Cada vez mais freelancers estão entrando no mercado e você tem que se destacar no meio dessa multidão para ser conhecido e indicado como um bom designer. Para isso, separamos 6 dicas para que você possa estabelecer a sua marca pessoal como freelancer:
1. Tenha presença nas redes sociais
Você pode ser um dos melhores freelancers no mercado hoje, mas se você não tem uma presença pública as pessoas não vão lembrar de você. Estar presente em algumas redes sociais atualmente é imprescindível para que seu nome seja consolidado, confira algumas:
Dribbble
Esta é considerada uma das melhores comunidades de design no exterior, especialmente porque ela é baseada em convites. Se você é alguém que está tentando fazer um nome para si mesmo como um designer, este é o lugar certo.
Este é o lugar onde você deve focar se você está procurando um emprego ou tentando criar uma rede. É um lugar com uma atmosfera profissional e séria, onde as pessoas sabem que o negócio é o objetivo principal. É válido para fazer networkings mais profissionais.
Desde que o Facebook tem limitado a maneira que nós podemos alcançar o nosso público, o Twitter ainda é a rede que possui o maior número de pessoas em um site de mídia social. Seja interessante, criativo e divertido e você certamente vai ganhar seguidores. Não adote táticas como a compra de seguidores ou “seguidores por seguidores”, pois esses números ficarão sem sentido se eles não têm pessoas reais por trás deles.
Behance
Eu diria que esta é a alternativa gratuita ao Dribbble. Você pode ter uma configuração de conta personalizada e partilhar o seu trabalho com o mundo. Eles também oferecem a possibilidade de criar seu próprio portfólio online, com a ajuda de .
2. Defina seu tipo de estilo
A lisa mostra como ser original 🙂
Ser original é muito mais difícil do que parece. Atualmente, quase tudo já foi feito antes, então em vez de tentar fazer o impossível, sugiro que você defina a si mesmo usando um estilo particular em seu trabalho. Isto significa implementar a mesma mentalidade em seus projetos para que quando as pessoas olhem para seu portfólio, eles te identifiquem.
3. Tenha sua própria Logo
O logotipo de um freelancer deve ser excelente, porque esta é uma das primeiras coisas que os seus clientes irão ver ao lado do seu portfólio. Observe também que se você não é um empresa e nem uma figura pública muito conhecida, seu logotipo deve se apresentar e falar sobre a sua personalidade. Abreviar o seu nome ou criar um conceito muito abstrato geralmente não é uma boa ideia para passar a mensagem.
4. Tenha um portfólio e Blog atualizado
Um portfólio online é o sangue no corpo de um freelancer. Mantenha-o atualizado e apenas mostre os seus melhores trabalhos. Não importa o quão incrível o seu trabalho é se você ainda está usando o WordPress com o tema padrão.
Ter um blog é uma ótima maneira de compartilhar alguns de seus pensamentos. Certifique-se de postar pelo menos uma vez a cada poucas semanas, e não confundi-lo com o Facebook, coisas sem contexto não fazem sentido.
5. Apresente sua personalidade
As pessoas gostam de uma boa história. Se você tiver uma, por favor compartilhe com o mundo. Isto significa que você deve mostrar que você é uma pessoa com certas crenças, um senso de humor e uma personalidade. Os clientes irão apreciar algumas ideias pessoais para que eles saibam que não estamos lidando com pessoas que não tem nada de interessante para dizer.
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Fonte: 99 Design