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Conheça a história das marcas famosas e mais caras do mundo

Você pode achar que as marcas são um fenômeno recente, nascido no início do século passado. Na verdade a história das marcas famosas (ou não) é muito antiga! Existem indícios de elementos que deram origens ao conceito de marca há mais de 2 mil anos.

É claro que com a revolução industrial e o início da produção em massa de itens de consumo, as marcas surgiram para diferenciar os produtos de diferentes fabricantes. Servia principalmente para atestar quem não conhecia aquele produto que muitas vezes vinha de longe, e de que sua qualidade era igual ou até superior àquele que estava acostumado a comprar de um fornecedor local.

Elementos como embalagens diferenciadas e logotipos começam a surgir.

Com o passar do tempo as marcas se tornaram cada vez mais importantes. Por volta de meados do século passado, as indústrias começam a perceber que a marca em si já se tornava objeto de desejo dos consumidores, desenvolvendo relacionamentos muito menos racionais e mais emocionais com elas. E assim começava a história das marcas famosas!

Jingles, slogans, anúncios e cartazes ganham mais cores e elementos criativos para atrair o público.

Nos anos 80 surge o conceito de valor de marca e de brand management, evoluindo para o brand experience e culminando em abordagens mais atuais como o storytelling.

Para contar essa incrível história das marcas valiosas e admiradas, separamo uma série de informações para você sobre algumas das mais famosas marcas do mundo. Confira!


História das marcas famosas

História da marca Absolut


História das marcas famosas

Com certeza uma história das marcas famosas não poderia deixar de incluir a vodka ABSOLUT. A trajetória da bebida começa em 1879, com o empresário Lars Olsson Smith, conhecido como “The King of Vodka” (O Rei da Vodca), que dominava um terço da produção de bebidas na Suécia – país sem muita tradição nesse ramo. Lars levou ao mercado um novo tipo de vodca “Absolut Rent Branvin” (Absolutely Pure Vodka). O processo de refinaria dá o toque especial, a bebida é destilada mais de cem vezes. No começo da fabricação, todo processo era feito na destilaria de Smith, localizada na ilha de Reimersholmen, próximo a Estocolmo, onde foi lançada.

Em 1979 é exportada para os Estados Unidos, estreada na cidade de Boston seguindo para Nova York, Chicago, Los Angeles e San Francisco. Nesse momento o líder no mercado norte americano era a bebida russa Stolichnaya. No primeiro ano a bebida de garrafa diferente, oriunda de um país sem tradição em vodca, vende 90 mil litros no mercado americano.

ABSOLUT é feita com ingredientes naturais e ao contrário de outras vodcas não contém açúcar. Sua composição leva o trigo de inverno que tem maior concentração de amido. A água totalmente pura é proveniente de poços do Sul da Suécia abastecidos pelo degelo natural.

No ano de 1984 a marca já era consumida em 18 países pelo mundo, em 85 já é líder nos EUA. Mas o produto foi além das expectativas. Nessa época o Bloody Mary era um dos drinks mais famosos, ciente desta popularidade a Absolut teve uma brilhante ideia! Para facilitar a vida dos especialistas e fãs da bebida lançou no mercado a primeira vodca com sabor – Bloody Marys. A partir de 1988 a empresa começou a expansão da linha de produtos com outros sabores, novidade para a ocasião.


História das marcas famosas

Devido sucesso muitas edições limitadas começaram a surgir, uma delas foi a ABSOLUT CITIES em homenagem as cidades de Nova Orleans, Los Angeles e Boston, Contendo sabores de frutas e especiarias apreciadas e populares nas cidades em questão.


História das marcas famosas

A garrafa de ABSOLUT VODKA foi inspirada em um frasco de remédio sueco do século XVIII. O primeiro modelo foi feito em plástico, com gargalo curto e o corpo bojudo. O medalhão com a foto de Lars Olssom Smith também ornamentava a garrafa. A tampa era de metal colorido, diferente da idéia inicial, no qual visava apenas uma rolha.


História das marcas famosas

Ao decorrer do tempo as embalagens ganharam alguns modelos especiais, por exemplo, ABSOLUT SECOND SKIN – ornamentada com flocos de neve, ABSOLUT BLING BLING- edição especial e limitada se tornou um sucesso absoluto com sua cor dourada, que remetia à idéia de ouro e jóia, ABSOLUT DISCO- espelhada (com exatamente mil prismas que refletem a luz, servindo como um globo espelhado ideal para festas e eventos onde a dança é a principal atração), inspirada no símbolo clássico da dance music, o Globo Disc. Uma das edições especiais teve a assinatura de criação do artista plástico brasileiro Romero Britto.


