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Guia prático sobre como abrir uma loja de sapatos

O mercado de calçados nunca está em baixa. No Brasil, principalmente, a produção segue a pleno vapor, com muito destaque interno, ainda, já que a produção industrial está distribuída por todo o Brasil.

Por isso, saber como abrir uma loja de sapatos pode ser uma incrível maneira de empreender com segurança.


Para auxiliar os novos empreendedores interessados em calçar elegância e versatilidade nos seus clientes, nós preparamos tudo o que você precisa saber sobre como abrir uma loja de sapatos.

Por isso, aproveite esta leitura e se inspire em nossas dicas!

Dica: quer abrir sua empresa? Então você precisa conhecer o Guru PME.

6 dicas de como abrir sua loja de sapatos

Fique de olho em cada detalhe e seu negócio vai prosperar!

1- Bons motivos para abrir uma loja de sapatos

Com quase 1 bilhão de pares de calçados produzidos ao ano, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) — com quase 150 milhões de pares exportados —, a indústria nacional se mantém firme.

Não deveriam faltar, portanto, motivos para saber como abrir uma loja de sapatos, embora a análise deva ser feita em todos os aspectos para que o seu negócio renda rapidamente.

Além disso, a expansão do mercado se deve a dois fatores cruciais:

  1. O primeiro é a melhora na qualidade dos produtos.

  2. Sendo puxado pelo segundo motivo: o condicionamento cultural de consertar menos os sapatos, e comprar novos pares no lugar destes.

2- Analise bem antes de abrir sua loja de sapatos

Como todo negócio possui algum tipo de risco em variados níveis, convém planejar algumas ações antes de implementar o seu comércio, como:

  1. Pesquisar o mercado-alvo com órgãos públicos, institutos de pesquisa (como o IBGE) e até mesmo associações de bairro.

  2. Estudar todo o segmento.

  3. Visitar a sua futura concorrência, observando o diferencial delas e suas carências.

  4. Iniciar sua rede de contatos indo a eventos segmentados do setor.

Com todas as etapas cumpridas, é a hora de procurar a localização ideal para a sua loja!

3- Dê um passo certo com a localização de sua loja

Você sabe o tipo de loja que pretende abrir, se será no modelo de multimarcas, de franquia ou mesmo de um único fabricante? Pois isso influencia na localização do estabelecimento, sabia?

Para cada um deles, é preciso ponderar:

  1. A densidade populacional da região.

  2. O perfil dos consumidores (os residentes e os que transitam por ali).

  3. A concorrência ao redor do ponto comercial.

  4. As facilidades de acesso ao local.

  5. Como e onde os clientes vão estacionar seus carros.

  6. A visibilidade do seu negócio em diferentes pontos da rua ou shopping.

Áreas de efervescência comercial, como os shoppings e as ruas notoriamente varejistas, são ótimos pontos comerciais, embora a concorrência seja um ponto de atenção para não frustrar expectativas.

4- De olho nas exigências burocráticas

Deseja saber como abrir uma loja de sapatos, mas desconhece o processo burocrático que a envolve? Pois confira a documentação necessária:

  1. Registros na Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal (CNPJ), Secretaria Estadual da Fazenda e da Prefeitura do seu município, para adquirir o alvará de funcionamento.

  2. Verificação de enquadramento na entidade sindical patronal.

  3. Alvará de licença sanitária.

  4. Requerimento ao Chefe do DFA/SIV do Estado onde ficará instalada a loja, para que a vistoria seja realizada.

Anote, tópico a tópico, para que você lide facilmente com a parte burocrática. Pois, a seguir, será a hora de cuidar da estrutura da sua loja de sapatos!

5- A infraestrutura para abrir uma loja de sapatos

Não muito diferente de outros comércios, uma loja de sapatos requer, principalmente, de espaço para transitar, já que os clientes gostam de sentir os calçados sob os pés.

Além disso, é necessário dedicar bastante área livre para expor os produtos — ainda mais quando estamos falando de multimarcas, e com enfoque em diferentes públicos.

Uma loja de calçados também possui assentos e espelhos, para que a clientela se acomode e experimente seus pares favoritos — bem como uma capacitada e continuamente treinada equipe de vendas e atendimento (o número varia com o porte da loja).

Duas áreas, por fim, não devem ser ignoradas, por serem de suma importância para quem deseja saber como abrir uma loja de sapatos: o estoque e o administrativo.

Ambas dispensam apresentações e são fundamentais na organização e condução diária dos processos administrativos de qualquer tipo de comércio.

Dedique, ao primeiro, espaço de sobra com prateleiras para manter os produtos em ordem, e área livre para que os vendedores transitem de maneira harmoniosa.

Para a área administrativa, convém investir em telefones, computadores, internet e mobília em geral. Isso sem mencionar uma equipe qualificada para tocar o barco no dia a dia.

6- Cadeia de suprimentos

Por fim, estabeleça contato com os principais produtores do País, que, em sua maioria, estão localizados nos Estados de:

  1. São Paulo.

  2. Santa Catarina.

  3. Rio Grande do Sul.

  4. Minas Gerais.

  5. Rio de Janeiro.

  6. Goiás.

  7. Bahia.

  8. Paraíba.

  9. Ceará.

São Paulo, inclusive, acomoda uma das maiores indústrias do setor: a da cidade de Franca, com impressionantes 85% de sua produção focada no público masculino.

Com uma lista de contatos previamente estabelecida, você já vai sondando o mercado e fortalecendo as suas parcerias, deixando tudo pronto para a futura inauguração da sua loja.


E nome para sua loja, já escolheu?

Se esta tarefa parece difícil, saiba que pode ser muito facilitada com ajuda de sites de concorrência criativa, como a We Do Logos.

Confira aqui este projeto de criação online de nome de loja de sapato em que 56 redatores enviaram nada menos que 319 opções de nomes! Acesse: Projeto Criação de Nome para Loja de Sapatos.

E então, ficou com alguma dúvida sobre como abrir uma loja de sapatos? Caso tenha, compartilhe conosco no campo de comentários!


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