O email marketing é, hoje em dia, uma das principais ferramentas de marketing digital para atrair e fidelizar clientes.
Entretanto, as constantes metamorfoses tecnológicas colocam os empreendedores em dúvida. Afinal de contas, qual é a melhor ferramenta de envio de e-mail marketing?
Para responder a esta pergunta, vamos falar sobre os principais softwares do mercado. A ideia é que, ao final desta leitura, você consiga identificar a ferramenta de envio de e-mail marketing ideal para você. Confira!
Dicas de ferramentas de envio de e-mail marketing
Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail marketing é uma excelente ferramenta para divulgar seus produtos e serviços. Mas é preciso que se sigam as regras corretas e se use o melhor da tecnologia. Enviar conteúdos interessantes para seus clientes, a chamada nutrição de leads, é uma das formas mais efetivas de se fazer isso.
Antes de enviar, atenção!
A eficácia do e-mail marketing foi colocada em dúvida ao longo de anos. Isso porque, em pouco tempo, os consumidores exigiam que fossem removidos da lista de contatos.
Sabe por que isso acontecia com muita frequência?
Porque, muitas vezes, as empresas enviavam mensagens erradas, para o público e momento errados. Completamente o oposto do que pregam as boas práticas de marketing digital, por exemplo.
Com o tempo, descobriu-se que segmentar o público e atraí-lo para a sua lista de contatos permitia uma taxa de abertura muito maior! Sem falar no auxílio de uma providencial ferramenta de envio de e-mail marketing. Veremos a seguir um comparativo com 4 das principais ferramentas de e-mail marketing.
1- Mailchimp
O Mailchimp é um dos queridinhos dos consumidores. A ferramenta possui uma interface simples e leve que garante uma navegação sempre fluída. Possui versões paga e gratuita, um grande atrativo para PMEs.
Além disso, o Mailchimp se destaca por dispor de templates gratuitos para a confecção de e-mails. Para os empreendedores iniciantes, é uma ótima alternativa para reduzir os custos, sem perder a qualidade profissional.
O Mailchimp também tem se popularizado como uma eficiente ferramenta de e-mail marketing em razão da sua facilidade para gerenciar as suas campanhas de e-mail marketing. Sem falar que ela é compatível e passível de integração com outros softwares. Este é um grande trunfo dos programas hoje em dia.
Mas vale ficar de olho: essa ferramenta de e-mail marketing pode precisar de um investimento mais significativo, caso a sua lista seja grande e/ou muito segmentada. No plano gratuito, você pode cadastrar até 2.000 usuários na sua conta e enviar até 12.000 emails por mês para eles.
2- GetResponse
O GetResponse é uma ferramenta que vem ganhando espaço no mercado brasileiro. Diferente do Mailchimp, conta com interface em português, o que é um diferencial e tanto para alguns empreendedores.
Mas, sem dúvida, um dos grandes apelos comerciais que o GetResponse possui é a sua capacidade eficaz de automação. Essa particularidade faz toda a diferença para programar as suas campanhas e se preocupar menos com todo o fluxo de operações.
Além disso, esta ferramenta de envio de e-mail marketing também facilita o processo de confecção de e-mail. Funciona como uma espécie de editor visual no qual o usuário consegue personalizar as mensagens da maneira que quiser.
E, por fim, tem vencido a concorrência pela possibilidade de criar enquetes e landing pages para atrair leads. Fique por dentro dos planos disponíveis! Quem sabe não está de acordo com o previsto no seu orçamento?
3- Benchmark Email
Ideal para empreendedores em início de carreira, a Benchmark Email conquistou o público por ser uma ferramenta de envio de email marketing gratuita — para uma lista com até 2 mil contatos — e interface em português.
Mas se engana quem acha que os diferenciais da plataforma param por aí. Entre as principais particularidades da Benchmark, podemos citar:
Boa taxa de entrega de e-mails;
Possibilidade de criar formulários de captura;
Possui um servidor de e-mail dedicado apenas para disparos maiores;
Cria, se desejável, integração nos e-mails;
Excelente ferramenta de estatísticas e de monitoramento em tempo real;
Auxilia na criação de campanhas A/B.
Ou seja: mesmo para quem usa a versão gratuita desta ferramenta de envio de e-mail marketing, o custo/benefício é palpável!
4 – Mailify
Mailify é uma ferramenta de e-mail marketing e automação de marketing. Além disso, a nova versão conta com funcionalidade inéditas, como a possibilidade de criar formulários, landing pages e enviar SMS. A plataforma oferece templates gratuitos que são 100% responsivos, facilitando a vida de quem não entende muito de HTML. O editor de e-mails é completamente visual, e oferece vários campos dinâmicos de personalização.
A automação de marketing oferecida por Mailify é fácil de usar e oferece vários gatilhos que, automaticamente, disparam os seus e-mails no momento que você preferir. A ferramenta também oferece a possibilidade de realização de testes A/B, e geração de um relatório estatístico em tempo real das suas campanhas.
A interface da ferramenta é intuitiva, e a equipe de suporte/atenção ao cliente está sempre disponíveis por e-mail ou telefone. A ferramenta está disponível em versão completamente em Português e oferece a integração com WordPress, Magento e Shopify.
Inicialmente, você pode criar uma conta que vem com 1.000 e-mails e 10 SMS gratuitos.
Confira também: Conheça 4 tipos de estratégias de marketing digital
Conclusão
Mas, agora, é a sua vez! Citamos as principais ferramentas de e-mail marketing neste post, mas é você quem sabe quais são os verdadeiros diferenciais de cada uma, a partir do que você procura nas suas campanhas.
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Caso tenhamos deixado de lado a sua ferramenta de envio de email marketing favorita, compartilhe conosco nos comentários e, assim, ampliaremos a discussão!