Na hora de criar logo para uma agência de publicidade, é importante identificar seu público-alvo e seu posicionamento, para poder escolher os melhores elementos visuais e transmitir os valores de sua marca e a proposta de valor que ela representa para esse público.
Neste post, vamos apresentar os 3 elementos principais que compõem uma identidade visual e como usá-los para criar um logo para agência de publicidade.
Os 3 pilares para a criação de um logo para agência de publicidade
A psicologia das cores
O uso de cores em logotipos é um dos pontos mais importantes desta peça de comunicação. Esse elemento visual é o que mais facilmente diferencia a marca de outras.
As cores transmitem uma série de sensações ao nosso cérebro que, quando processadas por ele, podem se associar a emoções e sentimentos diversos.
Quem não associa tons dourados e prateados com luxo e riqueza? Por outro lado, se usados em excesso, podem parecer um tanto exagerados e pretensiosos.
Portanto, o uso das cores ao desenvolver um logo para agência de publicidade e propaganda deve ser feito com todo o cuidado.
Confira um breve estudo das cores na publicidade e as sensações que podem transmitir:
Azul: uma cor que transmite tradição e seriedade, além de sabedoria e confiança. Não é à toa que, em seus tons mais escuros, é a cor preferida dos uniformes militares e de outras corporações, assim como a cor do terno dos políticos. Por outro lado, em tons mais claros pode indicar frio, refrescância e até tecnologia.
Verde: a cor da natureza passa a sensação de fartura, abundância e juventude. Para muitos, também simboliza a esperança. Dependendo do tom empregado, o verde se associa a área médica, mas, atualmente, seu uso está muito ligado a ecologia e sustentabilidade.
Vermelho: a cor da paixão e das grandes emoções, o vermelho também é sinal de alerta e perigo. Note que em conjunto com o azul, detalhes em vermelho dão um ar de determinação e agressividade que pode complementar o perfil sério e confiante de uma marca.
Amarelo: a cor do ouro sempre pode lembrar riquezas e ideias luminosas, como o sol. Mas em algumas culturas o amarelo é a cor dos covardes. Por isso, deve ser usada com cautela. Combinada com cores neutras, como cinza, transmite elegância, prudência e bondade.
Laranja: trazendo elementos do amarelo e do vermelho, o laranja se associa com calor, aconchego e acolhimento. É uma cor quente e atrativa, que aproxima as pessoas.
Roxo: a cor reservada aos imperadores romanos ainda representa luxo e nobreza. Por outro lado, principalmente quando um pouco esmaecida, lembrando o lilás, é a cor da criatividade, dos magos, do psicodelismo e dos místicos.
Branco: paz e pureza por excelência, é uma cor que sempre deve ser empregada em companhia de outras, em um logo, pois sozinha, desaparecerá. Ela precisa de um contexto para imprimir seus significados.
Preto: por mais que alguns pensem em luto, o preto é a cor do luxo, da exclusividade e da elegância, muita usada ao lado do prateado e do dourado.
É sempre bom lembrar que o significado das cores pode variar de cultura para cultura e até de pessoa para pessoa. Esta é apenas uma lista de referências, não são regras.
Como usar as formas em logotipos
Seja em logotipos para agência de publicidade ou qualquer outra empresa, algumas regras sobre as formas são importantes.
Formas arredondadas são consideradas mais orgânicas e associadas ao universo feminino e às curvas do corpo da mulher, representando acolhimento, harmonia e consenso.
Já formas angulares, pontiagudas como espadas, estão associadas a elementos masculinos, como a força, a determinação e o arrojo.
Estereótipos à parte, estes conceitos estão arraigados em nossas mentes.
O círculo é um símbolo de perfeição e do eterno, enquanto os triângulos são associados à divindade.
Outro ponto interessante é a simetria, muito usada em logos que querem passar alta qualidade técnica (pense na Mercedes-Benz , VW e Toyota), já logos com leves assimetrias, como a mordidinha na maçã da Apple, indicam criatividade.
Tipografia em logos
Tipografias são os tipos de letras. Em alguns casos são criadas especialmente para um logotipo (a Coca-Cola é um exemplo).
Existem algumas tendências sobre tipografia e o uso de letras para logos que costumam ser seguidas. Por exemplo, letras com serifas (aqueles pequenos tracinhos que arrematam as hastes dos tipos) estão associadas com o modo como romanos e gregos escreviam, passando tradição e sabedoria.
Letras bold, mais grossas, transmitem solidez e modernidade, enquanto letras light, mais finas, passam precisão e tecnologia.
Tipos que parecem escritos à mão dão um ar de proximidade e exclusividade.
Todo logo deve ter um símbolo?
Não, é o caso da Coca-Cola é o mais clássico dos exemplos.
Algumas empresas só precisam de seu símbolo, como a Apple ou a Nike, para identificarem sua marca, outras preferem usar a tipografia sempre, mesmo porque, em muitos casos, ela está integrada ao seu símbolo, como no caso da C&A ou da HP.
Que achou dessas dicas de como usar os elementos da identidade visual para criar um logo para agência de publicidade? Não perca mais tempo e cie logo o sue!