História de marcas famosas

História de marcas famosas

História de marcas famosas

História de marcas famosas

Hoje, toda vodca ABSOLUT é produzida em um povoado de Åhus (sul da Suécia) com pouco mais de 10 mil habitantes. Neste lugar, além da produção da bebida, também é fabricado a embalagem do produto. Cerca de 500 mil garrafas são produzidas diariamente.

História da marca Activia


A trajetória da Activia começou em 1980 quando pesquisadores e cientistas da Danone deram início aos estudos sobre com criar um iogurte funcional. Depois de anos de estudos os cientistas do Vitapole, centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Danone, criaram um iogurte que além de ter todos os componentes dos produtos homônimos, ainda continha o microrganismo vivo – DanRegularis, que melhora o transito intestinal em até 40%, quando consumido diariamente.


Histórias de marcas famosas

O lançamento começou na França em 1987 com o nome Bio. No começo o produto não teve grande sucesso, mas ao ser relançado em 1997 como ACTIVIA e com grande investimento de marketing, o produto alcançou sucesso mundial tornando-se o segundo na área da saúde intestinal e o primeiro no mercado europeu e norte-americano.


Histórias de marcas famosas

No Brasil, a história das marcas famosas de iogurte só contaria com Activia em 2004, mas ela logo se tornou a principal marca no setor. Percebendo que o consumo poderia ser bem aceito por outros públicos (pois o foco principal eram as mulheres) expandiu sua campanha para homens, idosos e crianças lançando produtos com versões light (linha com 0% de gordura, lançada no mercado brasileiro em 2007), versões com polpa ou pedaços de frutas (líquido ou para comer de colher) e natural.

A empresa não parou por ai e investiu em inúmeros e diferentes sabores como laranja, cenoura e mel, por exemplo. Os sucos e o ACTIVIA FROZEN, que ao ser colocado no freezer por algumas horas se transforma em uma sobremesa cremosa e refrescante como um sorvete também caíram no gosto do público.


Histórias de marcas famosas

Histórias de marcas famosas
  1. Conheça o case de sucesso do restaurante Point do Macarrão, que desenvolveu toda sua marca e identidade visual com a We Do Logos: Vídeo CASE Point do Macarrão.

A cada dia a marca investe em novas alternativas para que esteja sempre presente na rotina dos consumidores. As campanhas de marketing aliadas ao verdadeiro benefício do produto colaboram para a preferência e não deixa que fique parado nas prateleiras dos mercados. E para comprovar que todos os países tenham simpatia pelo produto a Danone se esforça para agradar cada público e sua preferência. Por exemplo, a cor da embalagem, às vezes, apresenta dificuldade para ingressar em certos mercados. O verde, cor ícone da marca ACTIVIA, não conseguiu agradar os argentinos e foi substituído por uma tonalidade violeta.


Histórias de marcas famosas

Uma das grandes jogadas de marketing da empresa foi o DESAFIO ACTIVIA “Se depois de duas semanas você não sentir os benefícios do ACTIVIA nós devolvemos o seu dinheiro”. O desafio surgiu na frança visando estimular o consumo regular. O lema também servia para avaliar as expectativas ao consumidor e evitar frustrações quanto o benefício do produto. O sucesso foi tão grande que o tornou este desafio uma iniciativa mundial da Danone.


Histórias de marcas famosas

História das cores da mara Itaú

Outra empresa que não poderia faltar em nosso história das marcas famosas é o Itaú. Neste caso, focamos nossa análise em como o banco evolui as cores de sua identidade corporativa até chegar a ser uma das maracas mais famosas do Brasil.


Cada cor possui um significado, que causam sensações e podem influenciar na reação do público que deseja alcançar. Por isso, as empresa devem ter muito cuidado ao escolher a cor da sua identidade visual e como utilizá-la. Uma história bem bacana sobre o laranja utilizado pelo banco Itaú.

Como antigamente as agências só utilizavam o preto em suas marcas, o Itaú sentiu a necessidade de se destacar e diferenciar no cenário urbano, repleto de edifícios acinzentados. Foi na década de 80, quando Francesc Petit, um dos fundadores da agência DPZ, sugeriu que o banco utilizasse o laranja, uma cor jovem, para alcançar mais visibilidade. Logo o tom foi aplicado em todas as agências e comunicação visual da empresa. Confira o vídeo sobre essa criação abaixo!


Curtiu o vídeo? Se você quer ver mais como as cores influenciam no nosso dia dia, preparamos um infográfico completo com as curiosidades sobre as cores. Confira!


Além de cores, os designers da We Do Logos também levam em conta formas, tipografias e diversos outros elementos ao criar um logo para uma marca! Confira alguns exemplos de marcas criadas pelos designers da We Do Logos para este Pet Shop.

