Se você quer criar um bom logo para loja virtual, é porque sabe da importância dessa peça de comunicação para o seu negócio dar certo. E no caso de logos para e-commerce, essa importância aumenta ainda mais.
Porquê? Por que além de todas as funções que normalmente envolvem a criação de um logo, no caso de lojas virtuais é importante criar uma peça que atenda a todos os requisitos de um site responsivo, isto é: capaz de abrir normalmente em qualquer tipo de dispositivo móvel e desktops.
Portanto, um logotipo de loja virtual não deve ter excesso de detalhes que tornem a leitura difícil em telas pequenas, deve ser leve e seguir as últimas tendências de design também, para parecer bem atual.
Veja algumas recomendações na hora de criar um bom logo para loja virtual:
Objetivos ao criar um logo para loja virtual
Identificar sua marca para o público.
Proteger sua loja, marca e produtos de cópias ou plágios.
Deixar claros os diferenciais de sua empresa.
Posicionar sua marca nos corações e mentes de seu público.
Agregar valor intangível à marca.
Facilitar a identificação de sua empresa em outras sites, mídias e até no PDV, se for o caso.
Aumentar a lealdade à marca.
Estimular a repetição de compra.
E para atingir esses objetivos, é preciso seguir algumas regras básicas na criação de logos, dê uma olhada:
As 4 regras básicas ao criar logotipo
Estas 4 regras são só o início de uma longa jornada rumo à criação de um logotipo para loja virtual. Mas são muito importantes, confira:
1. Originalidade
Seu logo tem que ser único, exclusivo e, de preferência, diferente de tudo que há por aí, principalmente de empresas concorrentes. E no caso de logotipos muito famosos, mesmo de empresas de ramos bem diversos de sua loja virtual, ele deve se diferenciar também. Não há sentido em confundir o consumidor apresentando um logo que não identifica sua marca como única. Por isso, quando dizemos para seguir tendências de design, isso não significa copiar ninguém. Outra dica: cuidado com modismos passageiros, seu logo tem que ter uma vida útil razoável antes da primeira atualização.
2. Fácil de lembrar
Nada de logos mega complicados, cheios de firulas e detalhes que fazem as pessoas não identificarem uma unidade nele. O logo para loja virtual deve ser simples sem ser simplório! Pense em algo que seja marcante. Veja o exemplo do logo da Nike. Um tracinho curvo inclinado, mas todo mundo se lembra dele na hora!
3. Fácil de reconhecer
Na mesma linha da regra anterior, esta é um alerta para o fato de que as vezes sua marca fica confusa. Isso acontece muito com logos de cervejarias, principalmente as artesanais. Todas acabam usando os mesmos elementos: sementes de cevada, barris, faixas vermelhas com letras góticas, imagens de campos cultivados, tudo isso dentro de uma moldura oval. No final, fica difícil reconhecer e diferenciar uma marca da outra.
4. Fácil de reproduzir
Esta é uma dica mais técnica: um logotipo, mesmo de loja virtual, terá que ser reproduzido em diversas mídias e tamanhos. Por isso, é importante evitar imagens em baixa resolução, volumes e texturas difíceis de imprimir, tipografias pequenas e outros detalhes de difícil reprodução.
Bom, afinal, qual a melhor solução para criar um logo para loja virtual?
Costumamos dizer que você tem 4 alternativas:
4 soluções para criar logotipo para loja virtual
Contratar uma agência
Apesar de normalmente apresentarem logos de alta qualidade, agências costumam cobrar caro, entregar poucas alternativas e são pouco ágeis.
Usar os serviços de uma gráfica
Parece até estranho falar em pedir para uma gráfica fazer um logo para loja virtual… Afinal, não vamos imprimir nada, neste primeiro momento. Mas não deixa de ser uma opção. Pode custar um pouco mais barato que a agência, mas a qualidade costuma ser um pouco menor também.
Contratar um designer Freelance
Mais barato que as alternativas anteriores, muito mais ágil, porém a qualidade pode ser uma surpresa nem sempre agradável. Depende muito do profissional contratado.
Usar sites de concorrência criativa
Com certeza a solução mais ágil e barata, esses sites disponibilizam o trabalho de milhares de designers para os empresários que fazem um pedido de logo no site. Tudo é muito bem organizado, sem burocracia e o processo é todo online. Como dezenas de designers enviam sugestões de logo para você, a criatividade é enorme e o logo vencedor (que receberá o valor definido no início da concorrência criativa) costuma ser de alta qualidade.
Confira alguns logotipos para loja virtual criados pelo We Do Logos, o site de concorrência criativa pioneiro no Brasil e o maior da América Latina.
Veja também: Como criar logomarca online com segurança e qualidade.
Logos para loja virtual criados com o We Do Logos
Criação de logo para e-commerce de bolsas femininas
53 opções recebidas
13 designers participantes
Veja aqui mais exemplos de logos para loja virtual enviados para este projeto.
Criação de logo para e-commerce de roupas de marca
99 opções recebidas
38 designers participantes
Veja aqui mais exemplos de logotipos para loja virtual enviados para este projeto.
Como você viu, usar sites de concorrência criativa é uma excelente solução para criar o logo do seu e-commerce.
E no caso do We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina, é ainda melhor: Ao fazer um pedido de logotipo ou outro material de design, milhares de designers profissionais cadastrados no site começam a trabalhar em seu logo.
Em 24 horas você já estará recebendo propostas para avaliar, dar feedback e pedir ajustes. Tudo online e sem burocracia. Em pouco tempo você terá o logo que precisa para sua loja virtual. E além de poder pagar em 10 vezes no cartão, caso não fique satisfeito com nenhuma alternativa enviada, pode pedir seu dinheiro de volta.