Identidade visual são todos os elementos da comunicação visual, como cores, tipos de letras, formas, ícones, padrões e texturas, normalmente resumidas em um logotipo, que são usados para fazer a comunicação de uma empresa ou organização com seu público e demais stakholders e que tem o objetivo de deixar claro seu posicionamento estratégico, sua oferta de valor e seus diferenciais competitivos.
Nesse contexto, a identidade visual de uma empresa de fotografia deve ser idealizada com muita seriedade por quem lida com este tipo de negócio.
Pense bem: se você trabalha com imagens, com a beleza de momentos marcantes, a identidade visual de um fotógrafo tem que corresponder a essa expectativa de seu público. Isso é fundamental! E, é claro, tem que demonstrar também todo bom gosto e profissionalismo que sua empresa domina ao lidar com imagens.
Quem escolheria uma empresa de fotografia profissional com identidade visual duvidosa para tirar as fotos de seu casamento, de uma festa de formatura ou mesmo para seus documentos?
Mas o que deve ser providenciado e como criar uma identidade visual de fotógrafo que agrade seu público e atraia mais clientes? Veja nossas dicas a seguir, além de alguns exemplos de identidade visual de fotografia.
Veja mais: Quanto custa uma identidade visual?
Identidade visual: a fotografia de seu talento!
A peça principal da identidade visual é o logotipo. Este é composto por tipografias, cores, símbolos e outros elementos. Mas como escolhê-los? O correto é contratar um designer gráfico para que este possa traduzir seu posicionamento para seus clientes usando sua experiência em harmonizar esses elementos e passar a mensagem correta.
E, como dissemos, a identidade visual não está apenas no logo, ela se manifesta nas outras peças de comunicação, como folders, cartões de visita, papelaria e até a fachada de sua loja ou estúdio de fotografia.
Portanto, antes de procurar o designer que irá criar o seu logo e a sua identidade visual, é preciso definir 3 pontos chave que serão expressos em sua comunicação:
Público-alvo: quem são seus clientes? Existe uma segmentação por idade, sexo, profissão etc., ou você atende a qualquer público?
Posicionamento: que lugar você quer ocupar no coração e nas mentes de seus clientes? Um estúdio caro para fotos de modelos profissionais? Uma empresa especializada em formaturas? Um lugar para tirar fotos rápidas para documentos? Defina isso.
Diferencial competitivo: o que você faz melhor que seus concorrentes e atrai seus clientes? Pode ser a qualidade das fotos, o atendimento, a localização, a rapidez e muitos outros benefícios. Um deles faz os clientes escolherem você, e não um concorrente.
Com isto definido, é preciso que a identidade visual de fotógrafo que você quer desenvolver transmita isso para seu público.
Sendo o logotipo a peça principal da identidade visual, é interessante que você saiba algumas das funções e dicas de como criar um logo.
15 Dicas para criar logo de fotógrafo
Um logotipo deve ser original, único e exclusivo. Se ele vai identificar seu negócio, não pode ser parecido com nada que o consumidor já viu.
Esqueça seu gosto pessoal: quem deve gostar de seu logo é seu público-alvo e não você!
Pergunte-se ao ver seu logo: ele transmite os diferenciais de minha empresa?
Um bom logo agrega valores intangíveis à sua marca que vão atrair o público, como prestígio e sofisticação, ou exclusividade e originalidade, por exemplo.
Tenha certeza de que seu posicionamento foi corretamente retratado em seu logotipo.
Um logotipo deve ser fácil de ser lembrado e ficar na memória do público.
O logotipo ideal é fácil de entender e simples de ser identificado, sem grandes mistérios em sua interpretação.
Uma das funções do logotipo é diferenciar sua marca da concorrência.
O logo tem que ser facilmente reproduzível em diversas superfícies e tamanhos, por isso, evite excesso de detalhes.
Usualmente um logo é colorido, mas deve ser possível reproduzi-lo de uma forma adequada mesmo quando impresso ou apresentado em preto e branco.
Logotipos podem estimular a repetição de compra.
O logotipo deve ser atual, não pode parecer antiquado, por isso é preciso pesquisar as tendências de design e ver a melhor forma de usá-las em seu logo.
Um logo deve durar, pois é um investimento que você faz e precisa dar retorno. Evite modismos passageiros entre seus elementos.
Logos bem desenhados podem aumentar a lealdade de seus clientes ao se identificarem com ele e os valores que representa.
O melhor logo é aquele que seus clientes fazem questão de ver, usar e, se possível, ostentar!
Agora que você viu diversas dicas para criar seu logo, que é a base de sua identidade visual, confira algumas identidades visuais de fotógrafo desenvolvidas pela We Do Logos.
Veja também: 8 dicas para criar cartão de visita de fotógrafo
Exemplos de identidades visuais de fotógrafo
Identidade visual: Fotógrafo Janderson Costa
Opções enviadas: 23
Designers participantes: 11
Opção vencedora:
Veja aqui mais identidades visuais de fotografia.
Identidade visual: Fotografia Look Foto e Video
Opções enviadas: 99
Designers participantes: 39
Opção vencedora:
Veja aqui mais identidades visuais de fotografia.
Identidade visual: Fotografia Family Estúdio
Opções enviadas: 45
Designers participantes: 22
Opção vencedora:
Veja aqui mais identidades visuais de fotografia.
Identidade visual: Fotógrafo Rodrigo Rodrigues
Opções enviadas: 187
Designers participantes: 44
Opção vencedora:
Veja aqui mais identidades visuais de fotografia.
Confira também: Logo para fotógrafos: Pra ficar bem na foto!
Para criar logotipos, folders, sites e diversos outros materiais de comunicação, conte com a We Do Logos, a maior plataforma de criação da América Latina. Você pede seu logo, já definindo preço e prazo, e logo está recebendo diversas opções. E pode pedir quantas alterações quiser, até escolher a melhor!