Criatividade e originalidade são importantes na concepção de uma logomarca. Entretanto, transmitir uma boa imagem, empatia pelo cliente, humanização e confiança são valores fundamentais para laboratórios farmacêuticos na criação de sua identidade.
Mais do que atrair clientes, a comunicação visual de laboratórios farmacêuticos deverá refletir o posicionamento da empresa. Ou melhor, traduzir a “alma” da organização para que gere compreensão dos públicos de interesse, e, acima de tudo, envolvimento com fidelização.
Neste material, você poderá conferir quais parâmetros utilizar na criação de logos para laboratórios farmacêuticos, dicas exclusivas e muito mais. Veja!
Motivos para planejar a comunicação de um laboratório farmacêutico
O Brasil é hoje um dos principais mercados do planeta quando o assunto é venda de medicamentos, segundo o Guia Interfarma, da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa, o crescimento no consumo de medicamentos aumentou 242% e se considerar os genéricos, este número salta para 343%, em 17 anos.
Tal cenário é resultado da forte e positiva atuação dos laboratórios farmacêuticos pelo país. Com este desenvolvimento, estima-se que o Brasil chegará na 5º posição do ranking mundial, hoje liderado pelos Estados Unidos, em 2020.
Diante de um potencial como este, investir em comunicação é extremamente importante. E tudo começa com a criação do logotipo, sua identidade visual.
Como criar logos para laboratórios farmacêuticos de destaque?
Responda as questões: “Você conhece o seu negócio?”. Conhece mesmo? Sabe quem é o público-alvo? (e não vale dizer que é ‘todo mundo’. Um negócio precisa estabelecer um foco). Quais são a missão, visão e valores do laboratório? Qual é o seu propósito? Quais atributos quer transmitir? Quais experiências quer proporcionar para seus clientes? Enfim, levante minuciosamente tudo sobre a empresa. Este será o momento de olhar profundamente para dentro.
Analise a concorrência, mire no entorno: Entenda quem são. Priorize analisar os que tem um estilo próximo ao do seu negócio. Assim, conseguirá criar um logotipo diferente e original dos demais.
Os logos para laboratórios farmacêuticos precisam refletir o setor de atuação: O que isso quer dizer? A linguagem deve expressar o negócio. As cores, as imagens, as fontes… devem criar na mente do consumidor componentes que o levem a buscar um laboratório farmacêutico. E não confundi-lo com outro ramo, como uma lanchonete, um pequeno mercado etc. Estude as cores e seus significados.
Pense na leitura do logotipo para o laboratório farmacêutico aplicado em diferentes canais: fachada, site, redes sociais, folder etc. Isso quer dizer que ele precisa ficar legível, ser usado com fundo branco, sem fundo, colorido, em branco e preto etc. Por isso, o recomendado é criar um manual de uso da marca para considerar todas as especificações e compartilhar com todos da empresa para que seja adotado um padrão.
Se for contratar o trabalho de um designer, acompanhe de perto e explique para ele sobre sua empresa. Afinal de contas, ninguém conhece melhor o negócio do que você.
Conheça alguns critérios de qualidade para a composição de logos de laboratórios farmacêuticos
Originalidade: é preciso se diferenciar dos demais concorrentes no mercado;
Posicionamento: mais do que uma imagem, um logotipo precisa expressar a identidade de uma empresa, seu jeito de ser;
Memorizável: deve ser marcante e remeter ao laboratório farmacêutico;
Não ser fragmentado: ao quebrar o logo em pedaços e usá-los separadamente perde-se a identidade, além de causar conflito na mente do consumidor ou desassociação da marca.
8 Erros para evitar na criação de logos para laboratórios farmacêuticos
Logotipo feito por um amador: a marca de uma empresa é sua identidade, ou seja, será utilizada por um longo tempo. Portanto, não desperdice de cara a chance de causar uma boa impressão com os clientes, apresentando algo sem significado e profissionalismo;
Prender-se a tendências: criar um logotipo em 3D, sombreado… Elas são passageiras, sua marca não. Lembre-se que o logo deve refletir o DNA da empresa;
Usar banco de imagens na criação de logos é um erro clássico: vale lembrar que uma identidade é única, portanto, ela não pode ser baseada em uma imagem utilizada por inúmeras pessoas pelo mundo;
Complexidade demais: quanto mais detalhes um logo tiver, maior o número de dados que o cliente deverá processar. Como deverá ser memorável, ele precisa manter a simplicidade;
Utilizar muitas fontes: isso pode confundir o consumidor. Use no máximo duas;
Copiar logotipos: O propósito de um logo é representar um negócio. E, como ele poderá fazer isso se é uma cópia de outro?;
Considerar apenas o gosto pessoal: É preciso pensar na missão do negócio, em seus públicos, em suas estratégias, não apenas nas preferências do gestor ou do design. Afinal de contas, é preciso trazer resultados e não agradar a gregos ou troianos;
Logos dependentes de cores: Um logo deve ser reproduzido também em preto e branco. Por isso, a importância do desenvolvimento do manual de uso da marca.
Depois de todas estas dicas de como criar logotipos, que tal usar a We Do Logos para desenvolver o seu?
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