Todo logotipo tem um objetivo. Afinal, as marcas e seus logotipos estão em praticamente tudo o que fazemos, já que hoje praticamente tudo o que precisamos é comprado de alguma loja ou de alguém. Com isso fica claro que um logotipo objetivo deve nos remeter à marca e suas características. Mas será que esses milhares de logotipos, que já fazem parte da nossa vida, são realmente algo recente?
Separamos a seguir alguns parágrafos que explicam as funções dos logotipos, objetivos e história.
Breve história dos logotipos, seus objetivos e funções
Você sabe de onde eles vieram e quando surgiram? Esses logotipos tem objetivos semelhantes ao longo dos tempos? Para esclarecer essas dúvidas, trouxemos o vídeo “The Art of the Logo Design”, que nos fala um pouco sobre a evolução e a importância do design de logos ao longo das épocas e como um logotipo objetivo tem muito valor nos dias atuais. O vídeo ainda mostra como as formas, cores e tipos são essenciais para a identidade das empresas e nos conta que os logotipos, na verdade, vêm de muito antes do que imaginamos.
A produção faz parte do canal Off Book, da PBS, que possui diversos documentários curtos sobre criatividade, comportamento, fan art, internet, arte com Lego e muitos outros assuntos. Neste que você confere abaixo, alguns designers nos contam que os logos já vêm da antiguidade e consistiam em uma única imagem de algo que era usado como uma expressão do indivíduo. Em suma, o objetivo de um logo podia ser representar um pensamento, ideia ou até mesmo um produto.
Eles nos dão o exemplo da Roma Antiga, onde encontramos mosaicos. Neles, se você visse um elefante, significava que alguém tinha ido à Africa e golfinhos significavam que alguém estava provavelmente lidando com peixes. Todos esses exemplos, para Steven Heller, indicavam quem era o comerciante, e para ele, este é o começo dos logotipos.
Veja aqui alguns exemplos de criação de logotipos desenvolvidos pelos designers da We Do Logos com muita criatividade e profissionalismo. Foram 185 opções enviadas por 17 profissionais.
Depois que o comércio, a indústria e a tecnologia cresceram, os logotipos também aumentaram exponencialmente e, com eles, a competição. Com isso, os logotipos deixaram de ser tão vitorianos e antiquados para se tornarem mais modernos. Assim, os designers tinham que saber o que a empresa queria que fosse sua personalidade, e depois eles criavam esta “máscara”. Mas o logotipo tem o objetivo de, além dessa máscara, ser um identificador, algo que mostra o que a empresa é.
Ainda segundo o documentário, um bom logotipo também precisa ser memorável, apropriado para a marca, simples e objetivo, para que seja fácil trabalhar com ele em qualquer lugar mantendo sua aparência. Assim, ele precisa ser possível de ser trabalhado em tamanhos tanto pequenos como grandes.
Ao se criar um logotipo você precisa ter um objetivo claro e também pensar em alguns pontos essenciais como:
A quantidade de logos que você deseja receber em média (se você ainda tem muita dúvida sobre cores, formas etc é ideal que escolha mais opções, assim poderá ver na “realidade” como ficará seu logotipo aplicado e dessa forma a escolha se tornará mais fácil)
Em quantos dias você precisa do seu logotipo pronto (é importante ter um prazo adequado para a construção e revisões)
Estudo de público e definição da persona do negócio (uma persona é, como o nome sugere, uma personagem criada para ajudar sua empresa a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa. As aplicações de uma buyer persona são inúmeras.Uma boa persona, descreve com detalhes o seu comprador ideal, aquela pessoa perfeita para comprar o seu produto ou serviço.)
Quantos designers você gostaria que trabalhassem na sua logomarca. Importante definir se você prefere somente uma pessoa ou se quanto mais criatividade, melhor.
Quantidade de alterações. Você é uma pessoa decidida ou prefere fazer pequenos ajustes até ficar 100% satisfeita?
Satisfação de garantia. Muitas empresas não devolvem seu dinheiro caso o trabalho final não seja o esperado. Você deve levar isso em consideração e deixar claro logo de início como será o contrato em caso de não satisfação.
Último ponto é sobre a qualidade do seu logo. Se você for muito exigente e desejar algo de alto padrão, deve levar em consideração um investimento maior. E mesmo se você não for tão exigente assim não caia no conto de criar logotipo grátis.
Outro objetivo de um logo também é ser atemporal, de acordo com Gerard Huerta, que nos dá o clássico exemplo da Coca-Cola, dona de um logotipo que data de 1890, mas que é parte da nossa cultura atualmente e provavelmente sempre será contemporâneo. Além de ser um logotipo conhecido por todos, a Coca também está na nossa mente e usa seu logo não só para os refrigerantes, mas para aplicações em mochilas, sapatos, camisas, bonés etc. Deixando assim uma percepção de marca incrível na mente dos consumidores e também dos que não tomam refrigerante.
Veja 12 logotipos objetivos e cheios de beleza: 12 logotipos mais criativos para te inspirar
Abaixo, você pode conferir o vídeo na íntegra:
Veja mais da história dos logos: Logotipos das olimpíadas: conheça todos de 1896 até Rio 2016
E então, o que achou do vídeo sobre logotipos, objetivos e funções deles através da história?
Você pode conferir mais um vídeo, desta vez o case de sucesso da empresa que construiu toda sua identidade visual com ajuda da We Do Logos, dê uma olhada: Vídeo CASE – Point do Macarrão.
Assim como essas grandes marcas, você também pode ter um logotipo objetivo e de sucesso e que seja super criativo, basta vir para a We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Nossos designers estão preparados para receber o seu briefing e fazer o melhor pela comunicação da sua empresa, seja criar um mascote, desenhar uma embalagem ou desenvolver o layout de um site.