Do jeito que vivemos hoje em um mundo totalmente conectado e focado no consumo de massa, somos bombardeados por marcas o tempo todo. E isso tem causado um efeito interessante: as pessoas gostam das marcas e se identificam profundamente com algumas delas. E das marcas que fazem mais sucesso, logotipos com nomes das empresas são alguns dos mais admirados.
Qual o motivo disso?
A tipografia! A tipografia estuda as diversas maneiras de grafarmos as letras, à mão, de forma, com serifas, mais grossas, mais finas, itálicas etc. e como empregá-las de um jeito harmônico e esteticamente agradável, facilitando a leitura e aumentando o impacto de peças gráficas, ou mesmo eletrônicas nos dias atuais.
Antes de comentarmos 15 exemplos de logomarcas famosas com nomes, vamos estudar um pouco o significado das diversas famílias tipográficas e como são usadas para criar logos com nomes.
Aliás, logotipos com nomes também são muito usados por profissionais liberais, como advogados, médicos, contadores, salões de beleza, empresas de consultorias e agências de publicidade, para quem estas dicas também serão bastante úteis.
Veja também: 10 erros mais comuns na aplicação da tipografia
Uso da tipografia em logotipos com nomes
Antes de falarmos das famílias tipográficas, vamos conhecer melhor os elementos que distinguem e trazem personalidade às letras, também chamadas de tipos:
Significados transmitidos pela tipografia
Tipos manuscritos ou cursivos: por se inspirarem em letras escritas à mão, trazem à mente conceitos de proximidade, cuidado artesanal e personalizado.
Tipos bold: são aqueles com traços mais espessos, normalmente querem transmitir solidez e força.
Tipos ligth: de traços mais finos e elegantes, passam uma sensação de cuidado e precisão técnica.
Tipos itálicos: Inclinados para o lado, acabam dando a impressão de movimento, agilidade e velocidade.
Tipos com serifas: Tem origem romana, eram aquelas letras lapidadas no mármore, presentes em muitos monumentos clássicos. Por isso mesmo, transmitem valores ligados à sabedoria e tradição. Apresentavam as chamadas serifas.
Serifas são aqueles tracinhos que ficam nas extremidades das letras. Se dividem e 3 tipos principais:
Serifas triangulares: as mais usadas pelos romanos.
Serifas retas: uma evolução das anteriores, e por isso um pouco menos clássicas.
Serifas grossas: muito usadas durante a revolução industrial, passam mais peso e força, como as grandes máquinas que moviam a economia.
Tipos sem serifas: um contraponto aos anteriores, passam mais modernidade e objetividade.
Principais família tipográficas
Romana: a mais antiga e tradicional.
Romana moderna: Nesta família, as serifas triangulares foram substituídas por retilíneas.
Egípcia: usa serifas bem grossas.
Cursivas: as mais comuns são as manuscritas, góticas e ornamentadas, inspiradas em letras escritas a mão.
Como você vê, os tipos de letras podem ter grande influência na criação de logotipos com nomes. Veja mais exemplos sobre os tipos citados acima aqui!
15 exemplos de logotipos famosos com seus nomes
Muitas empresas tem uma marca tão forte que prescindem de símbolos, formas ou desenhos para compor seus logos. Basta escreverem seus nomes com uma tipografia especial, seguindo algumas das regras que mostramos acima.
Dê uma olhada nesses 15 exemplos de logotipos com nomes, quem sabe um deles não inspira você a criar um ou redesenhar o logo de sua empresa?
Vamos começar com alguns logos que usam tipografia cursiva:
Disney
A marca é a própria assinatura de seu criador, Walt Disney, da mesma maneira que autografava seus desenhos artisticamente criados, com todo cuidado para encantar e surpreender seu público: um retrato da Disney!
Coca-cola
Sem dúvida as 8 letras mais vistas no mundo, usando um estilo que lembra o art nouveu, em voga quando da criação da marca. Nunca mudou muito.
Kellogg’s
Esses logos são parentes? Não, mas passam a mesma ideia: energia e alegria de viver! Um pela manhã ao acordar, o outro ao longo do dia.
Ray-Ban
O óculos de sol preferido dos aviadores americanos te protegem dos raios do sol e te dão muita personalidade, como uma assinatura escrita à mão e inclinada em direção ao céu, apontando para a liberdade!
Agora uma sequência de logos flat, sem efeitos de volume ou degradê:
Acho a melhor versão do logo, transmitindo toda praticidade e simplicidade dos benefícios que a empresa oferece, com toda uma diversidade de usos, simbolizada pela variação de cores.
FedEx
Sua encomenda chega ao seu destino com muita praticidade e sem complicações, como essas letras sem serifas nem contornos. Não esqueça de reparar na flechinha formada pelo “vão” entre o “E” e o ”x”.
Absolut
Se você reparar, tem uma micro serifa triangular no cantinho dessas letras. Modernidade sim, mas com um pouquinho de tradição. E gelo, por favor!
3 logos com nomes e com uma tipografia muito trabalhada e criada especialmente para as marcas:
Vaio
Tudo o que você quer da tecnologia e inovação, originalidade e inteligência. Que outras palavras podem descrever este logo?
IBM
Uma das mais tradicionais empresas de tecnologia usa uma tipografia sólida, retratando seu conhecimento acumulado e o poder de sua tecnologia.
CNN
É por essa estrada sem paradas nem desvios que a notícia chega até você!
O logo é bastante conhecido e admirado, confira:
Canon
É nos pequenos detalhes, como essas serifas tão elegantes, que captamos as melhores imagens da vida…
Nintendo
Tem todo um mundo de diversão e entretenimento dentro desse contorno ao redor do nome. Entre nesse jogo!
Sony
Um clássico moderno tem que ter todo esse estilo que, de novo, as serifas conferem ao logo.
Subway
Entre, como e corra. Alimentos coloridos e ”saudáveis” para quem não tem tempo a perder na cidade grande.
Nescafé
Um clássico matinal que pode te acompanhar por todo o dia, como a barra que nasce no “N” e termina no “E”.
Para desenvolver logotipos com nomes, seja para usar em um cartão de visitas ou papel timbrado pessoal, ou seja, para sua empresa, o deal é contratar um designer profissional.
Mas como pesquisar e encontrar designers de qualidade e que cobrem um preço acessível?
Uma alternativa que já conquistou o mercado é o We Do Logos, um site de concorrência criativa que já é o maior da América Latina, contando com mais de 85 mil designers cadastrados.
Para criar logos com nomes, ou de qualquer outro tipo, assim como os mais diversos materiais de comunicação, é muito simples, rápido e econômico. Você se cadastra no site e faz seu pedido de logo, explicando direitinho o que você quer e já estipulando um preço (a partir de padrões mínimos). Tudo online e sem complicações.
Em 24 horas você já começa a receber dezenas de sugestões de logos para selecionar e pedir ajustes até que fique do jeito que você imaginou. Além de poder pagar com cartão de crédito em 12 vezes, caso você não goste de nenhuma opção de logo enviada, você recebe seu dinheiro de volta!