top of page
Criativo A_Feed Horizontal.png

Precisando de serviços de Design?
Clique no botão abaixo:

Criativo A_Feed.png

Acerte nas letras de logos para a marca de uma empresa

Foto do escritor: We Do LogosWe Do Logos

Letras de logos são um dos mais importantes elementos desta peça de comunicação.

Tanto é verdade que existem logotipos que são representados exclusivamente por letras. Alguns exemplos famosos são:

  1. Google

  2. Coca-cola

  3. Nivea

  4. Vaio

  5. Sony

  6. Tilibra

Assim como estes, existem muitos outros logos que usam unicamente letras e, mesmo assim, conseguem transmitir o posicionamento de uma marca de forma eficiente.

Um logo costuma ser um conjunto composto por 2 elementos: um símbolo (como a maçã da Apple, por exemplo), mais o nome da empresa grafado com letras especiais.

Os elementos podem ser apresentados separadamente, conforme o contexto. Para definir as regras de aplicação do logo, o manual de identidade visual da empesa ou seu “brand guide”, vai definir se é permitido usar os elementos separadamente e, quando isso acontecer, que limites devem ser respeitados e quais condições devem ser obedecidas.

Você já deve ter visto muitas vezes o logotipo da Mercedes Benz ou da Volkswagen apresentados somente com seus símbolos, em outras vezes, acompanhados das letras.

Já o logo dos jogos olímpicos, os 5 círculos coloridos entrelaçados, é tão conhecido que nem é necessário escrever qualquer coisa junto a eles para identificá-los ao público.

Quando se escolhem tipos de letras para logo, estamos escolhendo uma tipografia.

E essa escolha determina muito dos significados que um logo com letras pode transmitir ao público.


Letras de logo, principais tipografias

Existem algumas famílias tipográficas mais usadas e que evoluíram com o tempo. Diversas variações foram criadas e inspiradas em cada uma dessas famílias, possibilitando que o designer responsável pela escolha das letras para logo tenha uma fonte quase inesgotável de opções.

Conheça as principais famílias tipográficas:

Romana: Inspirada no modo como os romanos antigos escreviam nas pedras, apresenta serifas triangulares.

Exemplos: Times e Garamond.

OBS.: Serifas são aqueles traços menores que arrematam os grandes traços de algumas letras.

Romana moderna: Nesta família, as serifas triangulares foram substituídas por retilíneas.

Exemplos: Bodoni e Modern.

Egípcia: As características principais desta família é ter traços de espessura uniforme e serifas bastante evidentes e grossas.

Exemplos: Egyptienne e Rockwell.

Cursivas: Não seguem regras específicas e podem ser divididas em manuscritas, góticas e ornamentadas. Normalmente se inspiram em letras escritas a mão, mas sem imitar as letras de forma.

Exemplos: Franklin Gothic e Bickham Script.

Lapidárias: São tipografias sem serifas, com poucas variações de espessura e traços bastante uniformes.

Exemplo: Arial e Futura.

Como escolher tipografias para letras de logo

É um processo que envolve muito estudo, busca de referências e comparações.


Usualmente, algumas características das tipografias podem transmitir diferentes impressões ao público. Vamos apresentar a mais comuns:

Letras com serifas: Devido a origem romana, transmitem tradição, sabedoria e valores clássicos.

No entanto, as variações nas serifas podem alterar um pouco essa ideia:

Serifas triangulares: as mais clássicas e tradicionais, transmitem valores fortes, história, tradição e sabedoria.

Serifas retas: transmitem uma evolução em relação a anterior, mas continuam a mostrar tradição.

Serifas grossas: dão um ar mais rústico à tradição, tem origem na era industrial.

Letras sem serifas: mais modernas, passam agilidade, liberdade e objetividade.

Letras bold, mais grossas: associadas a força, solidez, presença marcante.

Letras ligth, mais finas: remetem a leveza, precisão, cuidado.

Letras itálicas (inclinadas): lembram movimento, velocidade e agilidade.

Letras manuscritas: transmitem proximidade, personalização, subjetividade e cuidado artesanal.

Estas são apenas algumas características das tipografias e estes conceitos não são regras, a cada contexto e combinação com os outros elementos dos logotipos, como cores e símbolos, essas significações podem mudar.

Além disso, muitas empresas criam sua próprias tipografias, um tipo de letra especial que fala muito sobre sua personalidade e dos valores que querem deixar claros em seu posicionamento. Por isso, desenvolvem e empregam essas novas tipografias em suas letras de logomarca.

Nestes casos, a criatividade do designer pode ajudar muito a se chegar a um resultado excepcional.

Quer descobrir qual logo e fonte combina mais com você e seu estilo? Basta fazer nosso super quiz que iremos te dizer! 😉 https://goo.gl/LO62O2

Exemplos de logos só com letras

Além dos exemplos que apresentamos no início desta postagem, vamos apresentar algumas inspirações de letras para logo ao analisarmos alguns logotipos com letras (apenas letras e nada mais!).

Americanas:

O logo das lojas físicas é diferente do logo da loja na internet .

– Lojas físicas:


logotipo de letras maiúsculas (caixa alta), sem serifas e vermelhas: objetividade para você encontrar o que quiser com ótimos preços.

– E-commerce da Americanas:


As letras do logo agora são minúsculas (caixa baixa), fazendo uma associação com o mundo da internet , essa é a letra com que se digitam os endereços. As cores foram invertidas, com letras em branco sobre um fundo vermelho, mostrando que as experiências de compra são diferentes, mas pertencem a mesma empresa, com os mesmos valores.

Visa:


Usamos como referência as letras de logo apresentadas neste site da empresa: https://www.visa.com.br/site/empresas/cartoes#grandes

Letras em caixa alta, azuis, sem serifas e em itálico: mostram confiança, com o azul, modernidade com as letras sem serifa e velocidade e agilidade com o itálico. O “V” inicial apresenta um detalhe que lembra uma serifa, indicando seriedade e tradição.

IBM:


Um clássico exemplo de logo com letras de tipografia egípcia: com traços largos e robustos, além de serifas destacadas, indicando solidez, história e uma tradição que soube evoluir com o tempo. A interferência nas letras do logo lembra linhas de programação, remetendo aos produtos e serviços da empresa.

Onde encontrar boas letras para logo

Existem diversos sites especializados em manter as fontes mais usadas para que possam ser baixadas e usadas em logotipos. Se você pretende criar um logo com letras, estes sites são uma boa fonte de inspiração, veja alguns deles:

Você também pode baixar nosso infográfico onde falamos tudo sobre fontes e cores:


Se você é um designer que manda bem na hora de fazer sites ou outros materiais e quer encontrar mais clientes, você precisa conhecer o WeLancer! O maior site de oportunidade de trabalho freelancers direto do seu computador. Pelo WeLancer você escolhe quem quer como cliente e ainda é uma ótima maneira de criar um portfólio profissional para você. Vamos conhecer?

 
 
 
bottom of page