Investir em design é mais do que fazer um logo bonito ou a papelaria da sua empresa. É criar uma identidade visual que conecte-se com os consumidores e ajude a sua marca a gerar um vínculo com eles. Um relacionamento que baseia-se nas experiências prévias, desejos e características de cada pessoa.
Essa conexão é extremamente importante na hora de vender os seus produtos, uma vez que uma comunicação eficiente garante o sucesso das mensagens que você deseja enviar para o seu público. Agora, imagine aliar esse diferencial com o aumento das vendas nas datas comemorativas!
Pensando nisso, preparamos uma postagem especial para ajudá-lo a entender melhor como investir em design nas datas comemorativas, quais as possíveis aplicações e também o que esperar dessas ações. Continue lendo o artigo e lembre-se de deixar sua opinião ou dúvida nos comentários! Vamos lá!
A importância da identidade visual
Antes de começarmos a falar sobre as datas comemorativas, é válido frisar a importância de sua marca ter uma boa identidade visual. Invista na criação de um bom logo, tipografia (a fonte ou estilo de letra que sua empresa utilizará) e em um manual da marca (explicando a utilização tanto do logo quanto da tipografia).
Em nosso blog você encontra uma série de artigos sobre a importância da identidade visual, dicas para criá-la e também os benefícios de inovar!
Design em datas comemorativas
Existe uma série de aplicações para o design durante datas comemorativas como o Natal, Dia das Mães e Páscoa. Mas para que você possa otimizar os resultados da sua empresa em cada uma dessas oportunidades, é preciso planejamento e investimento.
Vamos separar este artigo em duas partes para facilitar a compreensão. Primeiro, listaremos os principais pontos a considerar para fazer um planejamento eficiente, e, em seguida, detalharemos quais as melhores maneiras de utilizar o design a seu favor na execução do que foi planejado.
Planejamento
Crie um calendário de datas comemorativas
Fazer um calendário específico para sua empresa oferece uma visão macro do próximo ano (ou período) e permite que a equipe de marketing determine quais são as melhores oportunidades para agir. Isso porque, de acordo com o seu mercado, uma ou outra data pode ter maior significado com o produto/serviço oferecidos e, portanto, merecer maior investimento de tempo e recursos.
Defina a data que tenha mais a ver com o seu negócio
Estude a concorrência e o mercado
Saber o que outras empresas fizeram nos últimos anos é uma boa baliza para definir como agir — e também o que não fazer. Esse estudo é importante para que você não cometa os mesmos erros de seus concorrentes e tenha valiosos insights para sua estratégia.
Defina um orçamento
Quanto a empresa disponibiliza para todo o ano? Qual a porcentagem desses recursos que será investida no ambiente digital? E nos materiais offline? Essas respostas serão fundamentais para o próximo ponto.
Defina uma estratégia de ataque
Considere os últimos três pontos para traçar uma estratégia de ataque para a sua marca. Documente as principais datas a investir, o orçamento disponível e lembre-se de que um bom trabalho exige tempo. Por isso, determine prazos para começar a criar as peças de divulgação da sua campanha.
Tradicional x Ousado
Uma última dica para o planejamento é não ter medo de ousar. O tradicional tem sim o seu lugar e gera bons resultados, mas é interessante que sua estratégia tenha espaço para inovações e tentativas. Você nunca sabe quando uma campanha pode viralizar e gerar grandes números para sua empresa.
Campanha publicitária da Cacau Show especial de Páscoa
Aplicações do design em datas comemorativas
Agora que você já tem todo o planejamento, já sabe qual o orçamento disponível e também quais as principais datas comemorativas para o seu negócio, é hora de pensar em como aplicar o design na prática.
Vale lembrar que existem inúmeras possibilidades e essas são apenas algumas delas. Pensar “fora da caixa” é sempre uma boa opção. Mas lembre-se: bom senso em primeiro lugar! Vamos lá:
Papelaria e materiais gráficos impressos
De acordo com a data comemorativa, as características do segmento em que sua empresa atua e também com os objetivos da campanha, pode ser interessante investir em materiais impressos específicos. Cartões de visita natalinos para os vendedores, panfletos promocionais e catálogos são boas sugestões para o fim de ano.
Brindes para clientes e parceiros
O design também ajuda a sua marca a cuidar do relacionamento com clientes e parceiros. Itens personalizados geram uma relação mais próxima com esses stakeholders, por isso, considere investir em coisas úteis, como pendrives, acessórios de vestimenta ou algo relacionado ao seu produto. Tudo, é claro, com sua marca estampada!
E-mail marketing
Essa é uma poderosa ferramenta do marketing digital. Nela, a importância de um bom design se torna ainda mais nítida, uma vez que altera diretamente o seu poder de conversão. Crie peças específicas para cada data comemorativa, com uma boa diagramação, e lembre-se de que elas devem ser leves! Arquivos muito pesados são bloqueados pelas empresas de e-mail ou descartadas pelos usuários.
Hotsites
Outra possibilidade em datas comemorativas é a criação de hotsites — páginas criadas com objetivos específicos e com duração predefinida. Você pode investir, por exemplo, na criação de um hotsite para vender kits exclusivos de Natal, fazer promoções exclusivas para aquela data, captar e-mails para sua lista ou até mesmo para divulgar um tutorial do seu produto.
Peças para redes sociais
Criar peças gráficas para as redes sociais demanda um esforço específico, uma vez que elas têm um maior volume e cada rede tem suas características específicas. Evite compartilhar as mesmas imagens em todas as plataformas: otimize os resultados com campanhas específicas e acompanhe de perto os resultados.
Adaptação da sua identidade visual
Grandes marcas, como a Coca-Cola, e gigantes do comércio online, como a Amazon, criam uma identidade visual específica para as datas comemorativas e é sempre um sucesso. Caso sua empresa não tenha verba para esse trabalho em todas essas ocasiões, vale considerar a hipótese de fazer isso pelo menos na principal data para ao seu segmento — nem que seja um gorrinho de papai noel em cima do seu logo.
E você, já utiliza o design em sua empresa durante as datas comemorativas? Deixe um comentário e compartilhe com nossos leitores quais são as principais iniciativas que você já tomou e ajude a enriquecer nosso artigo!
Coca – Cola soube aproveitar bem o natal
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