Hoje em dia, não é mais segredo que um simples logotipo pode tornar a sua marca reconhecida mundialmente, independentemente das barreiras impostas por fronteiras ou idiomas. Que tal, então, aplicar as qualidades que fazem das logomarcas algo memorável para o seu logo de administração?
Para isso, basta conferir as dicas que reunimos, no post de hoje, assim você explora melhor todas as nuances para criar uma imagem gráfica de sucesso!
A importância de um logo de administração
Como dissemos anteriormente, muitas marcas são reconhecidas pelo mundo inteiro somente pela sua representação gráfica. Mas isso não deve ser tudo: um logo de administração e de qualquer outro segmento deve carregar, em sua essência, muitas coisas, como:
O DNA da empresa.
A missão e valores dela.
A identidade visual.
Sua personalidade.
Logo, percebe-se que o desafio de criar algo simples não é, necessariamente, simples. O designer deve traduzir isso tudo em uma única mensagem. E é o que veremos a seguir.
1- Analise o seu segmento de atuação
Para criar um logo de administração, não basta enxergar somente para dentro da própria empresa. Fora dela existe todo um setor com objetivos similares, negócios semelhantes e diferenciais completamente distintos.
Por isso, analisar o setor, como um todo, é fundamental na criação de um logo de administração.
A partir desse estudo é possível entender um pouco mais sobre a posição que a empresa de administração ocupa, atualmente, e para onde ela está rumando. Tudo isso importa ao criar um logo de administração. E sabe por quê?
Porque, assim, o logotipo de administração criado também leva em conta o seu público-alvo, tornando a identidade visual muito mais receptível para ele.
2- Encontre e use o seu diferencial
Uma logomarca incrível é o sonho de consumo de todo empreendedor, é verdade, mas é possível criar algo realmente único a partir de algo que faça a sua empresa diferenciada.
Por isso, explore o diferencial da sua marca ao criar o logo de administração. Para facilitar, crie uma lista descritiva com os conceitos da empresa. Coloque no papel o DNA dela e veja quais deles você pretende transmitir na imagem gráfica.
Para se ter uma ideia da importância de conhecer o próprio diferencial, lembre-se, por exemplo, dos logos de empresas famosas, como o Twitter, por exemplo, ou mesmo da Apple.
O logotipo deve se comunicar de maneira fácil e prática com o consumidor e fazer com que essa imagem, posteriormente, seja associada à sua marca, e não o contrário.
3- A beleza também conta
Além da criatividade imposta na imagem, a tipografia é muito relevante na criação do logo de administração — e de marcas em geral.
Caso você duvide, lembre-se do logo da Coca-Cola, que enraizou aquela tipografia aos seus produtos, sendo difícil outra marca utilizá-la e não receber as devidas comparações.
Mas fica, aqui, uma dica: equilibre a tipografia com o símbolo pensado para a sua marca. Não privilegie um ou o outro. Torne o trabalho todo harmônico e complementar.
4- Trabalhe com cuidado as cores do logo
Muita atenção ao significado de cada cor, pois eles podem traduzir a ideia errada, quando um determinado tom é aplicado no seu logo de administração.
É justamente por isso que você deve pensar em cores que despertem a curiosidade do consumidor, algo que explore o diferencial da empresa e que, acima de tudo, harmonize com a identidade visual da empresa.
Empresas de administração, em sua maioria, se pautam pela seriedade, bem como a abrangência de público. Por isso, convém imaginar uma aquarela sóbria às muito coloridas, já que logomarcas de muitas tonalidades são mais associadas ao público infantil.
Veja mais detalhes: O significado das cores para logomarcas e como escolhê-las
5- Pense na aplicação do logotipo
Não basta apenas imaginar o público-alvo, no setor, na concorrência e no conceito da sua empresa, um logotipo de administração também deve ser pensado a partir da sua aplicação.
Ou seja: os locais onde ele trará mais visibilidade à sua marca.
Isso pode incluir:
Fachada da empresa.
Cartões de visita e propostas.
Banners e propagandas impressas em geral.
Páginas virtuais.
Com isso, queremos dizer que o seu logo de administração deve ser coeso e harmônico. Ele deve cair bem em todos os meios de comunicação que você utilizar a logomarca.
Ajuda, nesses casos, simplificar a ideia. Um logotipo de administração rápido e eficaz, como o da Nike, por exemplo, traduz a mensagem e pode ser associado a qualquer lugar que não perde o seu impacto.
Hora de desenvolver as ideias
Que tal as nossas dicas para criar um logo de administração de sucesso? Agora, é hora de traduzir as ideias aqui discutidas para a sua equipe e, assim, construir o império da sua marca!
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