Histórias da marca Nintendo


 É uma das empresas de vídeo games mais bem sucedidas no mundo, famosa por seu mascote, Mario, e outras séries, como Pokémon e The Legendo of Zelda. O nome Nintendo significa em japonês algo como “deixe a sorte para o céu”.

Você sabia que a Nintendo tem mais de 120 anos? A empresa inicialmente trabalhava com a fabricação de hanafuda, um jogo de cartas japonês criado por volta do século XVI.

Após ser muito bem sucedida no ramo, decidiu investir em outras áreas, como produção de brinquedos, até chegar ao seu produto principal dos dias de hoje: os jogos e vídeo games.

A empresa vende algumas coleções de hanafuda, mas apenas em pequena escala, para os interessados em colecionar um pedaço da história da empresa. Uma edição especial com personagens como Mario e Luigi pode ser encontrada no Club Nintendo, um programa de benefício para os consumidores de alguns países, que infelizmente não é disponível no Brasil.

Curiosidades de uma das marcas mais famosas entre perfumes: Chanel 5


Gabrielle Chanel, fundadora da marca, era uma estilista famosa que tinha uma grande ligação com o número cinco. Aos 12 anos de idade, Gabrielle foi entregue aos cuidados das irmãs da ordem de Cister, uma ordem monástica catolicista antiga, que teve o nome baseado em uma flor de cinco pétalas, chamada Cistus.

Por conta das crenças da ordem, que dava grande importância aos fundamentos da numerologia, Gabrielle tomou o número cinco como seu número de sorte. O Chanel 5 foi então nomeado assim por ter sido a quinta fragrância apresentada a Gabrielle durante o processo de fabricação. O perfume foi lançado no dia 5 de maio de 1921.

Histórias de uma marca famosa mais recente: Amazon


O nome do grande site de compras online não foi escolhido à toa. Jeff Bezos, o fundador e CEO da Amazon, fazia questão que seu site fosse um dos primeiros a aparecer em ordem alfabética. Pensando nisso, ele consultou o dicionário e se encantou pelo nome Amazon (Amazônia em inglês). Jeff diz que as dimensões do curso d’água representam o tamanho que ele quer que seu site atinja.

O logotipo da Amazon possui uma curiosa mensagem subliminar: uma seta, que começa na letra “A” e termina na letra “Z”, como uma forma de indicar que o consumidor pode achar tudo no site, de A até Z.

Em março de 2013, a fundação Bezos Expedictions, também criada por Jeff Bezos, organizou o resgate submarino dos motores da Appolo 11, missão tripulada da NASA nos anos 1960 que levou o homem à lua.

Os motores estavam a mais de quatro mil metros de profundidade e passarão por restauração para evitar maiores desgastes, e mesmo depois de todo este tempo, ainda são de propriedade da Nasa, que deve decidir se eles serão ou não expostos ao público.

 História da famosa marca de cerveja Antarctica


 Um verdadeiro marco na história das marcas famosas de cerveja do Brasil, a empresa era inicialmente um abatedouro de suínos, ainda no ano de 1885. Em 1888, após uma parceria com um cervejeiro alemão, ela entrou no mercado de bebidas. Anos depois, o famoso Guaraná Antarctica chegou ao mercado.

Em 1935 o logotipo da empresa passou a mostrar os pinguins, que fazem parte da marca até hoje, agregando de maneira mais eficaz a ideia de gelo, que já vinha por conta do nome compartilhado com a região da Antártica, polo Sul. Nos anos 2000 a empresa se fundiu com a Brahma, fundando então a Ambev.

História da marca LEGO


Um dos brinquedos mais conhecidos no mundo tem uma história simples, mas engraçada, por conta das coincidências do destino. A empresa surgiu em 1932, na Dinamarca, mas só em 1934 adotou o nome LEGO, que veio das iniciais de uma frase dinamarquesa, leg godt, que significa algo como “brincar bem”.

O fato mais curioso é que o dono não sabia que em latim a palavra “lego” significa algo como “colocar junto”, fazendo uma alusão perfeita ao brinquedo, que é formado por peças que podem se unir. Atualmente as pecinhas também fazem sucesso no mundo digital, com jogos de séries famosas em versão lego, como Star Wars e Harry Potter.

História da marca NIKE


Phil Knight era um ex-atleta e estudante de MBA, que teve ideia de criar a NIKE por conta de seu projeto do curso de gestão administrativa. Assim nascia a história da marca famosa que se encontra nos pés de tantos atletas. Com design inovador para a época, o produto tinha como público alvo os atletas, e seu objetivo era aumentar o conforto e desempenho dos mesmos com calçados mais anatômicos.

