A identidade visual é um elemento fundamental, hoje em dia, para que se passe uma mensagem de identificação com o seu público-alvo. Com igrejas evangélicas, não é diferente. Por isso, ao criar logotipo de igreja evangélica, algumas questões devem ser consideradas.
Para entender plenamente o conceito para uma logomarca de igreja evangélica, preparamos este post, com dicas do que fazer para explorar as grandes qualidades de uma igreja evangélica, para e traduzir o conceito em um logotipo memorável. Confira!
A importância do logotipo de igreja no setor religioso
Movida, literalmente, pela fé, a religião chega em pleno século 21 com ainda muito vigor. E, com a revolução social promovida pela internet, ficou ainda mais abrangente a sua mensagem.
Para promover o nome de igrejas evangélicas, portanto, provou-se necessária a criação de toda uma identidade visual, capaz de fazer com que os fiéis encontrem mais um meio de se reunirem e ficarem por dentro do que acontece no seu círculo social.
Entretanto, diferentemente de logomarcas para empresas, o logo de igreja evangélica deve ser idealizado a partir de um aprofundamento único, já que ele se baseia nas emoções dos seus fiéis.
Confira boas ideias para manter em mente, ao criar um logotipo para igreja evangélica!
Organize as ideias
Embora toda igreja evangélica tenha algo em comum, cada uma possui o seu próprio DNA, e isso evolui à medida que a congregação interage, cresce e se relaciona.
Por isso, torna-se importante conhecer não apenas o setor religioso, como a própria igreja que necessita de um logotipo próprio.
O que considerar, portanto, ao iniciar o trabalho?
Converse com os membros da igreja e procure extrair o máximo de informação possível.
Faça a sua própria pesquisa. Se possível, vá aos cultos e veja como é a química do ambiente.
Discuta suas ideias com a congregação e conte com o auxílio deles para evoluir o conceito.
Confira o que outras igrejas têm criado para destacar, graficamente, os seus templos.
Este último item, inclusive, é o destaque do nosso próximo assunto!
Olhe ao redor
Um logotipo de igreja evangélica é único, mas, como dissemos no início deste texto, ele pode ter muito a ver com outras logomarcas.
Por isso, dedique um tempinho para desenvolver as ideias conferindo muito o que se tem utilizado na criação de logotipos para igrejas. Entre as principais características, podemos destacar:
Símbolos.
Cores leves (como tons brandos de azul e amarelo).
Tipografia.
Mensagens.
Falaremos delas, a seguir, para aprofundar o conhecimento.
Fique por dentro: Logo, marca e logotipo: 25 definições para entender tudo
Símbolos
Os símbolos mais utilizados, em uma logomarca de igreja evangélica, são a pomba branca — praticamente, o sinônimo universal da paz —, ou mesmo a bíblia aberta. É comum, também, a representação da família nos logotipos, já que toda congregação é uma grande família unida.
Cores
Não apenas para logotipo de igreja, as cores devem ser pensadas com intenso cuidado, ao serem aplicadas na representação gráfica de qualquer local.
Para as igrejas evangélicas, o azul e o amarelo são as cores que mais transmitem paz e outras sensações boas, uma vez que estamos falando de um local seguro, que visa oferecer conforto e paz interior.
Ou seja: cores fortes e vibrantes podem não ser uma boa ideia.
Confira mais informações: O significado das cores para logomarcas e como escolhê-las
Tipografia e mensagens
Mensagens de paz ou mesmo versículos (desde que curtos e que não chamem toda a atenção para si) são comuns, também, em logomarcas de igrejas evangélicas.
Explore o equilíbrio entre símbolo e texto. Pode deixar o resultado muito mais harmônico.
Veja em mais detalhes: Como a fonte do logotipo muda a relação entre cliente e marca
Mantenha o foco
A regra vale para toda criação de logomarca: a simplicidade não é sinônimo de algo simplório.
Ainda mais quando estamos falando de logotipos para igrejas evangélicas, o foco na mensagem do próprio templo deve ser mantido. Nada de efeitos grandiosos ou detalhes que confundam os fiéis.
O logo deve ser algo que, imediatamente, remeta às sensações que os fiéis sentem, ao entrar na igreja. Qualquer coisa além — ou na contramão disso — pode confundir a ideia.
Confira também: Logotipos famosos, como as pessoas memorizam as grandes marcas?
A fé no logotipo de igreja evangélica
Esperamos que as nossas dicas para logotipos para igrejas tenham ajudado você a se nortear nos seus projetos.
Lembre-se: mais que vender um conceito, você está reproduzindo o sentimento em comum de uma (enorme) família.
E se você precisa criar um logo, layout de site, folders e outros materiais de comunicação por um preço justo, pode contar com a We Do Logos, a maior plataforma criativa da América Latina, com quase 80 mil designers cadastrados.
Envie seu pedido de material de comunicação para o site, já definindo quanto quer pagar e o prazo de entrega, e em pouco tempo, 24 horas, estará recebendo as primeiras opções de arte para dar feedback aos designers, pedir ajuste e solicitar quantas alterações quiser, até a arte ficar do jeito que você deseja, com o melhor resultado para sua empresa.
E tem mais: se por acaso nenhuma das alternativas criadas te agradar, pode pedir seu investimento de volta e receber em até 5 dias úteis.