O Inside Sales é uma prática que explodiu nos últimos tempos, quando as empresas perceberam que não precisavam gastar milhares para captar clientes de forma física.
Então, elas passaram a investir nos canais online, inspiradas nas técnicas de telemarketing, onde tudo era feito sem a necessidade de um atendimento presencial.
Mas não é apenas ligar para o cliente e oferecer o seu produto. Apesar de o Telemarketing ser um dos setores que gera mais empregos, ele também é o com maior número de reclamações e rejeições.
Entenda melhor.
Inside Sales x Telemarketing
Sabe aquele momento que você está fazendo alguma coisa, e seu telefone começa a tocar e um número de outro estado aparece na tela.
No mesmo momento você pensa “Putz, mais um telemarketing me oferecendo coisas que eu não quero!”.. Chato né?
Já no Inside Sales, a empresa só entra em contato com aquele cliente que demonstrou interesse em algum dos produtos ou que tentou contato por algum canal online.
Não há inúmeras ligações nem insistência, para te convencer a comprar um produto que você não quer.
Ou seja, enquanto o telemarketing trabalha com uma lista enorme de clientes e tem como meta ligar para maior quantidade possível, o Inside Sales trabalha com uma lista de leads qualificados, que passaram pelo funil de vendas e tem um grande potencial de conversão.
Entenda como funciona de fato na prática.
Inside Sales: Como Vender Mais
Funil de Vendas
No Inside Sales, utilizando técnicas de marketing, principalmente de inbound marketing, os clientes são trabalhados através de todo o funil de vendas, até que ele chegue ao final do funil e seja de fato um lead qualificado.
Em outras palavras, o cliente tem a sua disposição nas redes sociais, sites, internet, uma quantidade enorme de conteúdo sobre a empresa.
As equipes de marketing trabalham posts em redes sociais, conteúdos interessantes nos blogs, os sites são otimizados nas ferramentas de busca, tudo para levar o cliente até a empresa.
Quando o cliente finalmente clica em algum link que leve a página de compra, ele passa para uma outra fase do funil.
Nessa, ou ele de fato decide comprar e pronto! a conversão está feita. Ou ele é alimentado com e-mail promocionais e de conteúdo.
Tudo para encaminhá-lo à parte final do funil. E aí é quando a empresa entra em contato para finalizar a venda.
Ou seja, não há uma aleatoriedade na escolha do cliente. Mas para que o cliente certo chegue até seus vendedores, é preciso dar atenção a alguns detalhes essenciais.
Como Atrair Os Clientes Até a Empresa
Nessa etapa do Inside Sales, entram as redes sociais.
É cada vez mais comum que um cliente visite a Fan Page do Facebook ou página do Instagram de uma loja antes de finalizar uma compra.
Além de querer saber mais sobre os produtos, os clientes procuram depoimentos de terceiros que já adquiriram algo e qual foi sua experiência.
Por isso é muito importante oferecer a melhor experiência possível, desse modo a prova social irá influenciar outros clientes.
É como eu sempre falo: Um cliente com uma experiência boa, replica para 100 pessoas. Já um cliente com uma experiência ruim, replica para 1000.
Invista em postagens que alimente seu público, as pessoas gostam de acompanhar o dia a dia por trás de uma marca e não somente a robotização das redes sociais.
Quanto mais humanizado, maior atenção.
Faça posts interessantes com assuntos relacionados ao seu nicho, enquetes, MUITOS STORIES, e por ai vai.
Crie também conteúdos no blog, mas pense no objetivo final de que seja lido e não somente sirva como rankeamento em redes sociais.
É primordial focar na experiência do usuário e não apenas em números.
Conclusão
Seja interessante para que seu cliente venha até você! Quanto mais você investir em conteúdo, menos será necessário posteriormente para remarketing e retenção de clientes.
No episódio dessa semana do nosso podcast falamos sobre Inside Sales e damos dicas para você aplicá-lo na sua empresa.
Então corre lá, estamos disponíveis no Spotify, Itunes, Anchor e SoundCloud.
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E até semana que vem!