A empresa nasceu oficialmente depois de alguns anos no mercado, no começo dos anos 1970, com um nome que fazia jus ao público e objetivo da marca. Baseado na deusa grega da vitória, chamada de Nice ou Niké, a palavra conseguiu aproveitar não só a cultura envolta dos jogos olímpicos, como escolheu uma deusa que proporciona a vitória e é conhecida como ágil e veloz.

História da marca Google


O gigante das buscas na internet tem uma história interessante por trás de seu nome. E seria um grave erro não incluir esta empresa em nossa história das marcas famosas. Originalmente o site seria chamado Googol, uma nomenclatura matemática que designa o número 10100.

Por conta de um erro em um cheque que os fundadores do gigante das buscas receberam, o nome da empresa acabou se tornando Google, como conhecemos hoje.

Nos anos 2000, popularizou-se o uso da expressão “google it”, que seria algo como “procure nos buscadores”. Após a grande utilização do termo, o verbo “to google” foi reconhecido pelo dicionário Oxford em 2006, passando a fazer oficialmente parte da língua inglesa, mesmo que a empresa alegasse que seu nome estava sendo utilizado de forma indevida.

História da marca 20th Century Fox (Twentieth Century Fox)


Se você teve acesso ao setor de entretenimento em algum momento de sua vida, é impossível que não conheça essa empresa. A 20th Century Fox é um dos maiores estúdios de cinema do mundo, responsável por vários filmes famosos, como Star Wars e Planeta dos Macacos, e séries, como Os Simpsons.

A empresa nasceu após a fusão da Twentieth Century Pictures com a Fox Film Corporation, em 1935. O nome 20th Century Fox foi o resultado da união das duas empresas (em inglês, 20th é pronunciado como twentieth) e é assim que seu logotipo é reconhecido.

Um de seus fundadores, Daryl Zanuck, fez uma previsão bem inusitada sobre os televisores, no ano em que o aparelho foi lançado. “A televisão não vai conseguir se segurar no mercado por mais de seis meses. As pessoas ficarão cansadas de olhar para uma caixa de madeira todas as noites”, disse Daryl. Chega a ser irônico pensar que essa foi a empresa que produziu Os Simpsons, um dos maiores sucessos da história do entretenimento televisivo.

Empresas como as que vimos acima se sustentam também sobre logotipos memoráveis. O seu logo também pode ser a ponte para o sucesso do seu negócio, por isso, venha para o Logovia. Nossos mais de 7 mil designers estão esperando o seu briefing para fazer o melhor pela sua comunicação visual. Acesse a nossa página e crie seu logotipo com a gente!

Produtos com nomes de marcas famosas

Depois de nossa história das marcas famosas, vamos falar um pouco de alguns produtos que se tornaram verdadeiros sinônimos de categoria. Existem muito produtos presentes no nosso dia a dia que são reconhecidos pela marca e não pelos seus nomes verdadeiros, muitas vezes até tornando difícil para o consumidor, acostumado com o nome da marca, a lembrar o nome real do produto.

Isso acontece, geralmente, pelo fato de o produto ser o primeiro a ser lançado no mercado, ou porque a empresa investiu muito em publicidade, por ter tradição no mercado, ou ainda porque o produto em questão tem um nome muito complicado de ser dito ou lembrado.

O leite condensado, que costumamos chamar de Leite Moça, chamava-se apenas leite condensado, e foi batizado de Leite Moça em homenagem a uma típica camponesa suíça que vendia leite no século XIX,. Lá, ele era comercializado com o nome de “La Latiére”, que significa vendedora de leite, mas, ao ser exportado para outros países, o nome foi adaptado para a língua de cada região.


No entanto, quando os primeiros carregamentos de leite condensado chegaram ao Brasil como uma alternativa ao leite fresco, cujo abastecimento era problemático, o produto era vendido nas drogarias com o nome de “MilkMaid” por causa da falta de um nome equivalente em português.

No entanto, os brasileiros tinham dificuldade para pronunciar o nome em inglês e passaram a chamar o produto de “leite da moça”, referindo-se à ilustração da moça no rótulo. Quando a Nestlé abriu sua primeira fábrica no Brasil, em 1921, e começou a produzir o produto, optou pela solução lógica de utilizar a designação criada de maneira espontânea pelo público consumidor: Leite Moça.

Abaixo, confira mais 15 produtos que merecem entrar para a história das marcas famosas:

Omo (sabão em pó)


Bombril (esponja de lã de aço)


Catupiry (requeijão)


Chiclets (goma de mascar)


Ovomaltine (achocolatado de malte)


Isopor (Poliestireno Expandido – EPS)


Qboa (água sanitária)


Danone (iogurte)


Cotonetes (hastes flexíveis)


Nescau (achocolatado)


Xerox (fotocópias)


Durex (fita adesiva)


Modess (absorvente íntimo feminino)