Especializadas em criar para os outros, agências de publicidade enfrentam um duplo desafio ao criar nomes para si mesmas:
Tem que ser algo muito legal, afinal a especialidade delas é a criatividade
Exatamente por todas serem muito criativas, a maioria dos nomes bacanas já está sendo usado
Se você está passando por este desafio, selecionamos 10 dicas práticas que podem ser de bastante ajuda.
10 dicas de como criar nomes para agência de publicidade
1- Defina um ponto de partida
Para começar, restrinja o leque de possibilidades. Qual é o tipo de sua agência? Digital, de marketing de performance, de desenvolvimento de aplicativos e sites, advertising?
Só de focar em alguns segmentos já vai facilitar muito o trabalho, reduzindo algumas possibilidades.
2- Dê uma olhada no que os grandes estão fazendo
Nada como se inspirar nas grandes empresas do mercado para aprender a como criar nomes criativos para agência de publicidade, não é mesmo? Para ajudar sua vida de criativo, até já trouxemos a lista das 10 maiores agências do Brasil, confira:
Y&R
WMcCann
Almap BBDO
Ogilvy & Mather Brasil
Publicis PCB
África
Leo Burnett Tailor Made
Havas Worldwide
Talent Marcel
MY Propaganda
Com raras e honrosas exceções, a maioria delas usa o sobrenome dos fundadores, inteiros ou em forma de siglas… pouco criativo, não acha?
3- Pesquise tendências
Para ter mais parâmetros, procure outras tendências. Fomos dar uma olhada nos nomes das agências digitais e vimos que são bastante inspiradores, veja só:
Fbiz
CuboCC
Isobar
VML
Wunderman
W3haus
Ampfy
R/GA
4- Cuidado com modismos
Tendência é uma coisa, modismo é outra. Criar nomes criativos para empresas que só fazem sentido por um curto período de tempo pode ser uma armadilha, “Morou na jogada, bicho?”
5- Crie nomes de agência curtos
Riachuelo está virando RCHLO, a Coca-Cola já incorporou o Coke faz tempo e a Budweiser todo mundo chama de Bud.
Se você reparar nas grandes marcas de sucesso, como Apple, Nike o Google, 6 letras, no máximo, são suficientes.
6- Fáceis de lembrar
Procure nomes que se fixem facilmente na memória, evite exercícios mentais para o cliente conseguir associar o nome à sua marca.
7- Fáceis de pronunciar e escrever
Agências como Ogilvy e Wunderman só mantém esses nomes porque já se tornaram marcas valiosas e conhecidas. Mas se você está começando, melhor não arriscar.
Evite tudo que possa ser difícil de pronunciar e principalmente de digitar.
8- Lembre-se da internet
Às vezes um nome muito legal pode ser desastroso ao ser transformado em um domínio na internet. E a empresa só percebe isso na hora de fazer a criação do site.
Foi o que aconteceu com o Experts Exchange, um site onde especialistas em programação trocam dicas e linhas de código.
Mas veja como ficou a URL dele (a gente grifou um pedaço para ficar mais fácil de entender):
Expertsexchange.com, não era bem isso que eles queriam. Ou será que era?
9- Brainstorming
Quem nunca foi submetido a uma sessão de brainstorming? Bem, a verdade é que a técnica (criada por um publicitário, aliás) funciona, se conduzida corretamente.
Você sabe: na primeira fase todos dão suas ideias, ninguém pode criticar nenhuma, e elas vão sendo anotadas em um flip chart. 2 ou 3 horas, no máximo, são suficientes.
Depois de um intervalo para as ideias se fixarem nas mentes dos participantes, a segunda sessão acontece preferencialmente no dia seguinte.
O grupo se reúne na mesma sala de novo, revisa o que foi anotado e, aí sim, podem criticar. Os participantes vão limando os nomes sugeridos, tendo novos ideias e fazendo várias votações, até se chegar a 2 ou 3 nomes legais.
10- Faça um teste do nome online
Atualmente existem diversas plataformas automatizadas digitais que permitem fazer uma boa pesquisa de marketing.
Faça uso delas, use um mailing relevante de contatos e saiba exatamente o que seu público-alvo acha de alguns dos nomes que escolheu.
Afinal, porque arriscar em criar um nome para sua agência que pode não dar certo?
Uma dica final: não esqueça de pesquisar se o nome já existe no INPI e, se estiver liberado, trate rapidamente de registar o nome da empresa, que deu tanto trabalho para criar, antes que alguém se aproprie dele.