Às vezes nem nos damos conta do tempo que gastamos checando as redes sociais. Parece que elas ocupam pouco do nosso dia, mas isso está longe da realidade.
usuário repleto de atividades e interações na internet.
O Brasil é um dos poucos países onde a população passa em média mais de 9 horas por dia conectada a internet. De acordo com dados da “2018 Global digital”, o tempo dedicado às redes sociais é 60% maior do que o resto do mundo.
De acordo com esses dados, a primeira conclusão que se pode chegar é que a sua marca deve estar online. A segunda é que as redes sociais são parte essencial da promoção e relacionamento.
É bem provável que você já utilize as redes sociais como um canal de comunicação para seu negócio. Porém, já parou para avaliar em qual das redes sociais se encontra o maior volume de clientes interessados na sua oferta?
O Facebook e o Instagram não são as únicas redes sociais existentes, mas são as duas mais usadas pelos brasileiros. Por isso, vamos tratar delas nesse post.
Facebook x Instagram
O Facebook é a maior rede social do mundo e também uma das mais completas. É perfeita para que as marcas criem páginas para compartilhar seu conteúdo e manter o relacionamento com seus clientes. Na página é possível compartilhar fotos, vídeos, links, impulsionar publicações para alcançar um público maior e criar anúncios em todo Facebook. Apesar das páginas serem semelhantes aos perfis pessoais, elas apresentam ferramentas de monitoramento, relacionamento e informações sobre a organização.
O Instagram é voltado para imagens e nessa rede social você segue pessoas e elas podem te seguir também. Na rede é possível publicar fotos, vídeos, fazer stories, comentar em publicações e enviar mensagens diretas. Além disso, o perfil profissional libera ferramentas de monitoramento para mensurar o engajamento do seu perfil e criação de anúncios.
Adapte o conteúdo
O conteúdo de cada rede social deve ser produzido separadamente. Cada uma delas possui formatos e comunicação diferentes que devem ser pensados antes da produção.
No Facebook o tamanho do texto não importa muito, desde que sua imagem seja uma boa isca. É uma rede para postagens mais longas, com mais texto e permite o compartilhamento pelos usuários. A imagem deve gerar curiosidade e atrair o usuário para o texto que antecede a imagem. Além disso, devido ao compartilhamento, o Facebook é uma ótima opção se você deseja viralizar uma publicação.
O Instagram é mais visual e funciona de maneira mais instantânea. Fotos com muito texto e legendas muito grandes podem dispersar os seguidores e até evitar que novos usuários sigam o perfil. O Instagram é perfeito para usar as hashtags! Assim você tem a chance de atrair um público maior e encontrar postagens semelhantes a sua.
Ambas as redes possuem a opção de fazer stories, aquelas postagens que tem duração de 24 horas. Porém, o Instagram possui o recurso de destaque de stories, onde você pode tornar uma publicação permanente no seu perfil, algo que o Facebook ainda não faz. Por isso, é preciso pensar em qual conteúdo irá compartilhar e se ele deve ser temporário ou não.
Escolhendo uma rede social para seu negócio
Para escolher a principal rede social para o seu negócio, é necessário pensar um pouco sobre as características de cada uma. Ao comparar o Facebook e Instagram, é necessário pensar no público alvo. O Facebook, por exemplo, embora seja a rede social mais utilizada e democrática, possui maior popularidade com o público maduro. Enquanto isso, o Instagram é sucesso com a geração mais nova.
Além do público alvo, é necessário analisar o seu produto ou serviço. O Instagram é uma rede social muito visual e se você trabalha com, por exemplo, moda e acessórios femininos, essa rede é perfeita para você. Se seu produto possui mais especificações técnicas e você utiliza vídeos mais longos, o Facebook talvez seja a melhor opção.
Claro, nada do que foi dito aqui impede de utilizar as duas redes sociais para sua empresa. Não existe uma fórmula pronta. O importante é divulgar a sua oferta sempre pensando no seu público alvo e nas particularidades de cada rede social para adaptar o conteúdo.
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