É comum que, no calor da criação, o designer de logos se encontre com a ponta do lápis estática, na superfície do papel. E isso é algo perfeitamente natural, principalmente na hora de criar logo de designer para si meso!
Afinal de contas, ao trabalhar com criatividade, não estamos apenas ligando e desligando um interruptor. Cada trabalho deve ser único, original e adequado à proposta. A profissão de um designer gráfico de logo é realmente desafiadora.
No entanto, ela pode ficar ainda mais prática, quando prestamos atenção em algumas dicas que podem servir para todo tipo de trabalho para o designer de logotipos.
Para saber quais são, continue a leitura deste post e acompanhe as nossas 6 dicas de criação para logo de designer de logotipos!
6 dicas de logos para designers:
1- Não perca o controle
Antes de arremessar o lápis ou o mouse para o outro lado da sala, respire e retome os passos. Vale a pena, inclusive, rabiscar a esmo, como se você procurasse pela ideia perdida.
Além disso, uma dica que funciona bastante, para não perder o controle com o bloqueio criativo, é visualizar as logomarcas de outra maneira: não tente apenas desenhá-las. Descreva-as, crie uma lista com os detalhes dela… Enfim, disseque-a.
Tente fazer o melhor logo de sua vida: um logo de designer gráfico!
2- Tenha um desenho físico em mãos
Muitos designers gráficos de logos funcionam diretamente com um computador. Entretanto, ter o desenho feito a mão pode ser uma ótima ideia para visualizá-lo de outra maneira.
Com ele pronto em mãos — ou o mais próximo possível de estar pronto —, você consegue enxergar melhorias no desenho exposto na tela do computador.
Vale o exercício. Experimente e veja como um logo de designer gráfico pode surgir mais fácil com lápis e papel!
3- Termine, mas faça um novo
O desenho está finalizado? Ótimo! Agora, desconstrua-o.
Desenhe-o em sua forma mais literal. Se o logotipo possui uma bola de futebol, por exemplo, desenhe uma bola de futebol e, em seguida, visualize mudanças que você possa fazer — tendo como base o seu desenho finalizado.
É sempre bom exercitar uma segunda ou terceira visão de um mesmo logotipo — por mais simples que sejam esses desenhos. Trata-se, na verdade, de um exercício para ampliar o repertório e não se ver em um poço seco de ideias, eventualmente.
Lembre-se: um logo de designer gráfico tem que ser o logo dos logos!
4- Dê ouvidos às suas ideias mais loucas
Um logotipo de designer gráfico tem que fugir do convencional!
Após analisar o briefing do projeto, qual símbolo veio à sua mente? Qual ideia passou rapidamente diante de você? Explore esses conceitos, por mais malucos que sejam, e deixe-os guardadinhos.
Após um tempo de criação, volte a eles. Verifique se existe algum sentido nos impulsos criativos e identifique maneiras de adicioná-los à ideia em desenvolvimento.
Uma vez finalizado o trabalho, anote essas ideias. Esses loucos pensamentos podem ser de grande auxílio para um outro projeto de design de logos.
Confira também: Design de logo: Mais de 50 ideias totalmente diferentes
5- Trabalhe com as cores
Você conhece o significado das principais cores? Como um designer gráfico de logos, é bem possível que conheça. No entanto, você evoca esses significados ao iniciar um novo trabalho e a criação do seu logo de designer?
Apoiar-se no simbolismo das cores pode ser uma ótima ideia para iniciar um trabalho.
Tome como exemplo a cor azul, que remete, entre outras coisas, à tranquilidade de um céu azul de verão. Isso pode significar diversas coisas que podem ser agregadas ao conceito do logotipo que você está desenhando.
Além das cores, faça associações, também, com nomes. Se uma cor da identidade visual remete à paz do céu azul (ainda no exemplo anterior), busque explorar o significado das palavras na criação do logotipo.
6- Pesquise e inspire-se
Este é um assunto tão delicado quanto fundamental: a inspiração no trabalho de outros designers de logos.
Isso porque, ainda que seja importante buscar novas ideias no que grandes nomes do designer gráfico têm produzido, a cautela é crucial para que a inspiração não se transforme em um inadvertido plágio.
Algumas dicas para que você não caia nessa armadilha tão prejudicial à imagem de um designer de logotipos:
Não busque inspiração nas formas e detalhes, apenas nos conceitos de outros designers.
Anote somente o que você acredita não ter funcionado em outros logos.
Peça a um amigo que confira o seu trabalho e o modelo de inspiração.
Faça pesquisas despretensiosas, somente navegando pela web. Algumas ideias podem surgir sem a necessidade de verificar o trabalho alheio.
No fim das contas, tudo se resume a isso: pesquisa. Crie o hábito de ser sempre mais curioso e anote cada ideia que tiver. Se elas são boas ou ruins, deixe que o tempo diga, eventualmente, diante de um novo trabalho.
Fique por dentro: Logo, marca e logotipo: 25 definições para entender tudo
E aí, designer de logos, o que achou das nossas ideias para que a fonte de boas ideias nunca se entre em extinção?
Caso tenha outras ideias, compartilhe conosco nos comentários!