também?

Sim, ele pode. Por meio das ferramentas Trends e Keyword Planner é possível descobrir quais são os assuntos mais comentados na web naquele dia e até quantas pessoas estão procurando por um determinado assunto no país ou em sua cidade nos últimos meses. Algo de suma importância para qualquer estratégia de marketing digital — e que já demos como dica para fazer seu blog bombar!

Descobriu quais assuntos o seu público pode estar mais a fim de encontrar? Então agora é a hora de colocar tudo isso em seu site, seja nas páginas de produtos ou, de preferência, em um bom blog corporativo — vale dizer, inclusive, que foi com ajuda de um blog corporativo que a We do Logos viu seus acessos subirem 367% em 3 meses!

A necessidade de ter um site responsivo

Por último (e não menos importante), vem a necessidade de ter um site responsivo, daqueles que funcionam corretamente tanto em computadores quanto em celulares ou tablets. Algo que pode ser decisivo no sucesso do seu endereço na rede.


De olho no aumento do acesso à internet com aparelhos móveis, em abril de 2015, o Google fez uma importante mudança em seu algoritmo dando prioridade nas buscas para os sites que fossem “mobile-friendly” — termos que eles usam para se referir aos sites responsivos.

E para ajudar aquelas pessoas que não sabem se o seu site passa ou não no teste responsivo do Google, a própria empresa liberou uma ferramenta chamada teste de compatibilidade com dispositivos móveis onde é possível conferir se um endereço está ok ou não para rodar nos celulares e tablets mais modernos. Portanto, se você estiver em dúvida sobre a sua home page, melhor dar uma conferida por lá.

Como vimos nesse post, não é nada complicado indicar o seu site para os buscadores do Google e nem mesmo fazer com que um endereço ganhe mais notoriedade ali dentro. Basta produzir um bom conteúdo para os seus visitantes e deixar a sua página pronta para rodar em qualquer tipo de aparelho. E já que agora você sabe como o Google funciona, que tal tirar ainda mais proveito dessa importante ferramenta da web e alavancar o seu negócio?

Além de um site responsivo o Google também premia seu site se ele tiver uma boa política de privacidade. Se você ainda não tem isso na sua página é essencial que tenha.

Ah, e se quiser saber ainda mais sobre esse assunto, confira o nosso post onde ensinamos como subir seu site para o topo das buscas do Google!

Dica Importante!

Cuidar do design do seu site e da sua empresa conta muito para o rankeamento também! Isso você pode conferir melhor em outro post nosso com 5 motivos de porque todo designer precisa entender de SEO e por que um bom design é o futuro do Marketing de Conteúdo!

Mas quem vai cuidar desse designer para você? Pode contar com a We Do Logos! O maior site de concorrência criativa da América Latina conta com mais de 80.000 profissionais de criação prontos para criar uma Logo, Embalagem, Uniforme, Site e tudo que sua empresa precisar!


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