A definição de logomarca é vital para o sucesso da sua empresa, final ela representa sua marca, seu patrimônio. É sua identidade visual e ajuda o público a reconhecer você onde esteja. Sua empresa deve ter uma marca sólida e simples, que transmita aos consumidores a personalidade da companhia.
Cada companhia tem suas próprias características. Seus produtos ou serviços oferecidos tem de ser levados em consideração na etapa de definição de logomarca. Por isso saiba quem é realmente sua empresa antes de criar a identidade visual de sua marca.
Definição de logomarca – Dicas para o sucesso
Público-alvo
Os logotipos não são apenas uma ferramenta de marketing. Eles estão diretamente relacionados à personalidade e irão representar sua companhia no resto do mundo. Descubra quais são as características do seu público-alvo, principalmente no quesito relacionado à cultura e tenha isto em mente na hora de produzir o desenho em si, para gerar identificação com o público. Lembre-se de que sua definição de logomarca deve ser feita pensando no seu consumidor e não em você e gostos pessoais. Sempre pensando na sua persona (seu cliente).
Aprenda também: O que são buyer personas e como criá-las
Simplicidade
Na hora de chegar a uma definição de logomarca, lembre-se que a simplicidade é o principal componente de um logotipo. Muitas cores, desenhos, símbolos e fontes podem deixar sua marca confusa. Além disso, elas serão reproduzidas em diferentes locais e tamanhos, como em jornal, outdoors, papel timbrado, entre outros. Muitos elementos dificultarão a reprodução. Sempre tente ser simples e criativo, não deixando de ser sólido. Acima é possível ver os exemplos de logos famosas que optaram pela simplicidade.
Cor
A cor talvez seja o elemento mais forte de uma marca. Diferentes cores causarão diferentes impactos, e juntas, podem potencializar seu efeito. Por exemplo, temos o vermelho representando o amor e sentimentos na mesma linha. O azul representa a seriedade de uma empresa privada. E a combinação como preto, dourado e prata dá a ideia de que a companhia é algo “premium”.
Utilize a sensibilidade na hora de escolher as cores. Tenha cuidado no uso de cores gritantes e exageros em efeitos, pois além de prejudicar a harmonia, pode passar ao cliente a impressão de que é um trabalho amador.
Fonte
É possível dizer que a escrita é uma forma de comunicação onipresente em nosso cotidiano. Está no outdoor, na revista do consultório médico, nas placas de sinalização, na embalagem do iogurte. E sua marca pode estar lá também, em todas elas.
Sua publicidade urbana pode ser reconhecida sem ser lida, quando alguém passar por ela de carro. O uso da tipografia escolhida em um projeto de sinalização interna pode agregar valores de organização e seriedade. Ou seja, sua fonte pode determinar o sucesso ou fracasso da sua marca, pois a partir dela as pessoas irão fazer uma definição de logomarca e associar a sua empresa.
Símbolos
Não é comum, mas muitas empresas usam símbolos “escondidos” em seus logotipos. Você possui liberdade para criar desta forma, desde que o imagem seja realmente relevante.
Veja por exemplo o logo da FedEx. É possível ver uma seta entre as letras ‘E’ e ‘X’, que está relacionada ao objetivo da marca, em ter sempre pronta entrega. Vários outros logos possuem mensagens subliminares. Você se lembra de algum?
Não lembrou de nada? Hummmm… vamos te ajudar: Mensagens escondidas em logos de marcas famosas
Definição de logomarca – Qual o certo? Logo, logomarca ou logotipo?
Logo e logotipo
Ambas as palavras têm o mesmo significado. Logotipo é uma forma alternativa da palavra logo. Um logotipo é composto pelo símbolo e pela tipografia, que juntos formam o logotipo em si. Explicando de forma mais simples, logotipo é a representação gráfica do nome fantasia de uma empresa em que só são utilizados o símbolo e a tipografia (letras). É um produto gráfico resultante do design e também pode ser definido como a imagem da marca. É a forma de representação do nome de uma empresa com um tipo de letra característico. Exemplos de logotipos são: Google, Sony, Coca-Cola e vários outros.
Marca
Já a marca é representada graficamente pela logo e pela identidade visual. Compreende o símbolo, o logotipo, as emoções e as cores. É o elemento principal da identidade visual da empresa, é através dela que a empresa será identificada em qualquer lugar, independente do conceito gráfico em que está inserida. De um ponto de vista geral, a marca pode ser conceituada como a conexão entre uma empresa, sua missão, valores, visão e consumidores.
Logomarca
No sentido lato o termo pode ser usado como o conjunto formado pela representação gráfica do nome de determinada marca, em letras de traçado específico, fixo e característico (logotipo) e seu símbolo visual (figurativo ou emblemático), o que, por extensão de sentido, pode ser entendido como a representação visual de qualquer marca.
Há quem considere o neologismo logomarca um termo que não possui a necessária precisão, mas a aceitação do significado, pelos dicionários e sua ampla utilização entre os profissionais e organizações, transcende os limites da pura reflexão acadêmica. Ou seja, você pode usar tanto logo, quanto logotipo ou até mesmo logomarca.
E você? Chegou a sua definição de logomarca?
A logo é a ponte principal que liga empresa e consumidor. Tenha certeza de que ela foi construída sobre sólidas edificações e, para isto, conheça os serviços da We Do Logos para criar seu projeto de acordo com seu orçamento e fazer com que seja reconhecida onde quer que esteja. Temos mais de 85.000 designers, você irá receber dezenas de opções, de dezenas de designers diferentes e ainda poderá pedir alterações ilimitadas. E sabe qual é o melhor? Caso você não fique satisfeito com o resultado final devolvemos o valor investido!
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