Criar folhetos para divulgação faz parte de ações pontuais de marketing que têm intenção de promover produtos ou serviços.
Os folhetos podem ser facilmente compartilhados e a empresa propaga sua mensagem, apresenta sua marca e garante que o boca-boca tome boas proporções a partir de um papel.
O folheto, também chamado de panfleto, é um papel com ou sem dobras feito para transmitir as mensagens de divulgação de uma empresa. Por ser barato, é uma das estratégias mais antigas e mais utilizadas em divulgações publicitárias.
Escolher fazer folhetos de supermercado, restaurante ou qualquer outro tipo de negócio, principalmente lojas comerciais físicas, é um boa maneira de atrair clientes e aumentar o faturamento do negócio.
As regras de como como preparar o melhor projeto gráfico estão relacionadas ao produto ou serviço oferecido, público-alvo a ser alcançado e ao posicionamento da empresa. O folheto serve exatamente para isso: conquistar o maior número de clientes para um comércio, mas há outros motivos para sua produção.
Para que serve o folheto?
Semelhante a um flyer, papel com informações de produtos com 1 folha simples, o folheto pode ter mais conteúdo, tamanho maior, papel mais grosso e mais de 2 dobraduras. É uma espécie de livreto promocional para chamar atenção de itens de alguma empresa.
Ele serve para informar, promover produtos e serviços com intuito de vender chamando atenção do cliente pelo aspecto visual e informativo. A empresa que aposta em folhetos para aumentar suas vendas e se fazer conhecida sai ganhando. Deve-se pensar em outras 2 funções do folheto de divulgação:
Um folheto serve para fidelizar clientes ao informar sobre promoções semanais, formas de adquirir descontos nas compras, além de exibir preços de produtos disponíveis durante um período.
O folheto serve para ampliar a clientela. É direcionado para vários ramos de negócios, de restaurante, cabeleireiro, academia, petshop a lojas de informática, mercados e outros segmentos de negócios. Basta o empreendimento querer fazer uma divulgação impressa.
Folhetos: onde fazer, que material usar e quais os tamanhos
Gráficas e empresas chamadas bureau (birô) prestam o serviço de elaboração de arte (cores, texto, informações úteis) e fazem impressão de folhetos.
Um dica é usar a We Do Logos para fazer a arte de seus folhetos e imprimí-los na gráfica de sua preferência.
Os tamanhos de folhetos são:
10x15cm
10x20cm
15x20cm
20x20cm
Personalizável
Os tipos de papéis para folhetos são:
Reciclado. Tem cor de fundo bege ou amarronzado, bem rústico.
Off-set. Tipo cartolina, é mais resistente.
Couchê brilho ou fosco. O mais usado para produção de folhetos. Fica elegante, super bem apresentado e tem versões brilho e fosco.
As gramaturas de papel para folhetos podem ser:
115 gramas. O mais usado.
150 gramas. Mais resistente que o 115gr.
250 gramas. Pouco utilizado para folhetos de supermercados e restaurante e mais comum para revistas por ser muito grosso.
300 gramas. Mais grosso que o anterior. Não é recomendado para folhetos de circulação diária.
5 dicas para fazer o melhor folheto para a sua empresa
1- Aposte em cores diversificadas
Seja lá qual for o ramo do seu negócio, as cores vão servir para ganhar o consumidor pelos olhos. A combinação certa de cores deve ser usada intensamente, por isso, aposte na diversidade das cores para tornar os folhetos mais atraentes.
Para negócios de alimentação, vermelho e amarelo são consideradas as cores quentes pelos estudiosos do marketing. Para segmentos de cabelo, como salões de beleza, por exemplo, roxo, cinza e preto trazem a sofisticação que o universo do moda e bem-estar pregam nas propagandas.
2- Faça texto chamativo
Folhetos, principalmente os grandes, com mais de 2 dobras, precisam de conteúdo textual interessante que prenda a atenção do consumidor. Imagina ler um folheto com texto sem graça e sem nenhum impacto?
Os textos precisam usar técnicas de copywriting para prender a atenção do consumidor e despertar nele o interesse pelo seu produto ou serviço. Profissionais de marketing recomendam que os textos publicitários estejam sempre no imperativo. Precisam afirmar a sua marca e o seu produto.
3 – Capriche no layout
O layout gráfico ou chamado de projeto gráfico é a arte completa que o cliente verá ao ler folhetos. Ele é composto da área ocupada pelo design, formato da página, escolha das fontes, cores das fontes, posicionamento de elementos como texto, ilustrações e fotos, e margem da página.
Profissionais de design gráfico são especialistas em elaborar o melhor layout para o seu projeto gráfico. A dica é entregar o trabalho, portanto, para quem entende e garantir o layout caprichado que combine com o produto ou serviço vendido e com a mensagem que a empresa deseja transmitir.
4- Escolha a melhor foto
Um folheto sem foto é um mar sem água. É preciso escolher uma fotografia de impacto, que impressione e ganhe rapidamente a atenção do cliente.
Um exemplo: o folheto de uma empresa de petshop tem a foto de um cachorro comendo a ração da marca da empresa de babador e segurando uma colher em uma das patas.
Imaginou a cena fofa? Pois é isso que folhetos devem provocar: instigar a imaginação e desejo de compra. Quem não quer comprar um produto que relaciona um cãozinho a um momento superfofo, mesmo sendo surreal?
Reserve um tempo para escolher boas imagens, bem coloridas e muito bem produzidas para o folheto. Se preciso, contrate um fotógrafo. Elas precisam ter excelente resolução para sair bem na impressão, sem pixelização ou ruídos de imagem.
Preze sempre pela qualidade e do projeto como um todo.
5- Crie chamadas
Bons folhetos precisam de textos criativos e impactantes para impressionar. As “chamadas” são textos geralmente curtos (a regra pode ser quebrada dependendo da proposta), no imperativo, que estimulam o consumidor a comprar ou a se encantar com a produto ou serviço.
Confira também: 20 modelos de folhetos sensacionais para você se inspirar
Precisando criar um folheto de qualidade, rapidamente e por um preço justo?
Envie seu pedido de folheto para o site da We Do Logos e receba rapidamente diversas opções de artes para dar sua opinião, pedir quantas alterações quiser e escolher a melhor de todas para usar em seu negócio.
Entenda como funciona a We Do Logos: