A marca é tudo para uma grande grife e a logomarca é a representação dela. Ele aparece nas etiquetas, estampas padronagens e mostra que aquela peça não é uma qualquer: é uma Louis Vuitton, uma Chanel ou um Rolex. Se você pensa grande, não pode ignorar o cuidado na criação de um desenho que diga o que você tem de melhor e para que público você quer vender.
Escolhas efetivas de cor, tipografia e símbolo podem saltar aos olhos de quem passa por uma loja, informando se ela é masculina ou feminina, adulta ou infanto-juvenil, exclusiva ou popular. Saiba como grandes estilistas fazem suas logomarcas de roupas expressarem sofisticação, confiabilidade e autenticidade:
Grifes de moda: confira as características mais marcantes das famosas logomarcas de roupas e outros itens de moda
Tipografia
Muitas logomarcas apostam nos chamados monogramas e marcas nominativas, caracterizados totalmente por suas tipografias exclusivas. Esse tipo de escolha para logomarcas de roupas é muito usada pelo mercado de luxo, como os casos da Chanel, Cartier e Dior.
A primeira, muito lembrada pelo vanguardismo de sua criadora, Coco Chanel, usa uma fonte sem serifa, que lembra a modernidade de suas peças, além de sofisticação e elegância. As fontes caligráficas, como a utilizada pela Cartier, denotam personalização e unicidade, critérios valiosos para quem gosta de diferenciar-se ao usar um relógio cujo valor pode passar dos cinco dígitos.
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Com uma marca avaliada em US$3 bilhões, a Dior usa uma fonte serifada para representar a elegância clássica de suas roupas que já vestiram princesas e celebridades do mundo todo.
Símbolos
Os símbolos também são muito utilizados por grandes marcas para diferenciar suas peças com facilidade na multidão. O usuário, por sua vez, pode ostentar o orgulho de possuir uma roupa daquela marca, seja por seus valores comerciais, estéticos ou culturais, afirmando dessa forma parte de sua personalidade.
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Famosa pelo crocodilo logo abaixo de suas golas pólo, a Lacoste adotou tal desenho para referenciar seu dono, apelidado como o animal. A Versace escolheu representar-se com o mito grego de Medusa. Para Donatella, proprietária da grife, a figura demonstra autoridade, beleza e fascinação fatal, valores que ela enxerga em suas coleções. Uma das logomarcas de roupas mais famosas do mundo, as letras “L” e “V” estampam todos os produtos da Louis Vuitton para registrar a autenticidade da marca. Como croquis de moda não podem ser patenteados, utilizar a padronagem foi uma forma de legitimar a originalidade dos produtos para aqueles que investiram alto em uma de suas peças.
Cores
A maioria da grifes utiliza o preto em suas logomarcas por sua capacidade de adaptação, servindo como uma base que pode ser alterada para cores prateadas e douradas, mostrando seu poder financeiro nas fachadas de suas lojas. As cores e suas funções psicológicas, porém, também podem ser pensadas para atender as necessidades desse setor.
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A Hermès, grife francesa, é facilmente reconhecida por sua cor laranja que representa a criatividade e autenticidade da marca, uma das primeiras a vender bolsas com zíper, por exemplo. A Tommy Hilfiger prefere ostentar seu patriotismo, usando as cores da bandeira americana para simbolizar a marca que vende roupas alinhadas ao estilo clássico dos estadunidenses. A Rolex preferiu destacar a nobreza de seus produtos no logotipo, usando o verde e o dourado, símbolos de riqueza.
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