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Aprenda a fazer os melhores folhetos para sua empresa ficar repleta de clientes!

Foto do escritor: We Do LogosWe Do Logos

Criar folhetos para divulgação faz parte de ações pontuais de marketing que têm intenção de promover produtos ou serviços.

Os folhetos podem ser facilmente compartilhados e a empresa propaga sua mensagem, apresenta sua marca e garante que o boca-boca tome boas proporções a partir de um papel.

O folheto, também chamado de panfleto, é um papel com ou sem dobras feito para transmitir as mensagens de divulgação de uma empresa. Por ser barato, é uma das estratégias mais antigas e mais utilizadas em divulgações publicitárias.

Escolher fazer folhetos de supermercado, restaurante ou qualquer outro tipo de negócio, principalmente lojas comerciais físicas, é um boa maneira de atrair clientes e aumentar o faturamento do negócio.


As regras de como como preparar o melhor projeto gráfico estão relacionadas ao produto ou serviço oferecido, público-alvo a ser alcançado e ao posicionamento da empresa. O folheto serve exatamente para isso: conquistar o maior número de clientes para um comércio, mas há outros motivos para sua produção.


Para que serve o folheto?

Semelhante a um flyer, papel com informações de produtos com 1 folha simples, o folheto pode ter mais conteúdo, tamanho maior, papel mais grosso e mais de 2 dobraduras. É uma espécie de livreto promocional para chamar atenção de itens de alguma empresa.

Ele serve para informar, promover produtos e serviços com intuito de vender chamando atenção do cliente pelo aspecto visual e informativo. A empresa que aposta em folhetos para aumentar suas vendas e se fazer conhecida sai ganhando. Deve-se pensar em outras 2 funções do folheto de divulgação:

  1. Um folheto serve para fidelizar clientes ao informar sobre promoções semanais, formas de adquirir descontos nas compras, além de exibir preços de produtos disponíveis durante um período.

  2. O folheto serve para ampliar a clientela. É direcionado para vários ramos de negócios, de restaurante, cabeleireiro, academia, petshop a lojas de informática, mercados e outros segmentos de negócios. Basta o empreendimento querer fazer uma divulgação impressa.

Folhetos: onde fazer, que material usar e quais os tamanhos

Gráficas e empresas chamadas bureau (birô) prestam o serviço de elaboração de arte (cores, texto, informações úteis) e fazem impressão de folhetos.

Um dica é usar a We Do Logos para fazer a arte de seus folhetos e imprimí-los na gráfica de sua preferência.

Os tamanhos de folhetos são:

  1. 10x15cm

  2. 10x20cm

  3. 15x20cm

  4. 20x20cm

  5. Personalizável

Os tipos de papéis para folhetos são:

  1. Reciclado. Tem cor de fundo bege ou amarronzado, bem rústico.

  2. Off-set. Tipo cartolina, é mais resistente.

  3. Couchê brilho ou fosco. O mais usado para produção de folhetos. Fica elegante, super bem apresentado e tem versões brilho e fosco.

As gramaturas de papel para folhetos podem ser:

  1. 115 gramas. O mais usado.

  2. 150 gramas. Mais resistente que o 115gr.

  3. 250 gramas. Pouco utilizado para folhetos de supermercados e restaurante e mais comum para revistas por ser muito grosso.

  4. 300 gramas. Mais grosso que o anterior. Não é recomendado para folhetos de circulação diária.

5 dicas para fazer o melhor folheto para a sua empresa

1- Aposte em cores diversificadas

Seja lá qual for o ramo do seu negócio, as cores vão servir para ganhar o consumidor pelos olhos. A combinação certa de cores deve ser usada intensamente, por isso, aposte na diversidade das cores para tornar os folhetos mais atraentes.

Para negócios de alimentação, vermelho e amarelo são consideradas as cores quentes pelos estudiosos do marketing. Para segmentos de cabelo, como salões de beleza, por exemplo, roxo, cinza e preto trazem a sofisticação que o universo do moda e bem-estar pregam nas propagandas.

2- Faça texto chamativo

Folhetos, principalmente os grandes, com mais de 2 dobras, precisam de conteúdo textual interessante que prenda a atenção do consumidor. Imagina ler um folheto com texto sem graça e sem nenhum impacto?

Os textos precisam usar técnicas de copywriting para prender a atenção do consumidor e despertar nele o interesse pelo seu produto ou serviço. Profissionais de marketing recomendam que os textos publicitários estejam sempre no imperativo. Precisam afirmar a sua marca e o seu produto.

3 – Capriche no layout

O layout gráfico ou chamado de projeto gráfico é a arte completa que o cliente verá ao ler folhetos. Ele é composto da área ocupada pelo design, formato da página, escolha das fontes, cores das fontes, posicionamento de elementos como texto, ilustrações e fotos, e margem da página.

Profissionais de design gráfico são especialistas em elaborar o melhor layout para o seu projeto gráfico. A dica é entregar o trabalho, portanto, para quem entende e garantir o layout caprichado que combine com o produto ou serviço vendido e com a mensagem que a empresa deseja transmitir.

4- Escolha a melhor foto

Um folheto sem foto é um mar sem água. É preciso escolher uma fotografia de impacto, que impressione e ganhe rapidamente a atenção do cliente.

Um exemplo: o folheto de uma empresa de petshop tem a foto de um cachorro comendo a ração da marca da empresa de babador e segurando uma colher em uma das patas.

Imaginou a cena fofa? Pois é isso que folhetos devem provocar: instigar a imaginação e desejo de compra. Quem não quer comprar um produto que relaciona um cãozinho a um momento superfofo, mesmo sendo surreal?

Reserve um tempo para escolher boas imagens, bem coloridas e muito bem produzidas para o folheto. Se preciso, contrate um fotógrafo. Elas precisam ter excelente resolução para sair bem na impressão, sem pixelização ou ruídos de imagem.

Preze sempre pela qualidade e do projeto como um todo.

5- Crie chamadas

Bons folhetos precisam de textos criativos e impactantes para impressionar. As “chamadas” são textos geralmente curtos (a regra pode ser quebrada dependendo da proposta), no imperativo, que estimulam o consumidor a comprar ou a se encantar com a produto ou serviço.

Precisando criar um folheto de qualidade, rapidamente e por um preço justo?


Envie seu pedido de folheto para o site da We Do Logos e receba rapidamente diversas opções de artes para dar sua opinião, pedir quantas alterações quiser e escolher a melhor de todas para usar em seu negócio.

Entenda como funciona a We Do Logos:


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