Para mudar o habito dos consumidores de ficarem olhando as vitrines, muitas lojas vêm retirando os vidros da entrada a fim de convidar os passantes a conhecerem todo espaço. A nova forma de organização se dá ao fato de que as vitrines podem ser vistas como “barreiras” e assim desestimular o consumidor, por motivo de preço ou conteúdo, por exemplo.
Uma das lojas que já aderiu ao novo modelo é a grife de jóias contemporâneas Barbara Strauss. Após nove anos de mercado a grife decidiu inovar! Segundo o gerente de marketing Vinícius Leal, a nova arquitetura da rede Barbara esta mais “convidativa”. “O cliente se sente mais à vontade para entrar na loja”, conta o executivo.
Para o fundador José Marton, fundador da empresa Marton&Marton, especializada em soluções em arquitetura de varejo que desenvolveu a nova cara da joalheria “Hoje, não há mais espaço para barreiras. Qualquer tipo de acesso ao consumo deve ser livre. Tirar o vidro torna uma loja mais simpática, receptiva e democrática, aumentando as vendas”. Ele fez o mesmo com as lojas do O Boticário.
Para que as mudanças tivessem sucesso os colaboradores das redes passaram por um treinamento. “Nossas vendedoras sempre perguntam às consumidoras se elas conhecem a loja, apresentam o espaço e explicam que elas podem tocar nas jóias e experimentá-las”, afirma Leal.
Fonte: Faça Diferente