Como criar nomes para agência de publicidade? Especializadas em criar para os outros, agências de publicidade enfrentam um duplo desafio ao criar nomes para si mesmas:
Tem que ser algo muito legal, afinal a especialidade delas é a criatividade
Exatamente por todas serem muito criativas, a maioria dos nomes bacanas já está sendo usado
Se você está passando por este desafio, selecionamos 10 dicas práticas que podem ser de bastante ajuda.
![Nomes para agência de publicidade](https://static.wixstatic.com/media/b4cdae_0967d59038774d428308171d0f741b4e~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b4cdae_0967d59038774d428308171d0f741b4e~mv2.jpg)
10 dicas de como criar nomes para agência de publicidade
1- Defina um ponto de partida
Para começar, restrinja o leque de possibilidades. Qual é o tipo de sua agência? Digital, de marketing de performance, de desenvolvimento de aplicativos e sites, advertising?
Só de focar em alguns segmentos já vai facilitar muito o trabalho, reduzindo algumas possibilidades.
2- Dê uma olhada no que as grandes agências de publicidade estão fazendo
Nada como se inspirar nas grandes empresas do mercado para aprender a como criar nomes criativos para agência de publicidade, não é mesmo? Para ajudar sua vida de criativo, até já trouxemos a lista das 10 maiores agências do Brasil, confira:
Y&R
WMcCann
Almap BBDO
Ogilvy & Mather Brasil
Publicis PCB
África
Leo Burnett Tailor Made
Havas Worldwide
Talent Marcel
MY Propaganda
Com raras e honrosas exceções, a maioria delas usa o sobrenome dos fundadores, inteiros ou em forma de siglas… pouco criativo, não acha?
3- Pesquise tendências
Para ter mais parâmetros, procure outras tendências. Fomos dar uma olhada nos nomes das agências digitais e vimos que são bastante inspiradores, veja só:
Fbiz
CuboCC
Isobar
VML
Wunderman
W3haus
Ampfy
R/GA
4- Cuidado com modismos
Tendência é uma coisa, modismo é outra. Criar nomes criativos para empresas que só fazem sentido por um curto período de tempo pode ser uma armadilha, “Morou na jogada, bicho?”
5- Crie nomes de agência de publicidade curtos
Riachuelo está virando RCHLO, a Coca-Cola já incorporou o Coke faz tempo e a Budweiser todo mundo chama de Bud.
Se você reparar nas grandes marcas de sucesso, como Apple, Nike o Google, 6 letras, no máximo, são suficientes.
6- Fáceis de lembrar
Procure nomes que se fixem facilmente na memória, evite exercícios mentais para o cliente conseguir associar o nome à sua marca.
7- Fáceis de pronunciar e escrever
Agências como Ogilvy e Wunderman só mantém esses nomes porque já se tornaram marcas valiosas e conhecidas. Mas se você está começando, melhor não arriscar.
Evite tudo que possa ser difícil de pronunciar e principalmente de digitar.
8- Lembre-se da internet
Às vezes um nome muito legal pode ser desastroso ao ser transformado em um domínio na internet. E a empresa só percebe isso na hora de fazer a criação do site.
Foi o que aconteceu com o Experts Exchange, um site onde especialistas em programação trocam dicas e linhas de código.
Mas veja como ficou a URL dele (a gente grifou um pedaço para ficar mais fácil de entender):
Expertsexchange.com, não era bem isso que eles queriam. Ou será que era?
9- Brainstorming
Quem nunca foi submetido a uma sessão de brainstorming? Bem, a verdade é que a técnica (criada por um publicitário, aliás) funciona, se conduzida corretamente.
Você sabe: na primeira fase todos dão suas ideias, ninguém pode criticar nenhuma, e elas vão sendo anotadas em um flip chart. 2 ou 3 horas, no máximo, são suficientes.
Depois de um intervalo para as ideias se fixarem nas mentes dos participantes, a segunda sessão acontece preferencialmente no dia seguinte.
O grupo se reúne na mesma sala de novo, revisa o que foi anotado e, aí sim, podem criticar. Os participantes vão limando os nomes sugeridos, tendo novos ideias e fazendo várias votações, até se chegar a 2 ou 3 nomes legais.
10- Faça um teste do nome online
Atualmente existem diversas plataformas automatizadas digitais que permitem fazer uma boa pesquisa de marketing.
Faça uso delas, use um mailing relevante de contatos e saiba exatamente o que seu público-alvo acha de alguns dos nomes que escolheu.
Afinal, porque arriscar em criar um nome para sua agência que pode não dar certo?
Uma dica final: não esqueça de pesquisar se o nome já existe no INPI e, se estiver liberado, trate rapidamente de registar o nome da empresa, que deu tanto trabalho para criar, antes que alguém se aproprie dele.