A criação de um logo de contabilidade é uma das primeiras providências que o empresário deve tomar ao montar um escritório de serviços contábeis.
É claro que existem muitas coisas importantes para fazer também, e isso pode incluir encontrar o espaço físico onde se instalar, depois dividir os ambientes internos, comprar equipamentos, mobiliário, papelaria e computadores, fazer um site, entrevistar, selecionar e contratar funcionários, providenciar alvarás, licenças, registrar contratos sociais e muito mais.
Confira mais sobre todas as providências necessárias neste post: Como montar um escritório de contabilidade: guia prático.
Na verdade, o ideal é começar com um bom plano de negócios. Neste plano o empreendedor vai definir formalmente em um documento diversas questões importantes para a empresa, tais como: estrutura, administração e gerenciamento, estudos do mercado e da concorrência, finanças, valores de investimento inicial e também uma estratégia de comunicação.
E esta estratégia de marketing e comunicação deve se iniciar por um estudo de posicionamento, para que a partir dele se escolha um nome para o escritório e também se defina um logotipo de contabilidade, que será a peça chave de todas as ações comunicação com os clientes.
Veja também: Dicas de nomes para escritório de contabilidade.
Depois de criada, a logomarca de contabilidade deverá cumprir diversas funções importantes.
Funções de um logo de contabilidade:
Identificar a empresa para o mercado
Diferenciá-la da concorrência e demais competidores
Protegê-la de imitadores
Deixar claro o seu posicionamento para o público
Ressaltar seus diferenciais: aquilo que ela faz melhor que os demais concorrentes
Fica claro, depois de se conhecer os objetivos por trás da criação de um logo, que este trabalho deve ser feito com muito cuidado e total supervisão. O ideal é contratar um designer gráfico ou outro profissional de comunicação visual corporativa para criar um bom logotipo de contabilidade.
E esta tarefa complexa deve ser executada seguindo algumas etapas.
Etapas para criação de logo de contabilidade:
É claro que antes de começar a fazer o logo, é preciso já ter o nome do escritório de contabilidade definido. E estas duas primeiras etapas abaixo também podem auxiliar nessa tarefa de criar o nome, veja:
1- Conhecer seu público alvo
A logomarca de contabilidade deve conversar adequadamente com seus clientes, sejam eles empresas ou pessoas físicas. Para isso, é preciso saber quais são seus valores, objetivos e preferências. É muito importante que sua marca compartilhe uma identidade com seu público, para que ele não a rejeite.
2- Definir claramente seu posicionamento
Se o logo de contabilidade vai diferenciar sua empresa da concorrência, é preciso definir claramente qual é este diferencial.
Algumas empresas se destacam por oferecer o melhor preço. Se este for o caso, o logotipo terá que transmitir isso de alguma forma. Outros escritório de contabilidade são especializados em certos segmentos de empresas. Por exemplo: sabem tudo para atender bem escritórios de advocacia, ou empresas de telemarketing. Novamente, é papel do logo associar a figura desse tipo de empresa com o escritório de contabilidade.
Por fim, pode haver algum grande diferencial de qualidade, um determinado serviço ou atividade que a empresa oferece com alta qualidade em relação aos demais concorrentes: este diferencial deve ser abordado de maneira muito destacada no logo, transformando-se no motivo da escolha da empresa pelo público.
Confira mais sobre público alvo e posicionamento da empresa aqui: Como fazer um logotipo: defina público alvo e posicionamento.
Para transmitir essas características, existem diversas técnicas empregadas pelos designers profissionais e que abordaremos nas 4 etapas seguintes. Vamos falar rapidamente sobre elas e indicar alguns links em nosso blog para você se aprofundar em cada assunto.
3- Que formas usar no logo
O logo não precisa ter necessariamente uma forma, muitas vezes ele tem ícones ou apenas o nome, em um tipografia especial.
Formas arredondadas são ligadas a um universo mais feminino, de conciliação, acolhimento e continuidade. Forma angulares, com pontas, remetem ao masculino, à força, à competição, à determinação e até à instabilidade.
4- Símbolos da contabilidade
Existem muitos símbolos tradicionalmente usados na contabilidade e outros empregados por associação com esta atividade. Os símbolos oficiais seriam o caduceu de Mercúrio, bastão envolto em serpentes, ou o elmo com asas desse mesmo deus. Mas muitos usam outros símbolos, como livros, canetas tinteiro, penas de escrever, gráficos e até balanças.
5- Significados das cores
A escolha da cor também tem papel destacado nas estapas de elaboração de um logotipo. Veja alguns significados:
Azul: confiança, segurança e tradição.
Vermelho: paixão, excitação e urgência.
Verde: natureza, abundancia e crescimento.
Roxo: criatividade, nobreza e imaginação.
Preto: exclusividade, luxo e sofisticação.
Branco: pureza, inocência e limpeza.
6- Tipografia no logo
Os tipos de letras usadas em um logo revelam muito da personalidade da marca. Letras da família Romana Antiga, com serifas triangulares, remetem a tradição. Já as tipografias da família Egípcia, criada na era industrial e com serifas bem grossas, passam algo mais moderno e sólido. Existem realmente muitas famílias e suas variações tipográficas. Estas escolhas variam muito e exigem um estudo extremamente profissional.
Estas etapas e dicas, com links complementares, ajudaram você a entender melhor o processo de criação de um logo de contabilidade?
Confira agora algumas logomarcas de contabilidade criadas no We Do Logos.
Exemplos de logos de contabilidade
Esta concorrência criativa da empresa SA Contadores LTDA recebeu 16 propostas de logotipo, enviadas por 10 designers profissionais diferentes, confira algumas delas:
Esta foi a arte de logo de contabilidade vencedora, escolhida pelo cliente:
Clique no link a seguir e veja: exemplos de logo de contabilidade enviados para este projeto.
E se você precisa de algum logo de contabilidade, cartão de visita, papelaria ou website, existe uma solução rápida, de alta qualidade e com excelente preço: a We do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina com mais de 80 mil designers cadastrados.
Através do site você pode solucionar qualquer demanda de design ou até mesmo criação do nome da sua empresa. Você escolhe um produto, explica a sua necessidade e define o quanto pagar a partir de um preço mínimo. Em seguida você receberá dezenas de opções, poderá pedir alterações ilimitadas e ao final escolhe o que mais gostou. E o melhor! Caso não fique satisfeito devolvemos o valor investido!